domingo, 1 de março de 2009

TV por cabo


Graças a Deus pela TV por cabo! Hoje estou ligado ao Discovery Civilization. Liguei a TV no canal 1, como é habitual, ou seja, na RTP. Deu para, em pouquíssimos minutos, ver uma tal de Romana, uma criatura disforme e desagradável à vista, esganiçar a pseudo-voz numa coisa que me disseram ser uma canção, embora eu não acreditasse. Depois veio a apresentadora (uma carinha laroca de nome Sílvia Alberto, quase a ter uma ataque de asma por causa do cinto que lhe reduzia a cintura a 15 cms) a dizer que sim, era uma canção para o Festival da mesma.

Cruzes!!! Mudei de canal, fui para a SIC. Uma entrevista ao Paulo Pedroso! Porreiro, já não se pode mudar de canal. Entre a Romana e o Paulo Pedroso, o que pode ser pior? Em dois segundos, elevei o número na grelha de canais. Não me apercebi que tinha acabado de mudar para a TVI, a Televisão Impossível. E lá estava, de novo, o Paulo Pedroso, em directo de Espinho, a falar às câmaras. Estava rodeado de emplastros, que sorriam enquanto tentavam que se vissem as madeixas recém oxigenadas ou as gravatas de gosto duvidoso compradas pelas esposas no dia anterior.

Apercebi-me que estava a ver o Congresso do PS, aquele que o nosso PM acha mais importante que uma reunião de emergência dos chefes de governo da Europa, para tratar a crise. Acho muito bem. Tratar a crise para quê? Ela está de tão perfeita saúde! Nada disso, é preferível fazer campanha pelo lobby gay ou anunciar um obscuro constitucionalista para encabeçar a lista de candidatos ao tacho europeu. E que feliz ficou ele!!

Acabei no Discovery Civilization, com passagens estratégicas pelo Canal História. Nada de anormal, é o que acabo por ver na TV todos os dias. A tristeza chega quando se acumulam barbaridades nos "nossos" canais, coberturas de Congressos em directo, como se isso fosse importante ou educacional, ou então o Festival da Canção, aquele que fez tantas estrelas caírem do céu e tantas lágrimas de tristeza serem derramadas. Está bem, concordo, algumas das lágrimas eram de tanto rir! Há as telenovelas, brasileiras ou portuguesas, versões de telenovelas e até remakes de telenovelas!

No Canal 2, não estava a passar nenhum dos interessantes périplos do nosso único vulto da História de Portugal na TV. Por isso, desisti mesmo. Alguém me pode dizer quem ganhou o Festival? Não que queira saber, mas, enfim... E já agora, como ficou o Porto-Sporting?

É o que há. Hoje não há programas do José Hermano Saraiva...

13 comentários:

  1. Dá-me impressão que não tinhas "andamento" para a Romana!(lol)
    Quanto aos canais televisivos, concordo plenamente. Que pobreza programacional. Faz como eu, mesmo não tendo TV Cabo, uso a Internet, e vejo canais regionais, inclusive espanhóis.
    Às vezes penso, é importante para os políticos deixaram o povo no obscurantismo, tal como nos tempos do Estado Novo. Censura a rodos. Futebol, fado e Fátima...

    ResponderEliminar
  2. Quantos mais canais... pior é a programação.

    Já quase não vejo televisão, é mau demais...

    E, quando vejo fico-me pelos canais História, Biography, Discovery, Nacional Geografic e de quando em vez uma série ou outra. Mas como repetem muitas vezes os mesmos programas, a maior parte das vezes tenho a TV... desligada...

    ResponderEliminar
  3. a propósito de televisão e da televisão impossivel como lhe chamaste, queria só falar de algo curioso e revelador. No primeiro dia do TVI 24. O pivot que eu não me lembro o nome, anuncia que às 22 horas uma reportagem exclusiva com o homem grávido. Porra é demais. Desde esse dia nunca mais liguei esse canal. Para primeiro dia????!!!

    ResponderEliminar
  4. Ainda não tive o (des)prazer de ver a TVI24, mas pelo que o Forteifeio contou, quer-me parecer que vamos ter aí MONTES de matéria prima para.... post's em blogues!!!

    Acho que vou começar a ver um bocadinho mais de TV...

    Ahahahahah....

    Bons post's para vocês, meninos e para aqui para a menina...

    ResponderEliminar
  5. Dylan,

    Não é tanto ter ou não andamento. Reconhecendo não ser nenhum deus sexual, caso visse um mastodonte daqueles à minha frente, nem que fosse Apolo em pessoa - esquece lá isso, que a minha psique não levanta toneladas...

    Quanto aos canais regionais, espero aqui uns links...

    Quanto ao triplo "f", estivemos quase, ontem:
    -Porto - Sporting;
    -Festival da Canção;
    -Congresso do PS, onde só com muita fé em NS Fátima se podia crer no que era dito...

    ResponderEliminar
  6. Pronúncia,

    A TV estupidifica se nos deixarmos estupidificar. Dou-te um exemplo: um dos links que tenho sempre activo na net é o da Al-Jazzera, e agora, até tenho o canal na Zon. Não que me acredite em tudo o que é dito por ali, mas, sem dúvida, pode dar-me o outro lado da questão. Como bem sabemos, a virtude, normalmente está no meio (excepto em Braga).

    Não tenho dúvidas que o novo Canal Impossível vai ser fonte de alegria a certos bloggers que conheço... espero que me inteirem, porque eu não consigo ligar-me ao Canal, por razões pseudo-técnicas.

    ResponderEliminar
  7. Forte,

    Nada mais natural, é a TV Impossível. Eu até gosto do SIC Notícias (foi onde acompanhei, em directo, a queda programada das torres gémeas... eu disse programada??!! Não era isso que queria dizer, mas pronto, fica o lapso freudiano...). Quando me disseram que ia haver mais um canal do género, fiquei contente. Depois disseram-me o nome do canal, e fiquei como Afonso Henriques quando soube o que ia encontrar em Lisboa...

    ResponderEliminar
  8. Garanto-te, que mesmo em Braga a virtude está no meio.

    Foi cá, mas podia ter sido noutro sítio qualquer. Por exemplo, uns dias antes, aconteceu eu Torres e, tudo por causa de umas senhoras despidas numa réplica de um qualquer Magalhães...

    Eu diria que o País está a ser atacado por uma epidemia de impor "a moral e os bons costumes"...

    ResponderEliminar
  9. Cirrus,

    Aqui está o link. Atenção que os canais não portugueses têm o custo de tráfego internacional. Os nacionais são gratuitos.

    http://www.tvtuga.com/

    N.B. Não te podes viciar só em canais de sexo (LOOOOOOOOOL)

    ResponderEliminar
  10. Pronúncia,

    estou constantemente a esquecer-me que és de Braga (embora não benfiquista)!!! Tenho que ser mais simpático com a cidade, até porque tenho boas referências.

    ResponderEliminar
  11. Dylan

    Obrigado, e está descansado, são canais a evitar! A maior parte das vezes, pelo menos...

    ResponderEliminar
  12. Devido á "boa"qualidade de programação dos 4 canais principais, praticamente deixei de ver televisão, até porque á dias que nem sequer vale a pena mudar de canal, estão todos a dar o mesmo, ou novelas, ou futebol as noticiarios com as mesmas noticias... acabo por fazer o que mais gosto, ler um bom livro.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Ora aí está uma verdadeira ocupação!!!

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR