sábado, 14 de agosto de 2010

DO SAL DO PÃO

Está regulamentado e mais nada!! Pelos vistos, o povo andava por aí a comer sal a mais no pão, e o Governo, preocupado com a saúde dos contribuintes, não foi de modas e toca a legislar sobre o assunto. Assim, o pão, a partir desta semana, terá um teor em sal aproximadamente 50% mais baixo que até aqui.
Ora isto é caso para se dizer que vamos passar a ser um país de paẽs sem sal, ou seja, vão-nos transformar todos em super-modelos. Por mim tudo bem, mas não quero receber parte do meu ordenado em heroína e cocaína! Já um quilito de sal caía bem.
Ora bem, é óbvio que esta Lei é uma Lei a pensar na Saúde e bem estar dos portugueses, e já muitos alienados defensores da saúde pública vieram a terreiro defendê-la. E eu aqui vou atacá-la! Pode ser?? Pois claro que pode, já disse tanta barbaridade, que mal fará mais uma, não é verdade? 
A partir de agora, quando for comprar pão, vou aos ciganos. Será, afinal, o único sítio onde se poderá encontrar aquele pão falso mas com sal que me vai fazer saudades. Sim, porque isto de comer croissants todos os dias enjoa. E o pão tinha essa coisa a favor: não enjoava. Agora enjoa. Aliás, como qualquer coisa que passe a ser regulada pelo Governo. Exemplos? Sei lá, assim de repente, não me lembro de nada, se excluirmos as portagens, as taxas moderadoras, as propinas, o ISP, o IA, o IT, o IVA e a UGT. Tudo isto vem do Governo e enjoa-me. A sério.
O facto de existir pão com baixo teor de sal não me afecta em nada. Já existia e eu não o podia, por razões de saúde, consumir. Razões de saúde?? Sim, mental. Aquilo dá-me a volta ao estômago e depois ao cérebro. Mas, se já existia, porque razão foi agora proibido o pão normal? Uma pessoa alienada preocupada com a sua saúde já podia comprar pão sem sal. Mas, a partir de agora, eu não posso comprar pão com sal!
Depois vêm as multas, tremendas, para quem fabricar pão com sal (quando digo com sal é na acepção de que se sinta algum sabor no pão). Mas esqueceram-se dos consumidores! Eu proponho, desde já, que se despenalize o consumo de pão com sal e se criem salas de sal assistido, onde poderemos comer pão com sal de forma higiénica e menos perigosa, evitando desta forma as terríveis overdoses de pão, de sal, ou dos dois combinados em cocktail, mistura explosiva e letal.
E depois há as cadeias de fast-food. A maior parte delas aplaudiu a iniciativa, uma vez que não juntam sal aos seus alimentos. Apenas açúcar, incluindo no pão. Por isso, não os afecta. Mas obviamente, espera-se o fecho destas casas a qualquer momento, pois o governo agora faz leis para proibir maus hábitos alimentares. E se é bem verdade que o mais perigoso era mesmo esse assassino do sal no pão, não se pode dizer que as comidas deste tipo de restaurantes seja 100% saudável. Hoje dei uma volta para me certificar do fecho destes restaurantes. Ainda estão abertos. Mas deve ser por pouco tempo... Digo eu... Ou então estou a leste da intenção do governo...
Por outro lado, estou à espera da lei do Tabaco, que proibirá a venda e consumo desta droga, bem como de bebidas brancas, carne vermelha, computadores, saltos altos, do Sol, de automóveis, etc. São tudo coisas que fazem mal à Saúde, por isso vão ser proibidas. Ah! E penso que as pessoas também vão ser proibidas de comprar vários empregos perigosos. Um bem haja ao nosso Governo, que nos trata efectivamente da Saúde!!

Foto Google

19 comentários:

  1. Cá para mim esta lei é apoiada pelo Lobby das máquinas de fazer pão em casa... aposto que as vendas destas vão disparar e as padarias vão à falência!
    Quem é que gosta de um pão-sem-sal?!...

    ResponderEliminar
  2. O quê, também já há um lobby das máquinas de fazer pão?? Pensei que isso fosse um hobby, não um Lobby... É que o pessoal desiste todo daquilo passados dois meses...

    Muita gente gosta de pães sem sal. Basta ir a um desfile de moda ou ver a TVI...

    ResponderEliminar
  3. Deve haver... afinal há lobbies para tudo e mais alguma coisa, não?!
    Era um hobby, mas com o sal reduzido a 50% vais ver se não vai passar a ser um meio de subsistência... até podem começar a traficar pão com sal. Hum! Cá para mim o Lobby das máquinas de pão pensou mesmo em tudo... aumento das vendas da máquina, tráfico do pão, com consequente aumento de preço (tudo o que é traficado é mais caro).

    Desfiles de moda?! TVI?! O que são essas coisas... ;D

    ResponderEliminar
  4. muito bom...
    se realmente fechassem, como dizes, certas cadeias de fast-food em Portugal, aí sim, um serviço público seria feito.
    ou, se não proibir, aumentar a idade mínima de consumo de outras drogas, como nos EUA, para 21 anos.
    o álcool é muito mais prejudicial que um pouco de sal a mais e não os vejo aí a multarem grandes discotecas e bares por servirem álcool a miúdos que nem pensar sabem ainda...
    já o tabaco idem!

    ResponderEliminar
  5. Pronúncia, penso que devíamos comprar máquinas de pão. Claro que passaremos a ser visitados duas vezes por semana pela ASAE, mas pronto...

    Não sabes o que são? Pois, o problema é que muita gente sabe...

    ResponderEliminar
  6. Anne, muito bom nada!! A mim não me sabe a anada, o pão sem sal...

    Multar quem? Como? Estás doida??

    ResponderEliminar
  7. Esqueceste-te das batatas fritas de pacote e semelhantes. E das bebidas com gás carregadas de coiso.
    E já que a Pro tocou no assunto, podes sempre fazer em casa...

    PS: Qualquer dia tens agentes em casa a verem como cozinhas, para decidirem se te multam ou não.

    ResponderEliminar
  8. Noya, nem quis ir por aí, tão estúpida é a lei... Mas de facto, tens razão, com as batatas e fritos e doritos e burritos e caganitos carregados de sal, preocuparam-se com o pão...

    Não creio. A minha menina corria-os a pontapé. Ela é que cozinha. Eu... só consigo ajudar. Confesso que não tenho o mínimo jeito. Mas ajudo!

    ResponderEliminar
  9. muito bom o post... :)

    eu até gosto das coisas para o insosso. não muito, apenas o suficiente. mas é um gosto pessoal. não vejo em que é que esta medida vá alterar alguma coisa.
    se bem que é verdade o facto de que sal a mais afecta a saúde e cortar um pouco não fazia mal. mas não de uma maneira obrigatória e apenas num certo alimento...

    ResponderEliminar
  10. Anne, parece-me uma medida avulsa que em nada vai alterar outros hábitos alimentares bem mais nocivos. O Noya falou, e bem, das batatas de pacote... é só um exemplo...

    ResponderEliminar
  11. sem dúvida.
    é mais uma medida pra tapar o sol com a peneira, como se costuma dizer... enquanto isso, evita-se falar no défice, nos problemas com a saúde e a educação, no freeport e por aí fora...
    ah e tal, vamos lançar uma lei que castigue quem andar de meias coloridas às bolinhas!!!!! :p

    ResponderEliminar
  12. Anne, e isso lá são preparos de uma senhora casada??? Meias coloridas às bolinhas????

    ResponderEliminar
  13. pronto... não são Às bolinhas... são às riscas... =D

    ResponderEliminar
  14. Friend, a lei não é estúpida: é necessária. Vou explicar-te porquê.
    Portugal tem uma população que está a cagar para a saúde. Comem, bebem, fumam e querem SNS de graça.
    Quando alguém pensa numa forma de diminuir a morbilidade e mortalidade causada pela Hipertensão Arterial há que ouvir os que não querem saber.
    Cientificamente, está provado que o consumo de sal é prejudicial. Um mmHg a menos nos valores de TA faz com que se diminua drasticamente o número de AVC's. Portugal é campeão nos AVC's e sabes porquê? Pensa lá.
    Esta lei é uma forma de tentar diminuir o que eu tenho que gastar quando o Sr. Manuel, que comeu uma caracolada e molhou 2 papos-secos no que restou no prato, vai a farmácia comprar os antihipertensores para combater o que poderia evitar.
    É verdade que a lei poderia englobar outros alimentos, mas a maioria das pessoas não come batatas fritas todos os dias.
    A lei tem sido aplaudida não só por aqui, como por todo o mundo civilizado e pretende ser copiada por sociedades mais "avançadas" que a nossa. Foi aprovada depois de um grande esforço da Sociedade Portuguesa de HTA, composta por gajos que até sabem algumas coisas.
    Eu não posso criticar uma lei que visa a melhoria da qualidade de vida da população. Se calhar a lei contra o tabaco também é maléfica.
    Há que conhecer o que está por trás deste assunto. Eu tenho certeza que o país só tem a ganhar.
    Fico à espera de outras do género, como o álcool 0 nas estradas, a proibição de alimentos demasiado calóricos nas escolas, etc, etc.
    O país sai a ganhar... e o SNS também.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  15. Cat, não concordo. Já havia pão com menos ou nenhum sal à venda. As pessoas já o podiam comprar livremente. Agora, não posso eu comprar o pão de que gosto.

    Quanto ao quererem SNS grátis, estão no seu direito. Pagam impostos que devem servir para algo. Se disseres às pessoas que não têm SNS grátis, mas deixam de pagar IVA no pão, por exemplo, e em todos os outros bens, deixam de pagar IRS, IA, e IT, ISP e mais não sei o quê, sim senhor, terias toda a razão.

    Até lá, e enquanto houver um McDonald's aberto neste país, esta lei é absolutamente imcompreensível.

    ResponderEliminar
  16. O que eu acho é que as pessoas devem ser responsabilizadas pela sua saúde, friend. Apoio e luto por um SNS gratuito, mas é esse facto que leva a que as pessoas não se cuidem.
    Achas mesmo que o fulano hipertenso vai comprar o pão com menos sal?
    Faríamos assim então: era livre de comprar o pão, mas se aparecesse no consultório com a TA descontrolada não levava o medicamento gratuito (no caso dos genéricos).
    Sabes quanto custa cuidar de um doente com sequelas de AVC. Infelizmente temos que pensar em poupar para poder disponibilizar serviços de saúde a todos.
    Amigo, o SNS está à beira da ruptura! E essa lei é um passo importante.
    E sempre podes por um pouco de manteiga ou "polvilhar" com sal fino :D

    ResponderEliminar
  17. Cat, essa razão não me convence. Se uma pessoa não deve comer pão com sal, deve ser sensibilizada a não o fazer. E provavelmente não o fará. O meu pai teve um AVC e come sem sal, porque os médicos lho disseram. Proibir o sal no pão e permitir que um McDonald's continue a envenenar todos os que lá vão não só é exagerado como uma hipocrisia. Além disso, o SNS sempre dará prejuízo. E ainda bem. Somos todos nós que o pagamos. E a ele recorreremos sempre que tal for necessário. É para isso que o pagamos. Se por cada erro de cada cidadão se negar o SNS, então, feche-se e mantenha-se os cuidados geriátricos e paliativos. Pois todos seremos extremamente saudáveis. Morreremos bem idosos e saudáveis. Mas sabemos bem que as pessoas têm de correr alguns riscos, não é verdade?

    PS: o meu pai não tem isenção nos medicamentos. Tem reforma de 600 euros, vê lá tu, é rico!

    ResponderEliminar
  18. Cirrus, eu conheço o "doente crónico". Não generalizo, mas a maioria está imune à sensibilização.
    Gasto a maior parte das consultas de HTA e Diabetes a falar sobre estilos de vida saudáveis e parece que falo para muros de tijolos.
    Já que não cumprem, essa é uma forma de fazer com que ingiram menos sal. E já nem falo que nós comemos o dobro de sal que os outros. Estamos sempre a tempo de mudar estilos de vida.
    Quanto ao Mac e afins, eu disse que ninguém (em sã consciência) come essa tralha todos os dias, mas acho que a lei deve ser estendida a outros alimentos (por ex.: o açúcar nos refrigerantes e alguns cereais infantis).
    Eu não tenho a veleidade de querer que todos sejam saudáveis, apenas "luto" contra excessos e faço o meu papel no sentido de melhorar a qualidade de vida.
    Não sou contra uma patuscada de vez em quando, mas insisto no exercício físico e alimentação cuidada no resto do tempo, certo? É o meu papel.
    Se eu não reconhecesse mérito (e necessidade) nesta lei não a apoiaria, podes ter certeza.

    ResponderEliminar
  19. Cat, tudo bem, tu vês-lhe mérito e eu não. As casas não se começam a construir pelo tecto. Tudo o que há de mau por aí à venda, porcarias que só fazem mal a toda a gente, e mexe-se em quê? No pão. Boa.

    O que tu, como médico que és, não podes desconhecer, é que o pão já não é a base da alimentação dos portugueses, isso foi noutros tempos. Muito menos nos mais jovens, que raras vezes vêm uma carcaça à frente. Há Bollycaos há venda nas Escolas, pelo amor de Rá!!!

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR