quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ESTES BISPOS SÃO UMA MOCA!!!

Arcebispo Henryk Hoser, foto Google

Nunca fui à Polónia. Não por falta de tempo, ou falta de dinheiro (bem...), ou por falta seja do que for a não ser falta de interesse. Nunca me interessou ir à Polónia. Deve ser um país bonito, pois claro. É que já vi na Internet imagens de quase todos os países do Mundo a apregoarem as suas maravilhas. Todos os países são bonitos, já sabemos. Mas a Polónia é um país interessante do ponto de vista social. Mais propriamente do ponto de vista religioso.
A Polónia é um país católico, onde a religião tem uma palavra forte do ponto de vista social, o que não é inédito. Mas há coisas inéditas neste país da Europa Central, ou talvez não. Este é um parágrafo em que andei aqui às voltas e não disse nada. Correcto, mas que querem? Nunca disse que algo que eu escrevesse tivesse assiiiiiim tanto interesse como isso. Adiante.

O senhor da foto tem o nome que está escrito por baixo da mesma. É Arcebispo, uma espécie de Tenente Coronel da Igreja. O equivalente português seria, por exemplo, o Guilherme Aguiar. Este senhor liderou uma iniciativa legislativa que levou ao Parlamento da Polónia uma proposta de lei. De acrescer que esse parlamento se chama Dieta. Assim mesmo. Talvez seja uma alusão aos tempos idos da ocupação soviética, em que parecia que havia por aqueles lados muita dieta forçada.
É precisamente do fim do regime comunista na Polónia que surgiu a lei, na altura apresentada (!) pela Igreja, que prevê dois anos de cadeia para os praticantes do aborto. Ainda é assim por lá. Agora, os bispos polacos puseram em marcha um movimento para apresentação de uma lei que prevê uma pena de cadeia de três anos para qualquer envolvido no acto de fecundação "in vitro". E desde já soltem a vossa imaginação para encontrar a razão para esta lei. Ora ela aqui vai:

"Os bispos polacos consideraram a fecundação 'in vitro' uma "espécie de aborto refinado" por "levar à morte de vários embriões" a cada tentativa. Um arcebispo, Monsenhor Henryk Hoser, chegou até a qualificar os seus partidários como "esquizofrénicos morais".

Por acaso, a lei foi recusada na dita Dieta. Não por 100% dos votos, nem por nada que se pareça (preocupa tanto deputado ter votado a favor deste absoluto disparate). Mas, e se tivesse sido aprovada? Qual seria o próximo passo da Igreja Católica Polaca?
Eu depreendo que a questão aqui é a de considerarmos vida concebida um embrião, um feto, ou até um espermatozóide. A Igreja já proíbe a masturbação masculina aos seus devotos, por considerar este acto como um "desperdício de semente", como se o esperma fosse um saco de batatas ou um daqueles pacotinhos de nabos 60 dias. Seria de todo lógico aparecer uma lei, na Polónia, que levasse à proibição da masturbação masculina, o que seria eminentemente contraproducente - se metessem todos os homens que se masturbam na cadeia, que opção lhes restaria no seu interior? Homossexualidade, pois claro! Outro crime para a Igreja, que considera o acto como satânico e anti-natura. Mais uma lei a proibir, desta vez a homossexualidade masculina, pois é um "desperdício de semente".

Calma, meninas, não se acotovelem já, com aquele desconforto de quem está a ser descriminado. É bem claro que a "semente", na raça humana, é composta por duas partes, uma masculina, outra feminina. Desperdiçar "semente" é pecado. Próxima lei na Polónia: as mulheres ficam terminantemente proibidas de ter a menstruação! É uma perda de óvulos, logo, "um desperdício de semente"... Soluções? Não tenho. Podem tentar sempre engravidar de dez em dez meses... Ou então saltar da infância directamente para a menopausa. Ou tratar do assunto cirurgicamente... Não podem é "desperdiçar semente"...

20 comentários:

  1. Como é que é possível... fico perplexa... vou tentar não ter menstruação, nunca me tinha passado pela cabeça que estava a cometer uma espécie de homicídio :(

    ResponderEliminar
  2. e mais uma vez estou chocada mas já devia estar à espera. o que mais irão eles impor às pessoas? ainda para mais na fertilizaçao in vitro que visa a reprodução humana para pessoas com dificuldades para o fazer "naturalmente" (ou por vezes por opção própria como mulheres solteiras mas que querem ter um filho). mas então para a igreja não é esse o propósito do ser humano? fecundar. já ninguém os entende. enfim. mais uma idiotice...

    ResponderEliminar
  3. Sara, bem vinda!!

    Pois, se pensarmos bem, um óvulo é vida, não é? Pelo menos, à vista dos fanáticos religiosos...

    ResponderEliminar
  4. Anne, não só é de uma extrema injustiça, como denota uma enorme insensibilidade social.

    E ainda chamam "esquizofrénicos morais" aos outros...

    ResponderEliminar
  5. boa noite amigo. Estiveste bem. Um post interessantissimo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Francisco

    Depois de ver os extremos a que a religião pode levar, não me coíbo de tentar abrir os olhos às pessoas. Bem sei que esta é apenas a minha opinião, mas penso não estar só.

    ResponderEliminar
  7. Disparates rimados

    "Quando as fadas do ostracismo,
    Embrulhadas num lençol,
    Cantavam em si bemol
    As trovas do paroxismo,
    Veio dos fundos do abismo
    Um fantasma de alabastro
    E arvorou no grande mastro
    Quatro panos de toicinho,
    Que encontrara no caminho
    Da casa do João de Castro."(...)


    Bernardo Guimarães

    ResponderEliminar
  8. Quando virá a altura iluminada em que os senhores padres bispos e etcs. chegam à conclusão que eles próprios ao não terem família não são de maneira alguma entidades sequer válidas nesse campo. Questiono se com os anos de "celibato" (ah ah ah ah) mais um bocadinho (ah ah ah ah ah ah ah) a que se sujeitam se não terão neste momento já uma determinada zona do corpo danificada ou pelo menos muiiiiiito avolumada.

    ResponderEliminar
  9. Rose, o disparate aparece sobre diversas formas.

    ResponderEliminar
  10. Menina Ção, como vai?

    Pois, eu até penso que a Igreja é livre de ter estes pensamentos e directrizes, conquanto se cinja ao círculo de fiéis e devotos. Nada contra, o problema é absolutamente deles.
    O verdadeiro problema é quando metem o bedelho onde não são chamados. E aí caem no ridículo, pois a sociedade civil está à frente no tempo uns bons séculos.
    Esta opinião e (quase) lei são particularmente absurdas.

    ResponderEliminar
  11. Cirrus,

    Um post oportuno. Ainda bem que a Dieta pensou no assunto.

    Obviamente, este é o lado que a Igreja Católica (não confundir com religião, com fé, com pessoas praticantes comuns) não consegue acompanhar os tempos actuais.

    ResponderEliminar
  12. António, devemos confundir religião com fé? Não julgo que seja aconselhável. A religião vive (material e espiritualmente) da Fé, a Fé persiste por si só.
    A religião é dogmática, a Fé é progressiva e iluminada. A Fé pode chegar ao entendimento, a religião esconde-o.

    A religião é dos homens, a Fé é dos Deuses.

    ResponderEliminar
  13. Tenente G. Aguiar?
    Acho que é mais lacaio...!

    Quanto à Polónia, sim, de facto é um belo país.

    ResponderEliminar
  14. Tenente Coronel, se faz favor!!!

    Se um cardeal é uma general, e o Pinto da Costa é o Papa...

    Não faço a mínima ideia, nunca lá estive...

    ResponderEliminar
  15. CIRRUS:e é isto a Igreja católica, em que me batizaram?Diga lá se eu não tenho razão quando afirmo que estes tipos ainda vivem na Inquisição? O que é que eles evoluiram, desde o Concílio de TENTO, há 500/600 anos?
    Beijo amigo de lusibero

    ResponderEliminar
  16. Maria, viso aqui a Igreja Católica e concordo com tudo o que diz. Mas podia visar qualquer Igreja, qualquer religião. Na minha opinião, a religião é muito prejudicial ao desenvolvimento intelectual e social do homem.

    ResponderEliminar
  17. Cirrus, em parte concordo com o comentário da provocação, para quem tanto apregoa o celibato não são propriamente especialistas na matéria... quanto ao não darem uso a determinadas partes do corpo, isso já é outra estória que dava panos para mangas.

    Que eles se cinjam ao círculo de fiéis tudo bem, mas depois que não se queixem que tem cada vez menos seguidores... há muitos católicos que não concordam nadinha com estas "ideias iluminadas" que a Igreja tenta impor.

    Já agora, e se se preocupassem com os escândalos cada vez maiores que associam padres a pedofilia... isso sim gostava de ver, proporem medidas para acabarem com esse flagelo (que não é exclusivo deles como é evidente, mas que os tem afectado lá isso tem).

    ResponderEliminar
  18. Pronúncia, é perfeitamente normal, digo eu, em termos psicológicos que muitos dos que escolhem a via da Igreja e se tornam padres tenham tido infâncias traumatizadas. Muitos foram alvo de abuso, outros foram ostracizados, etc. Uma pessoa normal, digo eu, não vai para padre. Começa por aí, digo eu...

    Mas as pérolas com que somos brindados pela hierarquia da Igreja são fantásticas. Esta roça o absurdo.

    ResponderEliminar
  19. Roça o absurdo? Diria que entra no absurdo em cheio...mas na verdade, não nos surpreende. Cada vez mais a Igreja se afasta da realidade da Vida e do Mundo que vivemos. E cada vez que fala assim, perde fiéis, afasta as pessoas. E estas,inevitavelmente,procurarãorespostas noutros sítios. Nem sempre os melhores...

    ResponderEliminar
  20. O que ressalta não é tanto a doutrina da Igreja - a ela sujeita-se quem quer. Antes a intolerância e mesmo uma ponta de ignorância...

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR