segunda-feira, 22 de outubro de 2012

DAS GREVES

Os trabalhadores portuários estão em greve. Uma greve que se vem a arrastar ciclicamente desde o mês de Janeiro. Aparentemente, esta é igual a muitas outras, fruto de condições de trabalho menos dignificantes e de reivindicações não atendidas.
O que a torna digna de particular atenção? Exactamente o facto de apenas ser referida na comunicação social do ponto de vista dos que se consideram afectados por ela e nunca do daqueles que a encetaram. Empresários dos mais diversos sectores, da indústria cervejeira à do azeite, acorrem perante os jornalistas para afirmarem que esta greve está a causar "prejuízos de milhares de milhões de euros" e que o governo deveria fazer uma requisição civil. 
Onde estão os representantes dos trabalhadores, Srs. jornalistas? Porque abrem a notícia sempre com os números "escandalosos" dos prejuízos e não com os motivos que empurram os trabalhadores para uma greve prolongada? Ou com ambos?
Esta greve prejudica! Mas , meus senhores, desde quando é que uma greve é eficaz se não causar prejuízo a terceiros? Ai e tal, greve sim mas só se for para a conquista dos meus direitos...
Neste particular, os jornalistas fazem parte da mole humana e ignorante que luta por si e apenas por si sem notar que a luta não pode ser individual e contra o outro mas sim colectiva e com o outro.

6 comentários:

  1. (E-xac-ta-men-te! E... se não se fizer nada depressa nem os tomates ficam para depois fazer-se seja o que for...)

    ;)

    ResponderEliminar
  2. Sempre achei graça aos prejuízos acarretados pelas greves. Provavelmente ainda muita gente pensa que uma greve tem como objectivo apenas não trabalhar e não receber. Mas penso que as coisas têm vindo a mudar. Nada como um assalto ao bolso para vermos virtudes onde dantes víamos defeitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ver vamos no dia 14...

      Eliminar
    2. Nem de propósito... Mais uma vez, no canal 1 da RTP, a mesma conversa dos prejuízos sem esclarecimento dos motivos de greve tão prolongada!

      Eliminar
    3. E outra coisa de que não se fala minimamente: a Petrogal está em greve há 5 dias...

      Eliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR