segunda-feira, 7 de setembro de 2009

PAREM LÁ COM ISSO!!!

Foto Google

O colesterol é danado!! O colesterol (o mau, aquele com ls e coiso) é mau! Pelos vistos, há o Colesterol bom, o mau e deve haver o Colesterol vilão também. O colesterol mata e o colesterol é tramado. Além de cientificamente provado, é a minha opinião também. Porra lá o colesterol que não me deixa em paz!
Tenho peso normal para a minha estatura, tenho uma alimentação que, não sendo exemplar, é, no mínimo, razoável. Caminho ou corro meia hora por dia. E tenho colesterol. Não sei bem porquê, parece que tenho uma propensão genética qualquer... Logo, tenho de tomar medicamentos. Pravastatina. Ok, tudo bem. Hoje levei a última receita à médica da empresa para logo passar numa farmácia e comprar a dita. Isso e pasta dos dentes.

Estou (ou estava há uns meses atrás), fora dos limites do colesterol, mas até nem muito - 380 é muito?! Não me parece... Dada a tal propensão genética e tal... é pouco. Pior esteve o meu irmão que foi apanhado a fazer curvas a 520. E não morreu. Pelos vistos, tem uma propensão genética... Deve provar que somos irmãos...
Quando eu era puto, era sujeito a exames periódicos, porque tive uma doençazita associada à proteína C reactiva (nome pomposo para reumatismo infantil), derivada de uma infecção sanguínea. Curei essa doença de uma forma extraordinária, que fica para outro post. Prometo.
Nessa altura, o limite máximo para o Castrol era de 250 uds. Há dez anos atrás, quando fiz uma bateria de exames para trabalhar em determinada função, reparei que o limite era de 220 uds, e eu tinha 280. Nada de grave, resolveu-se com exercício.
Mas o famigerado Castrol atacou mais em força ultimamente, e fui encontrado a navegar a 380 nós. Mas entretanto o limite baixou para 200. Ultimamente, tenho baixado (320), mas entretanto o limite também baixou para 180!

Parem lá com essa trampa, porra!! Por este andar, quando o limite de Castrol nas localidades for de 50, estou com 100, perfeitamente saudável mas ainda a comprar a parva da estatina!! O meu velhote (carinhosamente velhote, claro!) tem 140 e o médico receitou-lhe pravastatina: "Tome meio comprimido, faz-lhe bem...". Ou melhor, receitou-lhe Pravacol, pois não autoriza a pravastatina. O velho ainda lá se lamuriou que era reformado e tal, mas qual quê? "A sua mulher tem propensão genética, tem de tomar sempre, tome dos dela que fica mais barato!" Ora porra! Mais barato a quem??

Pronto, e fiquei a saber que sou Santos da parte do pai e colesterol da parte da mãe! Antes isso, andam para aí outros que herdaram coisas piores das mães... Eh pá, maldosos do catano e do camandro!!! Estava a pensar na diabetes!!!

Mas parem lá de mexer no limite, porra!!! Querem multar, multem, querem vender fármacos, vendam, se quiserem até podem vender os farmacêuticos também e levar os médicos junto! Mas parem lá de mexer nisso, ò faxabor!!! Juro que se baixar para 150, a primeira coisa que farei quando for a Trás-os-Montes é comer uma posta de três quartos!!

PS: se não baixar para os 150, prontes, Ok, como só uma posta de meio quilo. Mas com uma alheira como entrada!!!

29 comentários:

  1. É óbvio que o teu problema deve ser hereditário. De qualquer maneira, é bom avaliar com o médico se tens algum problema de tiróide. Isso tem influência, assim como comer certos tipos de marisco e gorduras vegetais (óleo de coco).
    Come fruta, aveia, e legumes com força.

    ResponderEliminar
  2. Dylan, pelos vistos tenho mesmo propensão hereditária, mas nem aprecio muito o marisco. Estou a ser acompanhado.

    Obrigado pela preocupação, amigo!!

    ResponderEliminar
  3. Pensas a 200, falas a 220, colesterol a 300 e muitos... isso é que é excesso de velocidade!

    O meu problema não é o colesterol mau (o vilão acho que ainda não cá mora), é o bom... o raio do gajo anda sempre abaixo dos limites normais. Exercício diz o médico, exercício!

    Porra, 2 horas de yoga por semana, mais 2 de ginástica bem puxada, mais umas caminhadas a jogar golfe aos fins de semana... não é exercício que chegue?! Eu não quero ser atleta de alta competição, canudo!

    Ah! Ainda comprei uma bicicleta, mas descobri que... já não sei andar! (mais uma treta a desmistificar num post... isso de nunca se esquecer de como andar de bicla)

    Vê lá se apanhas o colesterol e o impedes de continuar a baixar o limite... senão a 50 morres de tédio! :)

    ResponderEliminar
  4. Olha, por acaso nunca tive problemas com colesterol apesar de nunca fazer nada para o evitar, como de tudo. mas tb sei que não posso abusar da sorte. o que eu não gosto é de médicos que receitam medicamentos a toda a hora e por qualquer ai! nesse aspecto tenho uma boa médica, só me receita alguma coisa em última instância, depois de tentar outros métodos menos químicos. em coisas não graves claro.
    Se mantiveres uns níveis aceitáveis não precisas de andar a chatear-te muito com isso.

    ResponderEliminar
  5. Há seis meses que não fazia ginástica, fiz a hoje a montar a torneira da banheira, mas mesmo assim deu raia. Fiz exercicio, mas aquilo ficou mal e vai vicar cá alguém competente. Quanto a ti segundo dizem existem algumas coisas naturais importantes e que combatem o colesterol, quem não deve gostar muito da ideia é o Dylan

    ResponderEliminar
  6. não sei como não fizeste um post sobre a notícia mais recente (pelo menos só hoje ouvi, tenho estado sem tv e net) sobre a palestina. pelo visto novos assentamentos vão ser construídos em território árabe, óbvio. israel ignora completamente tudo e todos. imperialistas.

    ResponderEliminar
  7. Cirrus

    tenho uma amiga que é vegetariana porque sempre teve a "panca", nao por imposições, e nem gostas de molhos e afins, e toma Visacor para o colesterol. É nítido que no teu caso é hereditário (até porque também falas no mano e na mãe) mas tem cuidado em andares a esses niveis. Eu dou o exemplo intermédio entre ti e essa amiga minha: com ela parace ser caso único que eu conheça já que nao tem antecedentes familiares, contigo é hereditário; mas comigo tenho também uma propensão para coleterol elevado, esse Castrol como bem dizes que volta e meia me leva a fazer analises e olha que ando sempre no limite, quando não passo. O pior é se se combinam os triglicéridos e glicose e tudo piora e ainda me torna diabetico.

    Porque será que as coisas boas fazem sempre mal?

    Abraço e sobretudo: CUIDA-TE. EU falo por mim e nao tenho esses valores. Acho que ja nem conseguia vir aqui enquanto nao baixassem. Sou um medricas no campo da saúde, embora tente estar atento e nao cometer disparates.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Anne,

    Quem é o imperalista?

    E o terrorista...?

    ResponderEliminar
  9. Pronúncia, Golfe??

    Qualquer dia vais dizer que praticas cinco horas diárias de xadrez...

    ;)

    Penso, logo existo; penso rápido, logo ferida;

    ResponderEliminar
  10. Anne, é um problema que não me preocupa demasiado, mas às vezes dou comigo a pensar que seria bom livrar-me disto. Gosto de comer bem e de fumar os meus cigarros, logo só agravo as coisas. Mas levo uma vida muito saudável, à parte o fumo. Mesmo na alimentação, incluo muitos alimentos verdes e ricos em colesterol "bom", para ver se equilibro a coisa.

    ResponderEliminar
  11. Forte, dessas ginásticas até eu, de olhos vendados, com uma perna às costas e com a minha avó ao colo.

    Fazias, fazias!!!

    ResponderEliminar
  12. Anne, como sabes, o assunto é-me profundamente doloroso. Mas se olhares dois posts atrás, está lá, e em grande destaque. Só misturei a Manuela Moura Guedes para aligeirar e enxugar as lágrimas.

    ResponderEliminar
  13. Daniel, obrigado pelos conselhos. São assim os amigos - conhecem-se nas horas difíceis e nos bons conselhos, apesar das possíveis desavenças.

    Admito ser leviano e até negligente na saúde, mas também já tive a minha dose - como disse, vai para outro post. De qualquer das formas, imagina lá que nem fui levantar o raio da receita...

    ResponderEliminar
  14. Dylan,

    Deixa lá, podes chamar os dois. São ambos correctos. São isso e muito mais.

    ResponderEliminar
  15. Pois, Cirrus, parece que alguém esqueceu-se de dizer isso...

    ResponderEliminar
  16. Dylan, estava a falar dos israelitas...

    ;)

    ResponderEliminar
  17. Dylan, os imperialistas são os israelitas. já foi mau o suficiente terem ocupado terras que não lhes pertenciam. agora tb têm de roubar o que resta aos muçulmanos árabes. tudo bem sofreram muito, foram perseguidos, yabadabadaba, por aí além. não lhes dá o direito de fazer o que fizeram ao povo árabe. e que continuam a fazer.

    ResponderEliminar
  18. Sim Cirrus, Golfe!

    Se tivesse lido o "Eu, Pronúncia me confesso..." sabias isso!

    O médico mandou-me andar... eu juntei o útil ao agradável e resolvi ir aprender a jogar (há 2 anos).
    Não posso dizer que jogue... as estúpidas das bolas têm vontade própria e nunca fazem o que eu lhes mando fazer!

    Xadrez?! Já joguei menos mal no Secundário e na Universidade... agora caio num Cheque Pastor que é um mimo! ;D

    Gostei da forma como completas a frase de Descartes... verdadeira!

    Mas acho mais piada à forma que os alentejanos arranjaram para a concluir... :D

    ResponderEliminar
  19. quanto a terroristas, experimenta viveres numa desesperança constante, sem terra, direiros ou vida sequer, experimenta teres uma filha de 7 anos que se quer matar porque já não tem esperança de ter uma casa (pois continuam a exilá-los) e depois diz-me como reagirias tu...

    ResponderEliminar
  20. Anne,

    A tragédia palestiniana é comparada à ansiedade israelita. Ou pensas que é fácil viver em Israel, principalmente junto à faixa de Gaza, saber se há tempo para fugir de algum rocket da vizinhança, saber se o filho que vai para a escola volta ou é apanhado em algum atentado...
    Para alguns, é fácil colocararem-se de um lado da barricada. Para outros, como eu, é melhor posicionarem-se nos dois lados...
    Culpados, existem em ambas as facções.

    ResponderEliminar
  21. ansiedade israelita? devias informar-te melhor sobre a situação. acho que não vês as coisas como realmente são. só vês o que outros querem que vejas.

    ResponderEliminar
  22. Dylan, há um remédio excelente para essa ansiedade. Tu e todos nós sabemos bem qual é.

    ResponderEliminar
  23. Anne, é um assunto ainda muito condicionado pelos media. Normalmente só vemos as notícias que alguém quer que vejamos. O exemplo deste vídeo é flagrante, uma vez que, de forma oficial, apenas a TV para a qual a repórter trabalha o divulgou. Procurei noutras e, espanto dos espantos, não encontrei nada.
    Mas sabemos, e não precisamos que nos digam, que Gazah é governada por uma facção extremista chamada Hamas, uma facção que apenas existe porque foi criada e alimentada por Israel.

    ResponderEliminar
  24. mas tb não vêm o que o hamas faz de bom. é claro que eu condeno categoricamente esses actos violentos mas como digo consigo perceber os seus motivos. se eu lá estivesse lutaria pela minha família tb. além disso, o hamas permite que muita da população aceda a escolas, hospitais e bibliotecas, faz a redistribuição dos recursos entre outras coisas. a violência é apenas resposta à colonização perpretada por parte de israel. ilegal e desonesta.

    ResponderEliminar
  25. Como já disseste, é o desespero da luta pela sobrevivência. Apenas e só. Porque quem nunca viu a sua vida em perigo pode não entender...

    ResponderEliminar
  26. Ha dois anos esse gajo tambem decidiu instalar-se aqui no careca. Quando dei conta ja ia a 345. Como sou teimoso nunca tomei medicina, mas mudei os habitos alimentares e passei a comer muito salmao, sardinhas, frutos secos, gorduras so azeite so de oliva e muitos grelhados e legumes...baixou radicalmente, ao ponto do medico me dar os parabens por cumprido a risca o tratamento :-)

    ResponderEliminar
  27. Francisco, tens a sorte de não ter a tal propensão genética... Eu não consigo livrar-me disto apenas com exercício e boa alimentação. Tenho de recorrer à química. Por quanto tempo, ainda não sei. Aliás, é provável que seja tratamento permanente...

    ResponderEliminar
  28. Claro que sim. Se o gajo fosse genetico nao seria apenas com a dieta. Da parte da minha Mae, as minhas irmas herdaram os diabetes. Eu por enquanto ainda nao, mas na mesma dieta, comecei tambem a prevenir-me, a ver o que acontece.

    ResponderEliminar
  29. Estamos podres, c'um c******!!!

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR