terça-feira, 25 de janeiro de 2011

NÓS SOMOS BENFICA!


Um dos temas do momento anda ao redor do último SL Benfica-CD Nacional. Foi um dos mais belos jogos que vi este ano na Liga. Um jogaço, bem jogado por ambas as equipas, com uma arbitragem cheia de casos, como convém, com incerteza no resultado final e no qual vi algumas das mais belas jogadas de futebol que se possam julgar possíveis.
Mas o tema anda em redor do jogo e, infelizmente, não foi o extraordinário jogo em si. Depois de acabado, houve uma confusão no meio do terreno entre jogadores, treinadores e até um dos presidentes lá estava, no caso o do Nacional. Não é novidade para ninguém que as relações entre o Benfica e o Nacional não são muito amistosas. Podem considerar-se cordiais, e já é dizer bastante. Águas passadas que parecem ainda mover moinhos... Envolvido em tudo isto esteve Jorge Jesus. Já todos conhecemos o temperamento de Jesus, e os próprios benfiquistas não devem esquecer tão cedo os impropérios por ele lançados no final de um célebre Benfica-Braga, há dois anos.
Jorge Jesus, e independentemente das razões que o levaram a tal, e que podem ser muitas como muito poucas, conhecendo o carácter algo irascível do personagem, aparece em imagens a tentar, se não mesmo a conseguir, agredir um jogador do Nacional. Com certeza o jogador envolvido não deve ter elogiado Jesus, e até respondeu à agressão. Em todo o caso, fica o registo para a situação. O treinador do Benfica é o treinador do clube com maior número de sócios do Mundo, que já ganhou 32 campeonatos nacionais, um clube de projecção nacional inegável e de prestígio a nível internacional. Um clube onde pontificaram lendas vivas do futebol mundial, como foram os casos de Eusébio, Mário Coluna, Simões, Humberto Coelho, Fernando Chalana, Rui Costa, Paulo Sousa, Ricardo, Mozer, Valdo e muitos outros. É um clube com responsabilidades acrescidas pela projecção que tem.
Jorge Jesus tem já conta corrente na Luz – ganhou um campeonato, e não só o ganhou, como ganhou merecidamente e pondo a equipa a jogar um futebol espectacular. Reconhece-se o mérito desportivo, a valia técnica. É bem verdade que se exprime de uma forma algo deficiente, mas também é certo que não é um doutor, é um trabalhador. Mas eu, como sócio do SL Benfica, como acérrimo defensor do bom nome do meu clube, não posso concordar com a atitude de Jesus. Merece castigo. E merece castigo, não por analogia com outras situações protagonizadas por outros personagens naquele mesmo Estádio, pois tratam-se de situações inteiramente diferentes, mas antes porque o Benfica não pode dar-se ao luxo de ter atitudes destas por parte dos seus profissionais. É degradante. E eu, como benfiquista desde sempre, se fosse dirigente do CLUBE, castigaria Jesus de nossa própria iniciativa, não ficaria à espera dos castigos da Liga.
O Benfica está acima de joguinhos de bastidores, o Benfica é um clube de prestígio mundial, e é sagrado demais para os seus sócios e simpatizantes para que, depois de um espectáculo grandioso como aquele jogo seguramente foi, termos de aturar birras de quem deve dar o exemplo aos adeptos e aos atletas do clube como sendo ponderado e elevado. Não foi o caso. Nem admitirei, caso se levante alguma voz contra um possível castigo a Jesus por parte da Liga, que benfiquista algum justifique seja o que for com o facto. Não somos um clube de alienados. Não estamos à procura de razões do insucesso. Não podemos ser como outros que aspiram constantemente a ser como nós. NÓS SOMOS BENFICA!

17 comentários:

  1. Eh lá!...
    Tá tudo bem, mas andas a dar uma no cravo e outra na ferradura, quando por vezes dizes que a banda sonora tem a ver com o post. Se bem me lembro, este gajo já há bocado estava para ali aos berros :-)

    Quanto ao dito, concordo contigo. Não havia de todo necessidade e mesmo que houvesse, não poderia ser.

    ResponderEliminar
  2. Francisco,

    Ainda não actualizei a lista de músicas!!!

    :D

    Não, não pode ser mesmo!!!

    ResponderEliminar
  3. Um murro ou um estalo ou um empurrão por um castigo, feito no relvado à vista de toda a gente, afirmando a defesa dos seus jogadores, um castigo que nem deve ser muito grave. Eu até acho que é uma boa troca.

    ResponderEliminar
  4. Johnny, ainda (e felizmente), não temos casos dos "outros".

    ResponderEliminar
  5. Jesus não deu uma lapada num jogador do Nacional. Na realidade e como foi na Catedral, Jesus quis expulsar os vendilhões do templo.

    ResponderEliminar
  6. Daniel, não é exemplo para quem sempre esteve acima deste tipo de atitudes.

    ResponderEliminar
  7. Permite-me só acrescentar um nome aos que citaste: Michel Preud'Homme. Eu sei que tu disseste "entre outros", mas este é grande demais para ficar "apenas" nos outros :)

    ResponderEliminar
  8. Afectado, caro, tens toda a razão.

    ResponderEliminar
  9. melhorou a banda sonora!

    não sendo benfiquista, o seu a seu dono

    ResponderEliminar
  10. Terei que concordar contigo (das poucas vezes que estamos em sintonia).:)

    ResponderEliminar
  11. Gostaria de dizer ainda que o Benfica é aquilo que a RTP mostrou ontem, na Gala de comemoração dos 69 anos de Eusébio: uma família gigantesca com valores.

    ResponderEliminar
  12. Dylan, sem dúvida.

    Os valores estão acima das personagens. Não podemos ser como outros clubes em que se endeusam personagens em vez daquilo que representamos, para o país e para o Mundo.

    ResponderEliminar
  13. Cirrus,

    Não te esqueças que essa personagem endeusada foi ao Vaticano beijar a mão ao Papa. Talvez seja por isso que é tão deificado. Nem toda a gente se dá ao luxo de beijar a mão do Papa, só aqueles de casta superior...

    ResponderEliminar
  14. Dylan, era nesse momento esses dois senhores e um sniper no coro da Basílica... Uma limpeza.

    ResponderEliminar
  15. Oh homem! Somos benfiquistas como quem diz! ;))

    ResponderEliminar
  16. Malena, nós somos. Tu não sei...

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR