segunda-feira, 3 de outubro de 2011

MENSAGEIROS

Imagem Messenger

O que está na moda são os mensageiros. O que está na moda é arranjar alguém que fale ao povo acerca do que se pretende fazer e avaliar as ondas de choque. Nisso ninguém leva à palma ao ministro Ervas. Pôs toda a imprensa nacional a dizer que o aumento das tarifas da electricidade seria de 30%, e esperou pelas reacções. Como seria de esperar, nem aqueles que estão felizes da vida a ver o país a retroceder a olhos vistos ficaram contentes, uma vez que esta coisa da luz toda a gente paga. Vai daí, o moço da economia veio logo dizer que o aumento será muito inferior a 30%.
Depois veio o anúncio, não se sabe muito bem por quem, de que as taxas moderadoras passarão a ser de 50 euros. Ora, a 50 deles, mais vale ir ao médico particular, paga-se o mesmo e não se espera tanto. E até parece ser essa a intenção mesmo. O SNS fica para os ”pobrezinhos”.
Hoje veio um reputado sádico assalariado do partido principal da coligação que nos desgoverna, a cobro dos seus extensos conhecimentos económicos, anunciar que o governo não terá tempo para tomar outras medidas para corrigir o défice até final do ano que não seja tributar 100% dos subsídios de natal aos assalariados.
Vê-se perfeitamente o caminho que levam com estas atitudes. Perante a anuência da nossa pobre imprensa, que tudo faz para dar as notícias que interessam e não dar as que não interessam nada ao governo, o governo desgoverna à vista, com um olho em cada lado: um virado para o Apocalipse segundo o triunvirato, o outro para possíveis reacções do ”gado”. No primeiro caso, se nos espetarem com 20 ou 25% de aumento na electricidade, estão à espera que esfreguemos as mãos e digamos: ”já ganhamos 5%”. No segundo, podem espetar-nos com 40 euros para uma consulta no SNS e estarão à espera que consideremos isso uma poupança de dez euros. No terceiro, até podem levar 100% do subsídio acima do SMN que acharemos que está tudo bem.
Cabe-nos a nós dizermos se estão certos ou não.

4 comentários:

  1. Entretanto avisam que as autoridades estão a preparar-se para possíveis motins...

    ResponderEliminar
  2. Catsone, possíveis é talvez um pleonasmo. Não que o povo português seja violento, mas não sei onde poderemos parar. Como dizia o bispo de Braga, nem sempre é possível segurar o povo...

    ResponderEliminar
  3. A minha mãe costuma dizer: "Por quem Deus Nosso Senhor nos manda avisar!", quando um mensageiro é de pouca confiança. Crenças à parte, este ditado aplica-se que é uma maravilha!
    O que não é maravilha é o significado da mensagem! Lixar sempre os mesmos, porra!

    ResponderEliminar
  4. Malena, lixar sempre os mesmos, sim. Mas que sejam lixados com um sorriso na boca e com uma leve ilusão de terem sido chico-espertos...

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR