segunda-feira, 7 de junho de 2010

VAI COMEÇAR O CIRCO!

Foto Google

Vai começar o circo. Em redor de mais uma participação da nossa selecção nacional de futebol num Campeonato do Mundo. É um circo que já não é novo. E, vamos lá a ver, já estamos habituados a circos. Entre bombardeamentos de notícias sobre a crise económica, em que florescem agora os políticos formados em Direito entendidos em Economia, velhos avôs responsáveis pelo estado a que isto chegou, que recebem quatro e cinco reformas e dizem que tem de se cortar em tudo, menos no essencial, que são as pensões (porque será?), presidentes da República que no passado desbarataram os nosso sector primário e agora dizem que é preciso mais agricultura e que os pescadores ganham mal, alunos que agora podem passar do sétimo para o nono ano, as apresentações de 53 PECs (Plano para Espantar Crédulos), medidas de austeridade para salvar a economia portuguesa do perigoso crescimento, roubos de gravadores por parte de deputados, manobras de estacionamento com submarinos em vez de Jaguares, homens da terra do Torga que querem mudar a Constituição para baixar os salários da malta, conselhos de agentes turísticos armados em presidente da República, e mais do que nos podemos lembrar, este circo da selecção é apenas mais um.
Porque são as transmissões televisivas dos momentos dos jogadores, porque são as entrevistas a velhas glórias, os comentários dos paineleiros diversos, as análises estatísticas dos jogos, as refeições da selecção, os matraquilhos da selecção, o autocarro laranja, o seleccionador que deixou o Moutinho de fora, enfim... é um tal andar de notícias e pretensas notícias da selecção, de tal forma que nos arriscamos a intoxicar.
E já vem muita gente dizer que não concorda com este circo, que o povo quer é bola e esquece aquilo que realmente é importante na vida, as verdadeiras notícias. Há também quem acuse a comunicação social de ligar apenas à bola, e não ligar aos outros desportos que também têm selecções. De relembrar particularmente a nossa brilhante equipa de râguebi, que no último Mundial cantou o nosso Hino com aquela impetuosidade toda. Depois perdeu os jogos todos, mas foi bonito ver o Hino cantado assim. Embora que se cantassem mal e tivessem ganho um joguito, não era pior... Bem, cada um faz o que pode...
Seja como for, já muita gente se queixou deste autêntico circo que rodeia a selecção. Alguns desejam inclusivamente que Portugal perca rapidamente para que a vida volte ao normal em Portugal. Ou seja, que voltemos aos PECs, aos cortes, aos roubos e outras coisas interessantes. Mas há uma coisa que algumas pessoas recusam entender. Nem todos somos iguais. O povo adora bola porque esta não desilude. São onze contra onze dentro de um campo com erva, onde pastam vacas, atrás de uma bola de courato. E é emocionante, e é corrido, é um desporto, é uma competição. Não é erudito, nem culto, nem relevante do ponto de vista pedagógico, nem sequer é muito científico. Mas é o que é. E sabem do mais? É do que o povo gosta mais. Bola. Parece impossível, não é? Já muitos estão desse lado a dizer: só neste país!! Não, mas não é só neste país. Este circo passa-se em todos os países que lá têm uma selecção. Está bem, está bem, o Ghana, a Nigéria, o Brasil, até a Sérvia... enfim, países que não servem de exemplo por serem menos desenvolvidos. Mas a Alemanha, a França, a Dinamarca ou a Itália são-no e também estão em circo. Para não falar na Inglaterra, que pára um mês!
Por isso, para os cinzentos que não entendem que o país é o que é, e que os outros gostam do que gostam (e gostam de bola, abençoados sejam), que se enterram em análises financeiras e económicas da economia global e apenas isso, tenho para vos dizer que eu, apesar do circo, continuo bem informado e vejo as notícias na mesma. E se não houver notícias, amanhã compro o jornal. Se não aguentam mais o circo, têm boa solução. Mudem de canal.
Se vocês gostam de viver na tristeza permanente, deixem o povo alegrar-se de vez em quando. E se a política ou a economia nunca nos dão alegrias, a malta, lá está, terá de se virar de quando em vez para a bola. Porque de resto, morriam de susto só de pensar no que têm pela frente só até ao final deste ano, quanto mais no resto das vidas. 
Deixem lá a malta sorrir um pouquinho, vá lá. Não custa nada, ou pelo menos custa menos que o 1% de IVA e 1,5% de IRS que também vocês terão de pagar, apesar de toda a análise financeira e indignação política (depois metem lá os mesmos de sempre...). 
Para os outros que desejam uma rápida estadia da nossa selecção na África do Sul, e que perca os jogos todos, desejo-vos uma excelente "doença" prolongada e que tenham a dor de alma de no final desta verem Portugal na final. Sei que metade de vocês não resistiria e morreria de desgosto antes. Caso morram, morram longe. Caso não morram, apanhem qualquer coisa (pode ser gonorreia ou um autocarro de frente) e deixem de chatear quem gosta da selecção ou quem, como eu, não tem outra para apoiar.

19 comentários:

  1. Esta é uma praga que não vai acontecer!

    “Para os outros que desejam uma rápida estadia da nossa selecção na África do Sul, e que perca os jogos todos, desejo-vos uma excelente "doença" prolongada e que tenham a dor de alma de no final desta verem Portugal na final”.

    Esta não é a nossa selecção é sim a selecção LUSO-BRASILEIRA de interesses instalados de dois Países: Brasil e Portugal. Os jogadores Deco, Pepe e Liédsen não deviam estar na selecção. E só estão porque o futebol é um jogo onde a batota há muito fez escola. Não se olha a meios para atingir os fins.

    Quando a selecção for formada somente por jogadores Portugueses, os melhores, e deixar de fora os estrangeiros aí sim merece todo o nosso respeito. A selecção podia ser formada só por jogadores portugueses? Poder podia! Mas o futebol sem aldrabice já não era a mesma coisa!

    ResponderEliminar
  2. Eu cá não me peçam para assistir ao circo. Quero lá saber o que é que os meninos comem, o que ouvem, como gastam o tempo livre, quem são os cozinheiros, os roupeiros, qual é a comida preferida do jogador X ou do jogador Y, o que bebem, quantas horas dormem, se a cama tem colchão de água ou de penas... isso não me interessa nada.

    Mas quero ver os jogos, vou torcer pelos "Navegadores", quero que cheguem longe (se não chegarem vou ficar triste), e acompanhar os jogos na companhia de amigos, com umas sardinhadas e umas minis... ele há lá programa melhor?!

    As notícias que interessam?! Vou continuar a lê-las no PC, já que na televisão nem vê-las... é o início da Silly Season!

    ResponderEliminar
  3. Ou seja, o que eu quero ver mesmo é os meninos a jogarem à bola, de preferência bem e a ganharem, mas sem perder tempo com o circo que esse não interessa para nada

    ResponderEliminar
  4. Provinciano,
    Concordo inteiramente!

    Mas vou torcer por quem? Pela Argélia?

    ResponderEliminar
  5. Pronúncia, é como eu digo: quem não quer ver, muda de canal. Não vão agora é chatear quem vê, muitas vezes para esquecer a merda toda que lhes arranjam na vida sem terem culpa nenhuma.
    Quanto a puxar pela selecção, é uma questão de patriotismo. Talvez bacoco, bem sei. Mas a verdade é que quem não for patriótico quando vê as nossas cores, vai ser quando?

    ResponderEliminar
  6. Pois eu não vou assistir ao circo intimo da selecção mas podes crer que vou assistir (tanto quanto o tempo dissponível me permitir) ao circo do mundial.
    Para mim não se trata só da selecção desviar a atenção de uma triste realidade, trata-se de um Campeonato Mundial de selecções, algo com o qual cresci ('86 e '90). Está-me no sangue, o futebol.

    Lamento.

    ResponderEliminar
  7. Noya, não lamentes, creio que é o sentimento generalizado e ainda bem. Salvas as devidas proporções, o aspecto lúdico na vida das pessoas é tão ou mais importante que o resto.

    ResponderEliminar
  8. Vou torcer por Portugal acima de tudo, mas que é um granda circo, isso é. Só não sei de que lado estão os palhaços, ou talvez saiba ;)

    PORTUGAL!!!

    PS: não estou muito confiante da presença na final mas umas quartas já não era mau (e uma vitória sobre o Brasil era ouro sobre azul).

    ResponderEliminar
  9. Catsone, é evidente que há uma grande promoção em volta da selecção. Mas é normal. Acontece com as outras selecções, com mais ou menos intensidade. Não é por acaso que é um Mundial, a maior competição desportiva do planeta!!!
    Quanto a resultados, estou muito confiante. Só espero que não cheguemos aos quartos apenas. Isso é cruel. Ainda no Europeu de 2008 lá chegamos e penso que ficamos todos desiludidos...

    ResponderEliminar
  10. Acho ridículo pensar que, no mundo actual, onde as notícias caem literalmente em cima de nós, o futebol e o circo daí inerente servirá para entreter alguém fazendo esquecer assim os problemas gravíssimos do país.

    Pois eu torço por várias Selecções: o país que Luisão e Ramires não renegaram, e o país que na sua bandeira tem 50 estrelas brancas...
    Que Queirós não leve a mal, mas "é preciso varrer toda a porcaria da Federação P. F.!..."

    ResponderEliminar
  11. Dylan, perspectiva interessante e és capaz de ter alguma razão..

    Também torço pelo Brasil, em segundo plano. Pelos EUA não torço nem a favor nem contra. Não tenho afinidade.

    Lembro-me bem de um jovem treinador de bigode ter dito isso no final de um jogo que perdemos em Itália por 1-0, golo de Dino Baggio. Profético?

    ResponderEliminar
  12. Cirrusamigo

    Estou farto de Sua Insolência o Senhor PR - e da sua insolência. Concordo com tudo o que dizes dele, desde o passar férias cá no burgo, até à agricultura de que ele foi um dos destruidores.

    ... e, apesar do pesar do Queirós, valha-nos o xuto-na-kanela - se dirigentes (???) negreiros (agentes???) & outra corja.

    Abs

    ResponderEliminar
  13. Ora Henrique, quanto ao PR, penso que de facto tem uma cara de pau de km.

    E não é que o Henrique tem toda a razão?? Mas que quer, só temos esta selecção para apoiar. Não há outra que vista aquelas cores... Por isso a apoiarei até à exaustão!

    ResponderEliminar
  14. CIRRUS: já viu gente mais "inconscientemente gaiteira"? Nem se lembram da crise ,desde que haja dinheiro para os copos ao sabor do som da bola...
    A propósito de "chutos"... na bola!: está zangado comigo, EUSÉBIO?
    ABRAÇO amigo de Mª ELISA

    ResponderEliminar
  15. Maria, é precisamente essa a intenção: não esquecer-se da crise, mas pelo menos que se veja um sorriso na cara de alguém. Cinzentismo já aí anda muito.

    Porque havia de estar zangado consigo??

    ResponderEliminar
  16. Pelo menos que nos faça esquecer um pouco a crise!!!

    Abraço-te

    ResponderEliminar
  17. Abraço-te, pois, é mesmo isso. E não faz esquecer, disfarça apenas...

    Bem vindo

    ResponderEliminar
  18. O povo precisa de Futebol e de Fado e de Fátima e ultimamente tem tido disso com fartura... Enfim eu não desejo que voltem rápido mas vão ter que me provar que são mais do que parecem ser :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  19. Jesus, talvez nos surpreendam, quem sabe...

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR