quinta-feira, 5 de agosto de 2010

MEDALHA DE BRONZE!!

Além dos bons resultados no Europeu de Atletismo, Portugal ganhou hoje mais uma medalha de bronze! Este país não pára de surpreender e vai coleccionando, paulatinamente, bons resultados em várias áreas.
Agora, foi no Campeonato Europeu de Precariedade no Emprego, pois constata-se que Portugal ocupa um honroso terceiro lugar no que concerne a número de trabalhadores com contratos precários de trabalho.
Mas, pensando já no futuro, o Presidente da Federação Portuguesa de Precariedade no Trabalho, o recém eleito Pedro Passos Coelho, afirma já estar a tomar todas as medidas possíveis e imaginárias para, a breve trecho, podermos ganhar a medalha de ouro. Depois do excelente trabalho de outros grandes dirigentes federativos neste campo, dos quais se destacam Cavaco Silva e José Sócrates, Pedro Passos Coelho parece ter a ideia fixa no ouro nesta matéria.
E ninguém, neste país, se pergunta porque ocupamos mais ou menos a mesma posição quer em termos de contratos precários, desenvolvimento económico e produtividade? Será que, num país que apresenta a mais alta taxa da Europa de horas extra, ninguém se pergunta se não será a qualidade, ao invés da quantidade de trabalho, que é mais importante? Será que ainda ninguém viu a origem da falta de produtividade, sendo que ela não está, nem de perto nem de longe, em quem trabalha?

Foto Google

12 comentários:

  1. Já não sei bem o que dizer quanto a isto. Apenas peço para continuar a ter clientes (quantos mais melhor ainda que isso não represente nada a nível de aumento no meu ordenado) que me dêem trabalho dentro do emprego. E que um dia ganhe coragem para colocar os meus superiores em sentido (esta última parte há-de acontecer, eu tenho um plano, para o bem ou para o mal).

    ResponderEliminar
  2. Cirrus, mais um pódio indesejado. Estamos bonitos com esta escumalha no poder e os abutres a tentar o poleiro.
    PS: parece que o estado vai admitir no quadro 6000 funcionários que estão em contracto precários...

    ResponderEliminar
  3. Noya, sei que nem toda a gente valoriza os seus funcionários, sei que nem todas as empresas se interessam pela vida privada deles, das suas preocupações diárias e aspirações, como se faz nos países mais produtivos, como na Suécia, Finlândia ou até Alemanha. Mas penso que nesse aspecto, querer andar para trás só vai piorar a situação. Claro que não para todos. Vai haver quem, apesar de o país se afundar na merda, vai ganhar muito dinheiro. E isso é a única coisa que importa a esta gente. Se tens filhos com fome, se te arrastas para o emprego, até se recebes RSI, já não é da conta deles. É desumano, além de tudo.

    ResponderEliminar
  4. Cat, estamos sim senhor e é precisamente aí que está parte do problema. Mas ninguém vê...

    A maior parte (4000), no teu sector. Não admira, no fundo. As pessoas precisam (pelo menos) de comer. E se é para receber ajuda do Estado, que seja a trabalhar. Já vimos que os privados, que tanto anseiam o emagrecimento do Estado, não estão dispostos a absorver essa força de trabalho. Iríamos ver o quê? Mais 6000 a receber RSI? Ou simplesmente desperdiçar a força de trabalho de 6000 pessoas?

    ResponderEliminar
  5. Tocas num ponto essencial. A falta de produtividade não está em quem trabalha. Vejo isso no meu local de trabalho - a empatia é essencial, faz milagres e motiva os trabalhadores.
    Lembro-me de uma "discussão" que tiveste aqui com um patrão (dizia ele pomposamente que o era)e da sua mentalidade pouco consentânea com o modelo nórdico que referes. A avidez de lucro tolda o pensamento e aumenta a tacanhez do patrão português.

    ResponderEliminar
  6. Dylan, essencialmente, é o que quero dizer. E sei bem do que estou a falar. O meu pai foi patrão durante 40 anos e eu próprio trabalhei com ele. Nunca se coibiu de pagar acima da tabela a quem merecia, nem de conhecer (aliás, até eu conhecia e muito bem), as famílias dos seus funcionários. E, no entanto, era um patrão à moda antiga. O problema está em que muitos, dizendo que são à moda antiga, são totalmente à antiga no que toca à sede de lucro e fuga ao imposto e à moderna no que toca aos direitos e aspirações dos seus funcionários. O que não deixa de ser curioso, o juntar do pior de dois mundos. podiam juntar o melhor, mas isso daria muito trabalho.

    ResponderEliminar
  7. Cirrus, alguém um dia disse que um dos nossos problemas é termos patrões em excesso e empresários em défice... para mim outro dos enormes problemas é que quem actualmente nos governa e faz leis de trabalho e porras do género, falta-lhes uma coisa essencial... trabalho, porque a maioria nunca trabalhou de verdade na vida, vivem única e exclusivamente à custa de uma filiação na merda de um partido e pensam que são donos e senhores absolutos da verdade... só me apetece obrigá-los a trabalhar de verdade para verem o que custa a vida. De certeza que mudariam aquela mentalidade de caca que os caracteriza.

    (desculpa lá a linguagem, mas há coisas que me chateiam e cada vez mais... esta é uma delas)

    ResponderEliminar
  8. Pronúncia, disseste tudo de forma bastante resumida. É que anda para aí muito patrão, é bem verdade, empresário é que nem por isso. Porque se confundem com a empresa. É o primeiro erro do mau empresário. O outro é pensar que toda a gente está disposta a ser explorada por ordenados miseráveis. Ou seja, e sendo bem verdade que trabalho não e nunca vergonha, também é verdade que respeitar a dignidade dos outros não pode ser mau.

    ResponderEliminar
  9. Cirrus, penso que foi aqui que já escrevi uma vez que o maior bem de uma empresa são as pessoas. Muitas vezes a motivação nem passa só pelo ordenado. Nós temos, cada vez mais, trabalhadores completamente desmotivados, logo infelizes e por conseguinte pouco produtivos... é uma bola de neve. E são muito poucos os patrões que se apercebem disso. Não investem naquilo que de melhor têm... as pessoas.

    ResponderEliminar
  10. Pronúncia, muitas vezes as pessoas são vistas como um mal necessário e não como um bem. Aí permanece o problema.

    ResponderEliminar
  11. Ver já todos viram, não querem é falar sobre isso...

    ResponderEliminar
  12. Liliana, mas porquê? Que sacrilégio, ou tabu é este que não nos deixam falar nele?

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR