domingo, 6 de setembro de 2009

POR UM UNIVERSO CRISTÃO

Foto Google

Não há mal que sempre dure nem bem que se não acabe - diz a sabedoria popular e é bem verdade. Aqui há dias queixava-me que o Cata Vento XVI não dizia nada, e por isso tornava-se difícil malhar no personagem. Até que chegou Domingo e Voilá!!!! O Papa abriu a boca! Como é óbvio, saiu asneirada da grossa.

Aliás, o PB16 tem uma maneira de se expressar extraordinária: consegue dizer as maiores barbaridades e contradizê-las minutos depois. Assim, nas suas palavras, "
é particularmente importante o contributo que as Religiões podem e devem dar para promover o perdão e a reconciliação contra a violência, o racismo, o totalitarismo e o extremismo". Nada contra. Se assim fosse, poderia ser um excelente contributo, apesar de sabermos que esse não é o propósito de qualquer religião, pois essas encontram terreno fértil para engrossar fileiras na miséria humana.

Mas, não é que, logo a seguir, PB16 retomou a sua visão particular das coisas? Bento XVI quer impor a todo o Mundo a Fé Católica, quer todo o Universo se vergue à sua vontade, que se torne num Universo Católico. Duvidam? Então leiam as suas palavras: "
Na verdade, a humanidade inteira tem a vocação radical de voltar à sua origem, que é Deus, somente no Qual ela encontrará a sua plenitude por meio da restauração de todas as coisas em Cristo. ". Interessante, uma vez que muitos acusam o Islão do mesmo. Diz mais o nosso querido amante de guerras religiosas Papa Bento XVI:
"
É somente nesta missão que se compreende e se confirma o verdadeiro caminho histórico da humanidade."

É por isto que eu adoro o Papa Bento XVI. Nada radical, sempre conciliador. E se todos formos seus servidores, melhor ainda. Um verdadeiro Führer!!

43 comentários:

  1. Mesmo que fosse apenas por este assunto, valia a pena visitar este blog. É que volta e meia desce-te a inspiração e pimba na crista do kota eh eh eh bem dizia o Beato outro dia que ja deves andar a penar nas fogueiras do inferno :-)

    ResponderEliminar
  2. Rocky Cirrus, a tua inspiração é proporcional ao teu gosto de malhar no personagem...

    A Igreja não soube adaptar-se aos tempos. Penso que o Papa João Paulo II ainda tentou, dentro do que lhe foi possível e o deixaram, mudar qualquer coisa. Mas este senhor é do mais retrógrado e conservador que existe.

    Estas declarações, por exemplo, acho a última frase de uma prepotência enorme. O homem deve pensar que é dono e senhor da verdade absoluta e nem admite que podem (e há) outras "missões onde é possível compreender e confirmar o verdadeiro caminho histórico da humanidade". Soa a intolerância e prepotência... duas coisas que não me agradam nem um bocadinho.

    ResponderEliminar
  3. Nao concordo com nada do que dizes, mas nao vou esmiuçar argumentos porque quem faz do papa o seu odio de estimaçao, já está mal à partida dado nunca supor que algo esteja bem. Logo, o papa ha-de ser sempre uma fístola tua cheia de improperios e imperfeiçoes que me recuso a comentar.

    abraço e... o mundo nao é so o Papa, rapaz. tens de perceber o que está subjacente a esse teu odio religioso pelo papa ;)

    Por mim, podes postar todos os dias sobre ele que, sabendo dessa fixaçao doentia, nao comentarei mais. É um pouco como os debates polçiticos com o PCP a nao mudar de cassete. ;)

    Hasta

    ResponderEliminar
  4. Olá Cirrus,

    Li com atenção este teu post e chamou-me a atenção alguns pormenores: como é possível que alguém culto e informado - e o teu blogue demonstra essa evidência do seu autor -, e depois consegue misturar tudo?

    Não sou praticante de nenhuma religião, nem da Católica, sou muito crítico com a Igreja Católica (aquela que julgo conhecer melhor) e também não sou um admirador deste Papa. No entanto, sou uma pessoa de fé e tenho Deus no coração e não preciso de frequentar igrejas. Nem vale a pena acrescentar mais.

    Dito isto, aqui fica o meu pensamento:

    Uma coisa é malhar no Papa, até compreendo que dê um certo gozo. No entanto, outra coisa muito diferente é ver e deduzir que a frase do Papa seja um indicador de ser um radical e querer impor a todo o universo [???] o catolicismo.

    A má vontade que possas ter contra este Papa não deveria levar-te a «interpretar» esta sua frase da forma que o fizeste, pois se há algo que demonstras possuir (os teus textos falam por si) são os vastos conhecimentos da língua portuguesa. E são esses conhecimentos que fazem dos teus posts uma delícia.

    Desde quando a frase do Papa leva-nos à interpretação que «Bento XVI quer impor a todo o Mundo a Fé Católica, quer todo o Universo se vergue à sua vontade, que se torne num Universo Católico.»?

    Ele, o Papa (mesmo não sendo pessoa da minha simpatia, nem da tua), tem o direito de dizer o que entender, dentro das suas atribuições. Todas as religiões tentam dizer coisas parecidas.

    E não é que têm razão, de alguma maneira? Sem dúvida que a humanidade está a voltar a Deus. Tu, não?

    Abraço com um sorriso de simpatia.

    []'s

    ResponderEliminar
  5. Francisco, obrigada pela visita. Muito se importa o Kota, como lhe chamas, com o malhanço que lhe dedico!! Não, amigo, não é por apenas estar contra este Papa que lhe dedico estas linhas. Há uma coisa aqui que é essencial nos posts que faço acerca do Papa: o humor. Se posso brincar com Deus, que, segundo dizem, tem sentido de humor, porque não hei-de eu brincar com o Papa?

    ResponderEliminar
  6. Pronúncia, o Papa é um líder espiritual. Mas também político. Tem muitos olhos cravados nele, buscando inspiração, conselho ou até apenas opinião. Deve ter mais cuidado com a maneira como fala. Não estamos em tempos de intolerância e de evangelização forçada. A escravatura já acabou há muito.

    ResponderEliminar
  7. Daniel, estás no teu direito de não comentar. Sabes, no entanto, que és sempre bem vindo.

    Mas, sabes, não lhe chamaria ódio. Antes e apenas aversão. Não me preocupa o facto, até porque pouco me pode ele afectar. Hipocrisia é coisa da qual não sou adepto. Quando penso que algo está mal, gosto de falar disso dissertar sobre o caso. Aliás, como todos fazemos, como até tu fizeste, em relação aos políticos da nossa praça. Não penso que o Papa esteja acima deles. Em nada.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. António, bom dia e bem vindo, espero ter-te como presença assídua. Eu sigo o teu blog atentamente.

    Quanto ao Papa: as partes sublinhadas são Links para os respectivos discursos ou notícias. O que depreendo das frases foi o que expus no ecrã. Não fui o único, como podes ver pelos comentários anteriores. Se me souberes dizer qual o significado da última frase, que não o que depreendi, considerarei discutir o assunto.

    A Igreja Católica, historicamente e etimologicamente, é "Universal". Não é nada de novo. O que este Papa fez foi meter de novo o assunto da evangelização no topo da sua agenda, demonstrando pouco respeito pela história e pela evolução do Homem. Este tipo de linguagem poderia aplicar-se nos tempos de colonização e escravatura. Actualmente, só é escravo quem quer.

    Mas a tua opinião é diversa e respeito-a. É da diversidade que vivemos. A unicidade leva à decadência.

    ResponderEliminar
  9. Cirrus,

    Obrigado pela resposta, elegante, por sinal. Nem seria de esperar outra coisa, de alguém com a imensa cultura que os teus dizem-nos teres. Olha que já tive oportunidade de ler todo o teu blogue. :)

    Ao mencionares a minha última frase, estás a referir-te a esta?

    «E não é que têm razão, de alguma maneira? Sem dúvida que a humanidade está a voltar a Deus. Tu, não?»

    Todos os «pastores» [Papa, Presidentes de partidos, de clubes, etc.] tentam aumentar o seu «rebanho».

    Consideras escravatura a tentativa dos dirigentes de clubes em arranjarem mais sócios e simpatizantes?

    Quem diz clubes, diz tudo o resto. Por exemplo, tu és o «pastor» deste teu blogue e claro que desejas ter leitores e comentadores. Todos desejamos. será isso uma atitude esclavagista? Não creio.

    Voltando ao Papa, acho mesmo que ele tem razão quando afirma que há um «regresso a Deus». Cabe ao nosso livre-arbítrio escolher «como» e «quando». E, dentro desse livre-arbítrio podemos escolher «nunca». faz parte.

    Desde quando é que a palavra 'evangelização' ficou aprisionada pelos acontecimentos do passado histórico. É o trabalho dele - evangelizar. Não é falta de respeito por ninguém. É a tarefa dele, simplesmente. Obviamente que estamos a falar de evangelizar em direcção á Igreja Católica.

    A mim, nesse sentido, ele não me evangeliza.

    Mas tem esse direito - democracia e liberdade, que infelizmente, ainda não chegou a toda a humanidade deste planeta.

    Que «A Igreja Católica, historicamente e etimologicamente, é "Universal"» parece-me ser um problema deles, não meu. 'Universo' para mim tem o sentido daquilo que vai para além do planeta Terra. Já não estamos no tempo de Galileu.

    Não há unicidade nesta perspectiva, Cirrus, pois há numerosas filosofias para o espírito em todo o mundo, como bem sabes. Isto é diversidade.

    Gostei de conversar contigo e cá me terás como teu leitor frequente, pois temos muito mais em comum do que à primeira vista possa parecer. Só que temos níveis de aceitação e tolerância um bocadinho diferente.

    És um escrito brilhante e acutilante. Respeito muito isso.

    Posso discordar de algumas ideias nest post e isso não significa que dê em debandada ou faça silêncio.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Cirrus,

    Desculpa as gralhas do meu texto. foi o excesso de velocidade ao escrever.

    ResponderEliminar
  11. António, por acaso não me referia à tua última frase, antes à última que cito do Papa. Não há segundas leituras, para mim, mas isso é subjectivo.

    Quando se fala que o grande objectivo do Islão é espalhar a sua influência religiosa por todo o mundo, é um escândalo, e até esta figurinha triste deste Papa se pôs a mandar bitaites assim que se falou disso, citando antigos imperadores e tudo mais. Depois, já não era nada disso, ele não citou por mal, nem disse o que disse. Foi nessa altura que fiquei com a pulga atrás da orelha.

    A evangelização é missão do Papa. Até aí aceito eu. O senhor acha (mal seria se assim não fosse) que é na Igreja Católica que se encontram as maiores virtudes. Mas pensar que o destino histórico da Humanidade é a unicidade católica, meu amigo, aí não concordo. E essa ideia apenas concorre para a minha opinião de que o homem é apenas um político sedento de poder, como qualquer outro (ou maioria, vá - não entremos em pessimismos exagerados). A Igreja não é o único caminho histórico a percorrer. Hoje mais do que nunca, o Homem tem as ferramentas necessárias para se emancipar dos mitos caducos da Igreja (que serviu um papel importante, sem dúvida, na organização desta sociedade fragmentada, diria mesmo selvagem, que antes tínhamos, na Europa, depois da queda do Império Romano) - mas acabou-se, pensamos por nós próprios e fazemos o nosso percurso histórico. Não há um só caminho espiritual. Há uma só virtude e essa não é exclusivo da Igreja Católica (bem pelo contrário). Pensar o contrário, como o Papa pensa, é menorizar os cinco milhões de pessoas não católicas deste Mundo.

    Opinião, não facto ou dogma, como são as palavras do Papa, que, como sabe, são abrangidas pela Infabilidade Papal - mais uma brincadeira interessante...

    ResponderEliminar
  12. Olá de novo, Cirrus

    Nao vou, tal como referi, argumentar o que penso sobre o Papa, dado que quando se tem uma cassete do PCP nao vale a pena acrescentar argumentos, embora devamos respeitar todas as diferenças de opiniao coisa que nao me parece que o faças em relação ao Papa, mas intervenho apenas para dizer que quanto a nao chamares odio mas aversao para com o Papa, em termos práticos é exactamente o mesmo pelo que se vê na "mania" da fixação dos teus posts sobre o Papa, mesmo quando nada tens de escrever sobre ele mas salivas para que diga algo, como foi o teu post anterior ou antes desse ;)

    Convém que existe aqui uma obsessão, obviamente doentia e nao camufles com o achares hipócrita, como dizes, o que eu nao acho: acho-o, alias, muitissimo coerente. A menos que vejas coerencia apenas naquilo em que está de acordo contigo (ou estaria). Give me a break, Cirrus.

    Mais: quando dizes "Quando penso que algo está mal, gosto de falar disso dissertar sobre o caso. Aliás, como todos fazemos, como até tu fizeste, em relação aos políticos da nossa praça. Não penso que o Papa esteja acima deles. Em nada."

    Como vês, até quando nada está mal tu escreves posts a cascar no Papa como o outro em que esperavas ansiosamente por noticias... para cascar, claro. Isso nao é fonte de inspiração, como dizes, é doença, é fixação. Diria mais: é falta de visão de diversidade de opinioes quanto mais se trata de uma religiao monoteista que por nao perfilhares provavelmente te leva a estas pequenas mas insistentes deambulações. Ninguém se deve lembrar tanto do Papa como tu ;)

    E sobre dizeres que também eu falo sobre os politicos da nossa praça, Cirrus, nao compares. O Papa nao tem poder terreno, e embora possa alertar consciencias de acordo com a Doutrina Social da Igreja, continua sempre a ser coerente com a sua doutrina que é a da Igreja. Hipocrisia? Não vejo onde. E embora possa levar as pessoas a decidirem por isto ou por aquilo, nao é a ele que competem as politicas de saude, justiça, educaçao, social e cultural, e ja que tens uma enorme jactância para com ele, entao nao me parece que o mundo piore (no sentido material do termo) por aí, porque o Papa nao tem qualquer influencia a estes niveis de governação, mas apenas indirectamente nas escolhas morais que as pessoas possam ou nao adoptar para si.

    Escreveres para além disto comparando-o a uma qualquer outro chefe de Estado, é estares deslocado de uma realidade apenas porque lhe tens aversao.

    Acho doentio, mas tu é que sabes ;)

    Eu tamnbem escrevo sobre o que me apraz, mas nao reincido doentimante... (julgo eu)... muito menos para malhar sobre pessoas de bem... por mais que discorde delas.

    Vá, mas como o Papa te faz feliz e te liberta de outras aversoes, entao já é bom ele existir porque é terapeutico para ti ;)

    Abraço e obrigado pelo teu comentario la no estaminé. Mas não, nao voltarei a estas redundãncias e so desejo que ele te continue a servir de inspiração, nao porques eja hipocrita ou porque cause o mal no mundo, mas porque, apenas e so, lhe tens aversao. O teu blog nao pararia se fosses pela hipocrisia dos governantes do mundo, dos autarcas e de tanta pessoa em geral. Mas por algum motivo te detens no Papa e percebe-se porquê. Apenas porque nao perfilha a tua visão sobre um Deus cosmico, o Sol, etc, como tu, mas saber respeitar os credos e as diferenças de visao de cada um , é mais importante do que os teus comentarios sempre jocosos sobre uma pessoa de bem... mesmo quando eu nao concordo em MUITO com muito do que ex-catedra se diz.

    Mas, por ora, ainda nao cai no facilitismo de cascar por cascar, so porque nao é o que quero, ou nao faz o que gosto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Cirrus

    Deves estar, então, a referir-te a esta frase:

    "É somente nesta missão que se compreende e se confirma o verdadeiro caminho histórico da humanidade."

    Ainda bem que puseste o link para o discurso dele, pois eu teria dificuldade em contextualizar as afirmações que o Papa faz.

    Conseguiste em mim uma proeza que não fazia há muito tempo: ler um documento longo do Papa. Uff! Que cansaço! ;) Aproveitei para ler todo o texto do Papa para tentar perceber onde é que ele poderia estar a exorbitar das suas funções. Não encontrei nada de especial. nada que qualquer outro dirigente religioso ou laico não dissesse em função das suas tarefas.

    Voltando à frase, enfatizada mais acima. Não me incomoda minimamente, pois não vejo como me sendo destinada. No início ele esclarece a quem se dirige: «me dirijo sobretudo a vós, Irmãos no ministério episcopal e sacerdotal, e também aos irmãos e irmãs do Povo de Deus». Não sou padre, nem faço parte da igreja católica. Ainda bem.

    No entanto, tenho que reconhecer o valor histórico das missões (católicas ou não-católicas) pelo «bem» que têm proporcionado a milhões de pessoas. Basta só pensarmos em 'saúde', por exemplo.

    No en tanto, vejo a frase como muito comum, de um propósito, o da dita igreja.

    Concordo absolutamente contigo quando afirmas «que o destino histórico da Humanidade é a unicidade católica». Também entendo assim.

    Não sei se ele é uma criatura sedenta de poder. É uma criatura de «dentro» do Vaticano, enquanto máquina muito bem oleada. O antecessor era uma criatua de «fora», por isso, talvez, ter sido tão amado por biliões de pessoas, incluindo os não-católocos. João XXIII foi outro homem de «fora». Também foi profundamente amado.

    É curioso como os Papas amados pelas pessoas consegume melhores resultados que os homens de «dentro» da máquina.

    Outro homem de «dentro» foi Pio XI. Só que soube dirigir magistralmente na sua época.

    Este não tem hipótese alguma de influenciar ao mesmo nível. No entanto, reconheco-lhe o direito de dizer o que disse.

    Tal como reconheço o teu direito a discordares, e já agora, o meu direito também de ficar indiferente ao que ele possa dizer.

    Concordo absolutamente contigo nisto: «pensamos por nós próprios e fazemos o nosso percurso histórico. Não há um só caminho espiritual. Há uma só virtude e essa não é exclusivo da Igreja Católica (bem pelo contrário).»

    Cirrus, faz as contas, por favor. Conta a humanidade na sua totalidade e verificarás que os não-católicos somos muitos mais.

    Meu caro, vou dar por finda a minha troca de palavras contigo neste post, pois estou a ser demasiado invasivo num espaço que te pertence.

    Agora tenho que ir. Até ao próximo post.

    Abraço

    António

    ResponderEliminar
  14. Actualização do meu comentário:

    Saiu uma gralha terrível e que se presta a equívocos.

    Onde está:

    Concordo absolutamente contigo quando afirmas «que o destino histórico da Humanidade é a unicidade católica». Também entendo assim.

    Corrijo para:

    Concordo absolutamente contigo quando afirmas «Mas pensar que o destino histórico da Humanidade é a unicidade católica, meu amigo, aí não concordo». Também entendo assim.

    ResponderEliminar
  15. António, destas intrusões agradeço.

    ResponderEliminar
  16. Não posso concordar com a frase referida. Reconheço-lhe o direito, enquanto líder espiritual, de dizer que a Igreja pode ser o caminho histórico dos crentes ou dos cristãos. Da Humanidade, nunca. Por uma só razão: há mais religiões. Cada um é livre de seguir a que quiser e ninguém pode presumir que planeia ou projecta a moralidade e muito menos o "caminho histórico" de toda a Humanidade. Isso é prepotência. E é mais: é o desconhecimento total da sociedade moderna, é o desconhecimento total sobre qual a verdadeira influência da Igreja Católica na sociedade. E um líder deve saber liderar, não apenas apresentar cânones e dogmas.

    ResponderEliminar
  17. Olá,isto hoje está muito sério...

    Bem me avisou a minha amiga Conceição :"quando ele disser mal do velhote,não ligues,faz de conta."

    ResponderEliminar
  18. Daniel, não entremos por onde entramos da última vez, em que te disse, claramente, que não era por tu considerares o Papa uma pessoa de bem que eu o deveria aceitar como facto.
    A minha aversão a este Papa a mim diz respeito, és livre de concordar com o que digo ou não, é um problema que não é minimamente meu.
    Uma vez perguntaste-me (com toda a razão, diga-se) como sabia eu que tu eras católico. A verdade é que ainda não sei. Não queiras presumir aquilo que os outros são ou em que acreditam.
    Quanto ao facto de me considerares doentio, embora eu não aprecie este tipo de epítetos, garanto-te que vivo muito bem comigo mesmo, embora disso não necessite fazer grande alarde. Não tenho problemas de consciência nem assuntos mal resolvidos seja com quem for.

    Por fim, e não querendo alimentar demasiado esta troca de comentários, sempre há a referir que posso não considerar o Papa uma pessoa de bem, tal como tu o consideras. Concordes ou não, falarei as vezes que me apetecer sobre isso. Há experiências pessoais diferentes, provavelmente, que nos fazem ver as coisas de forma diferente. Se calhar, podes perguntar-te, já vi algum efeito de algumas das directrizes do Papa, nomeadamente no uso de contraceptivos (e não estou a dizer que vi ou não, mas podias ter essa curiosidade de perguntar). De qualquer das formas, nunca apelidei de doentio quem faz posts fora daquilo que considero normal ou convencional. Mas isso já é com cada um, cada um sabe de si e da sua maneira de tratar os outros. Penso que a saudável troca de ideias não contempla termos desses, a não ser que fosse notoriamente na galhofa, coisa que não reconheci nas tuas palavras.

    Um abraço e tem a noção de que serás sempre bem vindo a este espaço.

    ResponderEliminar
  19. Rose, tal como os outros, és livre de ligar ou não. São aceites opiniões.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  20. Rose, já agora, quem é a nossa amiga Conceição?

    ResponderEliminar
  21. Cirrus

    Nada do que disseste invalida a minha opinião, como nao invalida a tua, obviamente, mas eu, apesar de nao considerar o Primeiro Ministro como um bom ministro, nao deixo de o achar como uma pessoa de bem, assim como os esquerdistas, os de direita, etc. Todavia, nao posso considerar pessoas de bem os skin-heads, por exemplo. Nao me parece que o Papa nao seja uma pessoa de bem. Eu coloco a pessoa acima do resto: tu começas pelo resto.

    És livre de o fazer e és muito sensivel quando se trata de ti, mas chamar-te doentio em escreveres doentiamente sobre o Papa (nao tanto a substancia mas a forma e a insistencia mesmo antes de ele dizer alguma coisa esperando tu avidamente apenas para desancar nele)nao sao epítetos, daqui a pouco vais dizer que te estou a ofender, como da outra vez, mas uma constação, porque tu nao falas de um tema, ou pessoa ou assunto que esteja a dar que falar, mas simplesmente de dente afiado como um lobo que aguarda nos arbustos pelo capcuhinho ;) E isso é que me parece doentio, nao tanto o que escreves porque isso quase carece de fundamento, mas sao opinioes diferentes que temos e por isso nao vou voltar a comentar pelo que te escrevi no anterior comentario.

    Mas, como vês, ficas muito sensibilizado quando se trata de ti, mas para o Papa ja vale tudo. Isto so por si mereceia reflexao ;) e quanto ainda a dizeres que nao tens problemas mal resolvidos, nao é assim no campo religioso, e isso é notório. É uma constação normal, apenas isso.

    E nao confundas , mais uma vez, o entusiasmo da conversa com ofensas e afins. Que diria entao o Papa de ti? ;) Nao podes é ficar imune a que existam comentarios que nao te sejam favoraveis, certo?

    Um abraço verdadeiro e ficarei por aqui, sim, tens razao.

    Daniel

    ResponderEliminar
  22. Daniel, não sei de onde tiras tantas conclusões, sinceramente! Eu, sensibilizado? Deves estar a brincar comigo! Opiniões são opiniões, meu caro, eu tenho a minha, tu a tua. Apesar de não te chamar doentio, e isso é um facto, dos poucos que se puderam aferir desta troca de opiniões. Podes chamar-lhe o que quiseres, isso pouco me importa.

    Falei de um problema e causa que defendo no post anterior, misturando-o com o problema da TVI, falei do Chávez, por duas vezes, do problema dos chips nos automóveis e portagens na estrada, DE TIMOR LESTE e do perdão que Ramos Horta decidiu dar aos indonésios.

    Não são assuntos importantes? Não assuntos que dêem que falar??? Mais ainda, comentaste-os??

    Não, preferiste defender, como é habitual, a tua dama preferida. Não tem nada de mal, pelo contrário. Mas fica-se com a impressão que tudo o que te interessa neste mundo tem a ver com a religião. Obviamente, sei que não é verdade. Mas parece, se consideras os meus posts sobre o Papa mais importantes que a Palestina ou Timor. Eu não considero, nem de perto. São a minha forma de escrever algo quando nada há de interessante a acontecer. Porque, de interessante, pouco tem o Papa. Sabes, não sei quem é mais doentio. E não confundas isto, o entusiasmo da conversa, com qualquer epíteto que te queira dar, pois não é o caso - não sei quem é mais doentio - se quem critica o Papa quando pouco tem para comentar do que aquele que ignora problemas bem mais importantes para assim o defender cegamente.

    Tu vais primeiro pelas pessoas, e o Sócrates, por exemplo, para ti, é uma pessoa de bem. Eu vou pelas acções das pessoas de bem, e não posso dizer que ele seja uma pessoa de bem. Mas aí está, talvez, a diferença entre nós: tu olhas a pessoa e vês a sua bondade. Basta parecer. Eu vejo as consequências das suas acções e aquilato depois. Não basta parecer, é preciso ser.

    ResponderEliminar
  23. Já me esquecia, um abraço e convido-te a ler os posts importantes (na minha opinião) que escrevi, para além daqueles que já sabes que escrevo doentiamente.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  24. Bem, isto vai aqui uma conversa interessante. :)
    apreciei os dois pontos de vista e a minha opinião é a de que a maioria das religiões distorce a visão do ser humano, leva-o a separar-se daquilo que é realmente importante. Se me ponho com as minhas coisas nunca mais saía daqui, nem quero causar polémica mas para mim as religiões mais antigas (em comparação a religião católica é ainda bebé) são as mais sábias, apesar de não serem muito explicativas, no sentido em que fazem melhor a ligação entre o homem e tudo aquilo que o rodeia. ao passo que a religião católica nos afasta da nossa verdadeira essência. Um pouco como se deus é tudo (prefiro chamar-lhe universo) então nós somos deus de uma certa maneira. não me acredito na versão antropomórfica do deus da bíblia, mau, mesquinho, invejoso e mais, que erra como qualquer ser humano, o que faz com que a minha ideia ganhe mais raízes. nós não fomos feitos à sua imagem. deus foi feito à nossa imagem como maneira de tentar explicar o desconhecido. a bíblia não é a palavra de deus, mas a palvra do homem inspirada por deus, universo, natureza. mas não me quero alongar mais. já estou a escrever demais. :D

    ResponderEliminar
  25. Anne, concordo contigo, mas não vou tão longe. Conheço bem as Escrituras judaico-cristãs e islâmicas, e o Deus a que te referes (mau, mesquinho) é apenas o do Antigo Testamento. O Novo Testamento dá-nos uma visão magnânima de Deus. De qualquer das formas, há que não esquecer que antes de qualquer destas religiões existirem , existiram outras bem mais antigas, e que ainda perduram, como é o caso do hinduísmo e xintoísmo.

    ResponderEliminar
  26. "Nao concordo com nada do que dizes, mas nao vou esmiuçar argumentos porque quem faz do papa o seu odio de estimaçao, já está mal à partida dado nunca supor que algo esteja bem. Logo, o papa ha-de ser sempre uma fístola tua cheia de improperios e imperfeiçoes que me recuso a comentar."
    DANIEL, AMIGO, CONTRADIZES-TE NESTA TUA INSISTENCIA...
    CIRRUS, TENS TODA A LEGITIMIDADE PARA ESCREVER O QUE TE APETECER, ESTANDO NO TEU CANTO. DIGO EU...

    ResponderEliminar
  27. Francisco, agradeço o comentário, mas a verdade é que eu e o Daniel, apesar das divergências e disputas, não deixaremos de ser bons amigos cibernéticos. Penso que ele pensa da mesma forma.

    ResponderEliminar
  28. Sim, Cirrus, desculpa a intromissão. Na verdade temo que um dia se desentendam de vez. Gajos como voces fazem falta e de preferencia em uniao de esforcos...Abraco aos dois

    ResponderEliminar
  29. Sim, Cirrus, desculpa a intromissão. Na verdade temo que um dia se desentendam de vez. Gajos como voces fazem falta e de preferencia em uniao de esforcos...Abraco aos dois

    ResponderEliminar
  30. Não entres por aí, Francisco! Como o Cirrus disse e muito bem, a nossa amizade cibernetica ultrapassa as nossas divergências e disputas, o que nao acontece com todos os amigos, como me chamas ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  31. Francisco, obrigado pelo elogio e preocupação. Podes intrometer-te à vontade, não há problema.

    ResponderEliminar
  32. Daniel, vou fazer uma série de pequenos posts, com notícias curiosas. O Papa aparece numa delas, mas verás que não é nada de desagradável.

    ResponderEliminar
  33. Nem tenho porque entrar, Daniel. Raio do tempo livre que me faz mexer em contas que Não são do meu rosario :-)

    ResponderEliminar
  34. Penso que também não é por aí. Caso quisesse discutir este assunto apenas com o Daniel, enviar-lhe-ia e-mails. A discussão é pública, pois o post foi publicado para quem queira ler e intervir. Aí é que está a graça.

    Recentemente, desliguei-me de comentários num blog, mas continuo a segui-lo com muito interesse, pois é muito bom. E porquê? Porque é público e está aberto como tal.

    ResponderEliminar
  35. Francisco, já foi tempo, quando era mais jovem e...
    Bacano??
    Pensei que tivesses dito bacanal...



    Oh pa ele a assobiar pó lado...

    ResponderEliminar
  36. Eh eh eh eh hoje nao estou nos meus dias. Obrigado por me fazeres animar um pouco :-)

    ResponderEliminar
  37. Eh pá, anima-te lá, se não ainda cais do moliceiro!

    ResponderEliminar
  38. Lol, olha a ver se vieste ao S. Paio :-)

    ResponderEliminar
  39. Já não vou ao S.Paio há muitos anos. Mesmo muitos. Quando trabalhava em Ovar, ainda dei algumas escapadelas depois de sair para o S.Paio. Mas isto há mais de uma boa dúzia de anos.

    ResponderEliminar
  40. A tradicao continua...copos, petiscos e companhia :-)

    ResponderEliminar
  41. E dificuldades em fugir à brigada na Varela...

    ResponderEliminar
  42. Pois...os que somos da terra conhecemos os truques, mas os visitantes caem ali que nem patos :-) E a Torreira perde muito com isso

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR