terça-feira, 24 de janeiro de 2012

ANIMALS - CÃES

O Floydiano Cirrus lançou o desafio. Na sequência do aniversário do lançamento do álbum Animals, caber-me-ia escrever sobre um dos animais, o cão. Aqui fica o meu contributo.

Cerrou os dentes com força e aguentou o açaime. Tinha-se atrevido a questionar o dono e isso pagava-se caro!
“Senta!” Ordenara-lhe!
Estavam na praia, a areia molhada, um frio de rachar… Senta-te? Senta-te tu! Pensei.E veio-me à memória o Nero, do Torga. Raio de bicho que se contentara com umas côdeas e migalhas de ternura até morrer no quintal!
“SENTA!” Gritara-lhe!
Rosnara em sinal de desagrado. Mostrara vontade própria. Ai queres que me sente? Não! Vai mas é para casa mandar o teu filho fazer os deveres!E agora, isto! Açaimado! Privado de ladrar! Quando ladrar é a única forma de expressão própria que me deixaram! Sim, porque me ensinaram a sentar, rebolar, correr atrás da bola, ir buscar objectos, comer da tigela com o meu nome, pedir para ir à rua, abanar o rabo em sinal de reconhecimento… Um sem número de coisas que não faço porque e quando quero mas porque e quando os outros querem.Não devia ter obedecido cegamente! Devia ter fugido, ir para a rua em busca da liberdade! Mas é tão mais confortável mendigar um lugar à lareira com um olhar meigo e ter comida a horas certas.
Que se lixe o açaime… Amanhã é outro dia!

Resolvo ir com o cão até à praia. Está um frio de rachar mas preciso espairecer. Diabo de patrão que me espezinha de cada vez que tento mostrar uma ideia nova! Arvora-se em dono dos subordinados, como se os seus ensinamentos fossem lei!
“Cale-se!” Disse-me. “Eu é que mando!”
Devia ter saído enquanto podia! Mas é tão difícil começar de novo. Afinal tenho o ordenado certo ao fim do mês…
Que se lixe, o patrão lá sabe, amanhã é outro dia!
Raio de cão! Agora não obedece! Senta-te, palerma! SENTA-TE! Rosnas-me? Atreves-te a rosnar-me? Vais acabar açaimado, cabrão!
Malena

4 comentários:

  1. Mas os cães são assim mesmo... "pseudo-donos" apenas dos carneiros, porque no fundo também eles são os carneiros de alguém...

    ResponderEliminar
  2. "Não se morde a mão que nos alimenta"?
    Depende...

    ResponderEliminar
  3. biobloga: E de que maneira! :(

    Pronúncia: Santa ignorância... :(

    Rui: Ironicamente, não!

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR