terça-feira, 15 de setembro de 2009

O VIBRADOR DO INFERNO!

Foto Google

A Coca-Cola, no seguimento da sua campanha publicitária Kitsch, decidiu organizar uma exposição de arte contemporânea, com o apoio de uma empresa ligada a este ramo de negócio chamada Experimenta Design, dirigida por uma tal Guta Moura Guedes. Guta é um nome engraçado, tipo Nônô, ou Pita, ou mesmo Bibá. É simpático! A campanha da Coca-Cola, como se devem lembrar, consistia na troca de um objecto kitsch por uma lata de refrigerante desentope canos. A intenção era agora, convidando artistas da nossa praça, recriar esses objectos em novas obras de arte.

Assim, foi convidada, entre outros, a artista plástica Catarina Pestana. A Catarina lá fez a sua obra de arte, que enviou para o Palácio Braamcamp. Pelos vistos, alguém da Coca-Cola viu a escultura da Catarina e de imediato instruiu a Experimenta Design a retirar a obra de arte, ameaçando inclusivamente com o cancelamento do evento se a obra não fosse retirada de imediato. Porquê? Porque a obra contém, na sua composição, um vibrador. Podem ver a escultura aqui.

Há vários factos interessantes a ressalvar aqui. Antes de mais, a obra é pertença da colecção Joe Berardo, que ficou doido com a perspectiva de ter um vibrador a sério lá em casa e mandou toda a gente às malvas, pagando (dizem as más línguas, principescamente) para a possuir (e este possuir, entendam como quiserem). A vergonhosa censura da empresa, apoiada cobardemente pela Experimenta Design. O facto de o trabalho dos artistas NÃO ser remunerado de qualquer forma. E depois, todo o ambiente que rodeia o evento, com palavras como Guta, Braamcamp ou kitsch. Não é kitsch, é chique!

Está mais que visto que o vibrador, para a Coca-Cola, não se enquadra na sua imagem, mais ligada ao Menino das Lágrimas, ao Pai Natal, ao Coelhinho da Páscoa... Este vibrador é um objecto que veio do Inferno!!!
Mas... Há duas questões muito mais interessantes:
-Quem terá sido a alminha que considerou um vibrador um objecto kitsch???
-Quem terá sido a outra alminha que trocou o vibrador, considerando-o um objecto kitsch, por uma lata de desentupidor de canos???

Isto há coisas que nem a Seth lembrariam...

27 comentários:

  1. Já tinha lido a notícia.

    A Coca-Cola é que a sabe toda. Promove-se à custa dos tansos que lhe entregaram os objectos e os artistas que trabalharam de borla para os transformarem. Ser mecenas assim é fácil... pena tenho eu de não ter um nome sonante como o da Coca-Cola, para poder fazer o mesmo!

    Esperto foi o Berardo, ele pode ter pago pricipescamente pelo manequim vestido de amarelo e preto metalizado e com um vibrador a acompanhar... mas com toda a publicidade que já rodeia a "obra de arte" um destes dias ele vai fazer aquela conhecida "chantagem" com o governo que para não deixar a dita sair do país (vais ver também querem o vibrador para eles) lha vão pagar ainda mais principescamente... chama-lhe burro!

    Respondendo agora às tuas perguntas:
    1- Se for um daqueles que antigamente eram publicitados como "fantásticos massajadores faciais" então está demodé e é Kitsh!
    2- Provavelmente alguém que adquiriu o último grito em vibradores e não precisava daquele para nada...

    Digo eu! ;)

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  2. Cambada de xulos oportunistas, é o que é!

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  3. Pronúncia

    A Coca-Cola já não andava nas minhas melhores graças... mas agora...
    O Berardo não é burro, nem tem de o ser...
    Quanto ao objecto em si, como diria o Director de Marketing da Coca-Cola, é uma pouca vergonha!!!

    ;)

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  4. Francisco,

    Em poucas palavras disseste tudo.

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  5. como sei que andas um bocado enfadado estes dias, dou-te esta prenda. A procura de uma foto de um traje regional murtoseiro, sai-me esta prenda. Sera possivel? :-)

    http://pela-positiva.blogspot.com/

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  6. graças a Deus (ou a outro qualquer) que nunca gostei de coca-cola... e do berardo também não... palpita-me que de vibrador também não iria gostar...o que me deixa a pensar porque tanto estardilhaço por parte da companhia? Será que a coca-cola também vende vibradores (de uma marca made in china) mas aquele em particular era de outra marca? Pensemos nisto.... durante 3 segundos que chega!

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  7. Dentes, sê bem vindo!

    De facto, a companhia em questão já se dá a estes luxos, e em Portugal, país supostamente livre. E isto dá que pensar, mas se calhar, mais de 3 segundos...

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  8. Eh Eh Eh...pois! Cá para mim deve ser alguma coisa na água :-)

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  9. Porra, mas isto é epidemia ou quê??

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  10. Mas o que tu viste no inicio não é nada. Eu cliquei numa foto do google images e sai-me logo o kata Bento naquele blog. Mas o que tem o senhor a ver com trajes regionais? Não percebi...serao os sapatos Prada? Que perseguicão, pá!

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  11. Bem, têm o seu direito a existir, digo eu. Pode nem ser tão inflexível como isso. Se bem que quem está ligado à organização católica daquela forma... Mas não devemos julgar apenas pela aparência.

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  12. Mas a arte agora é sujeita a boicote? Não que eu entenda certo tipo de expressões, não entendo, mas quanto a mim é livre.
    E kitsch para mim é todo o universo Coca-Cola e seus pais natal e guerrinhas com a Pepsi e etc. E homens vestidos de Darth Vader o ano todo tb é um bocado kitsch. Quer dizer, ao fim e ao cabo o que ainda é menos kitsch no meio disto tudo é mesmo o puto da lágrima que agora já tem razão de chorar (andava eu convencida que o puto era Sírio) :p :p :p :p :p

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  13. Menina Ção, o facto de não entendermos ou não darmos valor (eu também não queria aquela escultura no hall de entrada...), não implica que haja limites deste género à liberdade criativa. Pelo que a notícia a surpreendeu a si e a mim...

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  14. Dylan, beber Pepsi, de preferência enquanto se vê a exposição...

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  15. A COCA-COLA preocupada com ... vibradores? De quê, Cirrus? PORRA...
    ABRAÇO AMIGO DE LUSIBERO

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  16. Assim vai o mundo, Maria...

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  17. já vi de tudo mas isto... tanta coisa que se passa no mundo e eles preocupados com um raio de um vibrador. cá para mim são desejos reprimidos por alguma coisa.... é que tanta frustração junta. isso deve ser falta de sexo. será que sãoa bstinentes tb? é que ficaram tão escandalizados... :)

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  18. olha lá, qual é a 17ª maneira de matar o raio do chefe???? não descobri ainda, bolas. :)

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  19. Anne, abstinentes, não sei, mas no mínimo serão puritanos.

    Tentaste a caneta do chefe?

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  20. tentei. :) não descobri mais nenhuma... hihi

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  21. já descobri.... :D o cabide do casaco. hihihihihi

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  22. Em tempos muito antigos, os grandes senhores eram mecenas de artistas. Hoje não há grandes senhores, há apenas grandes empresas.

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  23. António, concordo inteiramente. Mesmo assim, há bons exemplos de grandes empresas que são boas mecenas. Estes bem podem ir andando...

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