quarta-feira, 27 de maio de 2009

Os Melhores

Isto de opinar é tarefa árdua. Para todos, presumo. Mesmo que não nos demos conta. Há inúmeros factores a ter em conta. A opinião deve ser ponderada, pesada ao pormenor. Isto porque uma opinião não muda com facilidade, mas dada com termos impróprios ou demasiado ênfase pode encetar guerras infinitas que a nada levam a não ser discussões estéreis com as quais apenas aprendemos a descer alguns níveis na escala evolucionária de Darwin.

Não estou a dizer que não devemos chamar os bois pelos nomes, e sabemos que até temos nomes a menos para bois a mais. Pelo contrário, e já que em Portugal se instalou definitivamente a cultura octaviana do "vocês sabem do que estou a falar".
Mas as opiniões reflectem muito as nossas estórias, as nossas vivências, a nossa experiência de vida. E os outros, obrigatoriamente, não podem ter as mesmas experiências que eu tive.

Mas as coisas são como são, e somos muito propensos, por exemplo, a indicar os "maiores". Falamos destes maiores como os nossos ídolos, que atingem facilmente o estatuto de deuses na nossa vida, assim nos dêem motivos para tal. Os meus maiores nunca serão os maiores ou melhores dos outros. Alguns até os consideram como os piores, para nosso escândalo e horror. Injustificado. Cada um tem a sua experiência de vida e sabe com que linhas se coze, não precisamos das opiniões dos outros para termos uma só nossa. Graças a !

Os meus melhores são os melhores de outros, por certo. Isto quererá dizer que tenho bom gosto? Claro que sim, mas não sei o que é o bom gosto daquele que vem ler estas linhas. Há coisas quase unânimes, como o melhor jogador de futebol de sempre, que foi o Maradona, ou o actual, sem dúvida, o Ronaldo. Mas até aqui sei que muitos vão discordar, particularmente da segunda opinião. Primeiro, porque as opiniões são para se ter e não para se seguir. E segundo, ele é português e, como tal, na opinião de um português, não pode ser bom.

Emitir declarações do tipo "O melhor filme de sempre foi..." é redutor, mas é também revelador acerca do carácter do opinador. O melhor filme de sempre foi, sem dúvida, o 2001, A Space Odissey. Muitos discordarão, mas até esses pensarão "por que raio pensa ele que este filme foi o melhor de sempre"?? A melhor banda de sempre foi Pink Floyd, o melhor livro de sempre é "Os Irmãos Karamazov", de Dostoievski, seguido de perto do "Os Maias", do nosso Eça. Alguém tem dúvidas??? É natural.

O melhor monumento ao engenho humano é a Grande Pirâmide, a maior figura histórica de sempre foi, indubitável e inevitavelmente, D.João II, também seguido de perto por D.Afonso Ibn Erriq. Pois, esqueci-me, para a maior parte dos portugueses foi Salazar... O maior aventureiro de sempre foi Corte Real, e a maior civilização antiga, a de Tiahuanaco. Ou a egípcia. A mais bela cidade portuguesa é Évora, a mais bela do mundo é Istambul. O mais belo castelo de Portugal é o da Feira e a mais bela montanha é o Marão. A mais bela província é Trás-os-Montes. O povo que mais odiamos sendo amigos é o espanhol de novo. O que mais odiamos sendo inimigos é o português. A melhor série televisiva de sempre foi o Twin Peaks, e o mais talentoso jogador português de sempre foi Vítor Baptista.

Concordam? Ainda bem que não!

41 comentários:

  1. Pouco vi do Maradona como jogador na sua melhor fase, mas do que vi não me custa a crer que estejas certo.

    Quanto ao Cristiano Ronaldo, não consigo afirmar se é o melhor ou não. Entre ele e o Messi não consigo mesmo decidir. Se ambos mantiverem o nível, vão repartir esse titulo durante os próximo anos.

    Melhor banda? Smashing Pumpkins seguidos de perto pelos Pearl Jam :P

    ResponderEliminar
  2. Boa posta!

    Mas como me vou pronunciar de uma forma extensa... fica para amanhã! ;)

    ResponderEliminar
  3. O que acho giro nisto, é que perante tanta coisa por onde escolher, tu pareces escolher sem grandes dúvidas.

    Como dizes, eu tenho dificuldade em dizer o melhor filme, o melhor, jogador, a melhor musica, o melhor livro... francamente tenho porque a diversidade é muita.

    Gosto de muitas coisas do que escreves (neste post com que te identificas) mas em nenhum conseguiria dizer ser o melhor. E se perguntares qual é o meu melhor seja o no que for, nao vou conesguir dizer. Há varios melhores, tipo primus inter pares ou ax aequo como queiras.

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  4. São poucos os textos que leio até ao fim.Não é este o caso.Torna-se muito difícil para mim,distinguir "o melhor",tenho sempre um punhado deles,dos quais constam,também,o teu Dostoievski,D.JoãoII,P.F,e Trás-os-Montes obviamente.Quanto ao resto ,ando noutras paragens como seria de esperar...

    ResponderEliminar
  5. Afectado

    Quanto ao futebol, estamos conversados.

    Quanto à música, aquilo que me parece impossível é para ti natural. Que mais dizer da diversidade de opiniões? Ainda bem que é assim, não é?

    ResponderEliminar
  6. Pronúncia

    Posta??? Hummm...

    ResponderEliminar
  7. Daniel

    Sem dúvidas, consigo dizer o que é aquilo que considero melhor. Mas para mim, não para os outros. Mas é através destas opiniões, francas e transmitidas sem medos, que melhor nos podemos conhecer.

    Não tenho dúvidas nas minhas escolhas - reflectem apenas as minhas vivências. É da diversidade cultural que vivemos todos. Caso contrário, estaríamos muito próximos da sociedade mecânica.

    ResponderEliminar
  8. Rosebud

    Muito me lisonjas com o facto de leres até ao fim. Demonstra um interesse que, longe do meu agradecimento, tem a minha vaidade. É um sentimento vão, mas admito que sabe bem.

    Há coisas que temos em comum, outras não. Ainda bem, se tudo tivéssemos em comum, não seríamos duas pessoas, mas apenas uma, ou, em alternativa, dois autómatos pré-programados.

    "Trás-os-Montes, obviamente"... Obviamente!!!

    :)

    ResponderEliminar
  9. Twin Peaks???
    Twin Peaks???
    E a música? Que irritante, tóin tóin tóin...tururururu. Tóin tóin tóin...

    ResponderEliminar
  10. Sim, claro, e admiro essa capacidade de, no meio de enésimas escolhas, conseguires... trau... na mouche... eu nao conseguiria, admito.

    abraço

    ResponderEliminar
  11. Cirrus: tens razão!É difícil dizer o que disseste, de modo diferente!Estou, como é normal,de acordo com algumas das tuas escolhas. É-me impossível dizer o que para mim é o melhor disto ou daquilo; precisamente porque as "impressões digitais"de todo e qualquer ser humano, são únicas!Entendo que o melhor é aquilo com que nos sentimos realizados, em determinados momentos da nossa peculiar existência.
    Abraço de lusibero

    ResponderEliminar
  12. Provocação

    São gostos... às vezes, provocatórios!...

    ;)

    ResponderEliminar
  13. Daniel

    Pois, pode dizer-se que sou um pouco de ideias e ideais fixos. Mas os gostos que referi estão muito marcados nas minhas memórias e vivências.

    ResponderEliminar
  14. Lusibero

    Evidente. Dou-te um exemplo: aprendi a ouvir a banda aos 2 anos... Como poderia não ser marcante?

    ResponderEliminar
  15. Twin Peaks? Excelente. Grande Lynch e grande Julee Cruise (música).

    Quanto ao Castelo, talvez Almourol, pela sua localização suplanta o da Feira pois está conotado com o romantismo.

    Futebol? Estou em black-out, mas gosto da tipa que o Quique anda a roer!

    ResponderEliminar
  16. N.B.- Já o "peidoso-mor" só roi carcaças e ainda tem que pagar!

    ResponderEliminar
  17. Évora ??? A cidade mais bonita??

    Quando chegar o Porto maravilha já vais ver,

    ;)

    Não concordo contigo em algumas. Melhor jogador. Ronaldinho Gaúcho, Não aprecio Dostoievski, Melhor banda Marillion com Fish claro, ou então Pink Floyd ;).

    A mais bela provincia é.... tan tan tan tan

    não sei

    ResponderEliminar
  18. Eu avisei que isto ia ser extenso. Cá vai.

    Tenho quase sempre opinião própria e quase sobre tudo. Umas vezes coincide com a da maioria, a maior parte das vezes nem por isso.

    Ídolos - não tenho. Admiro muito algumas pessoas, mas sem as idolatrar. Não idolatro nada!

    Gostos - dependem quase exclusivamente das nossas vivências e da nossa estória de vida. Estamos de acordo.

    Melhor jogador de sempre – Também concordamos. Maradona sem dúvida. Especialmente para quem se lembrar do jogo dos quartos de final do mundial do México. Aquilo não foi Argentina vs Inglaterra, aquilo foi Maradona vs Inglaterra, com a Argentina a ganhar “por vontade de Deus e com a mão do Maradona”.
    Mundial que por isso ficou celebre e pela perna partida do Bento e...

    Melhor da actualidade – também estamos de acordo, é o Ronaldo.

    Apesar de não admirar nem um nem outro como pessoas, mas apenas como excelentes profissionais naquilo que fizeram e fazem... jogar à bola.

    2001- Odisseia no Espaço – grande filme, mas não me marcou tanto como por exemplo “Bitter Moon” do Roman Polanski. Vá-se lá saber porquê...

    Melhor banda de sempre – sem discussão – Pink Floyd. Música simplesmente PERFEITA!

    Melhor Livro de Sempre – tenho dificuldade em escolher entre “Amor nos tempos de cólera” e “100 anos de solidão”, ambos do Gabriel Garcia Marquez. Mas em livros sou suspeita... gosto de muitos e variados. “Maias” agrada-me... já o li 3 vezes!

    Monumentos – voto na Grande Pirâmide, seguida por Machu Picchu.

    Figura histórica – D. Afonso Henriques. Se não fosse a teimosia dele... não havia Portugueses (digo eu!)

    Maior aventureiro de sempre – Vasco da Gama. Só um aventureiro para se fazer ao mar como ele fez.

    Maior civilização antiga – egípcia.

    Mais bela cidade portuguesa – Évora

    Mais bela cidade do mundo, não sei, conheço poucas.

    Castelo gosto do de Almourol, talvez por estar no meio do rio, mas também não os conheço todos.

    Montanhas, o meu voto vai para o Gerês

    Províncias voto no Minho.

    Povo que não me agrada... Suiços.

    Não concordo em absoluto com a tua afirmação de que "odiamos e somos inimigos dos portugueses".

    Melhor série televisiva “Lost”, seguida de “Twin Peaks – Quem matou Laura Palmer”. Música incluída.

    Mais talentoso jogador português de sempre, não tenho opinião, pelo que me abstenho.

    Para terminar, e sobre o facto de sermos todos diferentes e termos opiniões diferentes, concordo contigo... isso é muito bom.
    Quando era miúda e me queixava de A ou de B, porque pensavam de forma diferente de mim, o meu pai dizia-me sempre a mesma coisa: "Filha, olha para a tua mão! Os teus dedos são todos iguais?! Não, pois não?! Se fossem todos iguais eras capaz de fazer tudo aquilo que fazes com as mãos?! Não pois não?!... Estás a ver! Com as pessoas acontece a mesma coisa... é bom que haja pessoas diferentes"

    E acabei de me pronunciar sobre os meus "Melhores de Sempre". :)

    ResponderEliminar
  19. Dylan

    Não sei porquê, mas imaginei-te a gostar do Twin Peaks...

    Quem é a gaja, afinal?? E fotos, não há??

    ResponderEliminar
  20. Forte

    Claro que temos outras cidades muito bonitas, e o Porto está naturalmente no top 10 português. Mais que isso... é bairrismo.

    Os Marillion foram uma grande banda, de facto.

    ResponderEliminar
  21. Pronúncia

    A observação dos portugueses odiarem os portugueses ainda vai no seguimento de posts anteriores. sabes bem como isso se passa ainda. Pode não ser o nosso caso, mas é o da maioria, infelizmente.

    Os espanhóis é que, coitados, lá vêm no fundo da lista novamente, depois de oito anos sem lá estarem.

    Aceito os teus gostos (embora me pareça algo bairristas nas províncias e montanha... ;)), e concordo que estarão entre os meus preferidos, excepto nos livros, e apesar dos Maias.

    É bom ter opiniões, não é? E diferentes dos outros, melhor ainda!!!

    ResponderEliminar
  22. A província e a montanha não tem nada a ver com bairrismo.

    Minho, porque tem uma coisa que eu não dispenso... mar! Além disso tem montes, montanhas, vales, rios (o rio Minho é lindíssimo)... e é muito verde!

    Gerês muito pelo Parque Nacional, único do País, a Mata da Albergaria é fantástica, pelo Garranos, pelas cascatas...

    Como vês, não tem nada a ver com bairrismo.

    Bem, esqueci-me dos Açores (S. Miguel) que em termos de beleza natural é única.

    (A boa posta era piada... em vez de bom post) ;)

    ResponderEliminar
  23. Claro que tem - moras no Minho!

    Eu sei que era piada. Só podia ser para mim mesmo. E depois não queres levar com o Todd!!

    ResponderEliminar
  24. O facto de eu morar no Minho é pura coincidência...

    E os Açores?! não moro lá ;)

    ResponderEliminar
  25. Pois, mas esses esqueceste...

    ResponderEliminar
  26. Só me lembrei por causa do mar.

    Adoro os Açores!

    ResponderEliminar
  27. Imagino... Fazem-te lembrar Vila Praia de Âncora...

    ResponderEliminar
  28. Vila Praia de Âncora até é dos sítios que menos gosto... mas percebi a piada ;)

    Tens bem melhor que isso.

    Açores é... Açores!

    Acho que foi o único sítio onde estive que a realidade superou as expectativas... Adorei!

    ResponderEliminar
  29. Passei lá muitos e bons fins de semana.

    Também gosto muito de Caminha, da Mata do Camarido, da Foz do Minho, de Vilar de Mouros... etc

    O Alto Minho é fabuloso :)

    ResponderEliminar
  30. Quase tanto como o Alto Douro! ;)

    Gosto muito de beber um café matinal e um cerveirense no café ali bem no centro de Cerveira.

    E adoro acordar no Monte Prado em Melgaço!

    ResponderEliminar
  31. Tás a ver como o Minho é fantástico!

    E almoçar no Gaivota?! Se é que ainda existe...

    ResponderEliminar
  32. Não conheço o Gaivota. Normalmente gosto de almoçar em Melgaço, ou em Valença, no Cozinheiro.

    Em Viana, ainda mantenho a tradição do Camelo.

    ResponderEliminar
  33. Em Melgaço almoço e janto no melhor "restaurante" que lá existe... na casa da mãe da minha cunhada!

    O melhor cozido à portuguesa do mundo, com os melhores enchidos (caseiros) e o melhor vinho verde ou alvarinho (tudo caseiro)... Nham! Nham! Nham!

    Abençoada Dona L.

    ResponderEliminar
  34. É uma bela terra. O hotel é dos meus preferidos. Muito bom mesmo.

    ResponderEliminar
  35. Conheço-o!

    Quando vou a Melgaço, vou sempre lá tomar um cafézinho, pelo menos!

    Boa terra e com boa gente ;)

    ResponderEliminar
  36. Melgaço e Monção.

    Estes dois bloguistas só pensam em vinho...!

    ResponderEliminar
  37. Dylan e Cirrus:

    Blogueiros :D

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR