domingo, 6 de junho de 2010

PASSO FÉRIAS ONDE QUISER, PORRA!

Imagem Google

O presidente quer os portugueses a passar férias cá dentro, em Portugal. Diz o senhor, que de facto é um génio da economia, que fazer férias fora do país é importar e piora a dívida portuguesa. Eu não sou obviamente um génio da economia, nem um guru da gestão, nem sou particularmente versado no campo financeiro. Sei que quando vou de férias, vou para onde quero e não há-de ser o presidente da República a decidir sobre o meu destino. Pelo menos enquanto formos um país democrático.
De qualquer das formas, é um gesto grande, o de Cavaco. As suas palavras denotam toda a grandeza do seu ser. Lembrou-se, obviamente, que os carcanhois gastos pelos tugas por esse mundo fora podiam dar jeito em tempo de crise. Imaginem a Rainha de Inglaterra a querer que os ingleses não invadam o Allgarve neste verão. Sabendo que os ingleses até nutrem alta estima pela figura real e têm um doentio sentido patriótico, eram bem capazes de não virem cá... E garanto que não seriam os tugas a deixar cá as libras, que pioram a dívida inglesa, ao mesmo tempo que são uma exportação portuguesa. Penso eu. É deste tamanho a inteligência dos nossos governantes. Asneira atrás de asneira, assim vão expondo a sua verdadeira capacidade mental.
Mas não deve preocupar-se o Sr. presidente da República. A maior parte dos portugueses que ainda podia passar férias na estranja está tesa como um carapau, pelo que o seu desejo, além de ser uma ordem, é um pleonasmo.
De qualquer das formas, tenho a dizer que o dinheiro é meu, fui que o ganhei, foi-me pago em troca do meu trabalho. Onde o gasto não há-de ser de certeza da sua conta, Sr.presidente. Preocupasse-se antes com os milhões de milhões que chegaram a Portugal no seu tempo de PM e que voaram daqui para fora à velocidade de um TGV... Mais a mais, não o vi lá pela Jordânia a passar férias, um dias destes??!!

24 comentários:

  1. Subscrevo na íntegra tudo o que o Eusébio escreveu. Nem mais.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Na verdade assim se vê a pequenez da nossa mentalidade enquanto portugueses ao não entendermos que a proporção de gente que damos ao mundo para férias em relação à que o mundo nos dá é muuuuuiiiiiito menor.

    ResponderEliminar
  3. Está tudo dito :)

    Eu em Outubro vou a Roma, que me desculpe o sr presidente :P

    ResponderEliminar
  4. Eu até sou adepta do "Consuma o que é Português", mas quanto a este pedido do PR parece-me que o homem se excedeu. Ainda por cima quando muito boa gente nem de férias pode seja lá para onde for.
    Além disso não os vejo a dar o exemplo... ficava-lhes bem, não?

    ResponderEliminar
  5. Menina Ção, ora nem mais nem menos. Apenas vemos as coisas como uma panela de pressão, recipiente fechado, hermético, de onde apenas pode sair vapor. Não vemos que antes entram os alimentos...

    ResponderEliminar
  6. Sara, nem tudo, mas para lá vamos...

    Não te sabia tão religiosa...

    ResponderEliminar
  7. Pronúncia, eu também, em teoria, sou adepto de consumir produtos portugueses. Mas quando vejo bananas portuguesas a 3 euros e da Costa Rica a 1 euro, adivinha lá para onde vai a minha escolha... E não vale a pena vir dizer que os produtos portugueses são todos de mais alta qualidade. São os que são. Também se fabrica muita merda por cá.

    O exemplo está na última frase do post. Antes de eu lá ir, já o Cavaco tinha lá estado, 15 dias antes. E com certeza não foi a Petra tratar de negócios. É que aquela porra fica longe de tudo, literalmente onde Cristo perdeu as botas... Se as tivesse tido.

    ResponderEliminar
  8. Não gosto do amigo Cavaco, mas não vejo mal no pedido feito. Quem quiser que vá para fora está no seu direito, penso que não é uma ordem, ;) Olha, por acaso fico "chateado" quando alguns amigos meus preferem voltar às Canárias sem nunca ter ido à Madeira ou Açores (nada a ver com a questão financeira).
    Eu sou dos teso que vai passar as férias perto de casa e aproveitar enquanto ainda nos deixam tirar férias.
    Este tipo de discurso e contra-discurso (veio logo um ministro, num domingo, contradizer o presidente) marca o início da silly season política nacional.

    ResponderEliminar
  9. Cat, antes de começar a conhecer a estranja, dei-me ao trabalho de conhecer Portugal. No entanto, considero que pedir aos portugueses para não passarem férias fora do país passando ele próprio as ditas fora é no mínimo mau exemplo. Além disso, e como disse, imagina tu que os british deixam de cá vir esbanjar dinheiro em hotéis portugueses demasiado caros, e entornar cerveja de forma industrial. E depois falamos dos chineses...

    ResponderEliminar
  10. Sinceramente, não me pareceu nenhuma declaração escandalosa para haver tanto barulho. Estou como (a) (o) Catsone.
    E por mais que conheçam o país, haverá sempre qualquer recanto surpreendente.

    ResponderEliminar
  11. Pois eu sou daqueles que nas férias aproveita para ir até ao interior alentejano...

    E estou a ver se consigo ir a Nova Iorque (lá para o ano)

    ResponderEliminar
  12. como é isso de férias no estrangeiro ser o mesmo que importar ?

    ResponderEliminar
  13. Dylan, a questão não é escandalosa. É apenas pequena. De uma pequenez de pensamento atroz. As pessoas esquecem-se que devemos mais ao Turismo do que o Turismo nos deve a nós. E ainda bem que ninguém nos ouve, muito menos ao Cavaco, caquético como está. Mas e se ouvirem e começarem a boicotar Portugal turisticamente? Ficamos a ganhar alguma coisa?
    Além do mais, assim que os elementos do Governo derem o exemplo, podem efectivamente falar. Até lá... no último ano, Cavaco já fez férias por três vezes fora do país. A menos que o dinheiro dele e da presidência seja em libras ou dólares e que venha de fora...

    ResponderEliminar
  14. Noya, vai antes a Sines - Nova Iorque... é mesmo em frente...

    ;)

    ResponderEliminar
  15. Luís, bem vindo!

    Tecnicamente, gastamos dinheiro no estrangeiro, por isso é como se estivéssemos a importar um produto desse país. O presidente esquece-se que grande parte das nossa "exportações" são fruto do turismo que os estrangeiros fazem cá.

    ResponderEliminar
  16. Cirrus,

    Claro que, para Cavaco dizer aquilo, tem que dar o exemplo, coisa que efectivamente não o faz...
    Mas também acho que se o Turismo nacional estivesse melhor organizado e direccionado, significaria benefícios para Portugal, economicamente falando. Acredita que existem muitos portugueses que queriam conhecer o próprio país mas quando consultam os preço de vários alojamentos dão meia volta e procuram outras paragens...

    ResponderEliminar
  17. Dylan, tocaste em dois pontos importantíssimos.

    Primeiro, o nosso Turismo é Allgarve e pouco mais. Um país com o potencial histórico e patrimonial do nosso reduz-se por pressão dos "mercados" à sombra da bananeira.

    Segundo, passar férias em Portugal é substancialmente mais caro que passar férias fora da Europa. Falo por experiência própria.

    ResponderEliminar
  18. "no passado ano, 700 mil portugueses gastaram no estrangeiro 2900 milhões de 'euros' enquanto os 6 milhões de turistas vindos do exterior deixaram no país qualquer coisa como 7000 milhões de 'euros'."

    Jornal da Noite da SIC, ontem

    Ou seja: gastamos nas férias no exterior quatro vezes mais do que aqueles que nos visitam.!

    ResponderEliminar
  19. Dylan, ou seja, 7000 milhões contra 2900... Assim sendo, a balança comercial portuguesa com o turismo é positiva em 4100 milhões.

    E depois diz o besta que sabe do que fala. Sabe, sabe...

    ResponderEliminar
  20. Besta?!

    Deus queira que chegues à idade dele e fiques com aquele ar sexy, seco e carrancudo!

    ResponderEliminar
  21. Dylan,

    :D

    Rá me livre de tal sorte!!

    ResponderEliminar
  22. Epah dá lá o desconto que Petra é merecidamente uma das 7 maravilhas do mundo, aí está um lugar onde não me importava de voltar...

    Abraço

    ResponderEliminar
  23. LBJ, pois é, mas não é em Portugal...

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR