terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Paragens IV

As ruínas do maior templo que alguma vez foi construído no Mundo: Karnak.

A Catedral de S.Pedro cabe dentro da sua sala de cerimónias, a Grande Sala Hipóstila, cujo tecto é sustentado (ainda parte dele) por uma centena de colunas com perímetro suficiente para dar trabalho a dez pessoas de mãos dadas. Era dedicado ao Culto de Amon, o Escondido, por vezes representado por um carneiro. Milhares de esfinges ladeiam a enorme avenida de 4 Kms que une Karnak ao Templo de Verão, em Luxor. Foi construído e modificado ao longo de 2000 anos, por mais de vinte dinastias de Faraós. Na sua área, trabalhavam 60 000 pessoas e a sua escala não é apenas enorme. É colossal! Tem cerca de 3 kms de comprimento e 1 de largura, e as paredes dos seus pilones, na imagem, têm 20 metros de espessura.

5 comentários:

  1. Cirrus

    Já me ensinaste mais qualquer coisa. Agradecido.
    Estive a reler o texto anterior e está simplesmente soberbo.

    ResponderEliminar
  2. Aqui está algo que quero muito conhecer ao vivo e a cores! Sabia que era colossal, não tinha era a noção de que era ... TÃO COLOSSAL!!

    ResponderEliminar
  3. Garanto que não só vale a pena como é uma verdadeira experiência religiosa. Pelo menos até às nove da manhã. Não o visitem depois dessa hora. Abre às seis e trinta.

    ResponderEliminar
  4. liiiiiiiiindo!!! uma das minhas viagens de sonho... maravilhoso...

    ResponderEliminar
  5. Anne, e nem é um sonho muito caro... Não esqueças: Egipto só em 5 estrelas.

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR