sábado, 26 de setembro de 2009

DIA DE REFLEXÃO

Foto Google

Pois, hoje é o dia de reflexão, diz quem sabe. É uma espécie de Sábado de Aleluia, o dia que antecede a Ressurreição da Democracia. A diferença é que, na original história da ressurreição, Osíris ressuscitou ao terceiro dia e depois continuou vivo. A democracia ressuscita no Domingo, mas morre às 19:00 do mesmo dia. Este é um dia em que não se pode fazer campanha, deve servir para reflectir sobre o nosso sentido de voto, como se a população deste país tenha de decidir hoje, mediante o que ouviu na campanha, em quem vai votar.

Ora o sentido de voto dos portugueses não é nenhum enigma. A maior parte vota porque sempre votou, e vota em quem vota porque sempre votou em quem vota. Um caso particular são os votos no PCP, em que 100% dos votos são porque sim. A percentagem nos outros partidos deve andar por volta dos 80%, enquanto que no BE, os votantes votam 100% convicto que é porque não. Ou seja, o BE é o voto de protesto, o PCP é o voto obrigatório. Olhando para o PS, o voto no PS, por parte dos eleitores "flutuantes" reflecte uma enorme vontade de serem como o irmão do amigo da prima de um conhecido, que tem um emprego num Instituto qualquer. Já o voto no PSD reflecte secretamente todos os pseudo empresários, à espera das benesses da MFL ao sector dos patrões, como reduções de impostos e possibilidade de despedimento sumário só porque lhes apetece. Convenhamos, quando é que o patrão demonstra todo o seu poder? Quando despede alguém, claro! Toda a frustração de criança ali bem patente, a latejar, fica logo mais calma... O CDS é mais ou menos a mesma coisa, mas com uma diferença importante: aqui está representado o voto cor-de-rosa.

Então, em quem devemos votar? Eu sei lá! Votem em quem quiserem, tenho lá alguma coisa a ver com isso?! O voto é secreto. E mais, não percebo como pode haver alguém a responder a sondagens! Deviam ser absolutamente proibidas! Então o voto não é secreto? Todos os votos?

Há ainda aqueles que, bem à maneira das boas ditaduras democráticas, fazem um apelo contra a abstenção. Coisa que não percebo. A abstenção é formalmente uma das formas de votar, basta olhar para a Assembleia da República, onde o voto de cada deputado pode ser "Yes, Master", ", vai mas é para o C******!" ou então "Estou-me cagando para isso". Mais, na minha visão, os que votam deviam estar cada vez mais contentes por a abstenção ser cada vez maior! Porquê? Simples - o seu voto aumenta de importância. Ainda chegaremos ao dia de vermos cada votante com um cargo de ministro!

Já reflectiram?? Vá, vão lá então! Ponham-se em frente ao espelho, vistam roupa rosa, depois laranja, vermelha, azul e cor da porcelana e decidam qual se reflecte melhor no espelho! Porquê cor de porcelana? Por causa do Louçã. Então e a porcelana não pode ter várias cores? Pois, aparentemente o Louçã também, depende da percentagem que obtiver...

35 comentários:

  1. Estás com medo de uma aliança esquerdista?

    Estás Todd(o) confuso...

    ResponderEliminar
  2. Disto tudo que disseste (e bem) so nao posso concordar com:

    "Há ainda aqueles que, bem à maneira das boas ditaduras democráticas, fazem um apelo contra a abstenção."

    Eu apelo ao voto, mesmo sem ter nada investido na area, porque nao suporto ver gente que nao votou, andar 4 anos a falar mal do governo.
    Mas isso sou eu...O resto saiu-te muito bem :-)

    ResponderEliminar
  3. Dylan, medo de quê?! Se calhar a solução até pode passar por aí...

    ResponderEliminar
  4. Francisco, não pode haver dualidade. Se as pessoas são livres, são livres de votar ou não. Por outro lado, e mesmo se abstendo, há o direito à indignação. A abstenção nem sempre é por desinteresse ou comodismo. Muitas vezes, arrisco mesmo, a maior parte das vezes, é por protesto.

    ResponderEliminar
  5. ENTÃO ...EM REFLEXÂO?
    E ESTá tudo dito! MAS ESTOU COMO DIZ O FRANCISCO:é preciso votar!
    ABRAÇO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  6. Interrompi a minha reflexão para dizer que gostei muito do texto:P Então e o MEP? E o MMS? E o JPEG, que um dia fundarei?:P (piada parva? Maybe:X) Sorry... Vou voltar à reflexão... *

    ResponderEliminar
  7. Maria, não voto em partidos centrões desde que me conheço a votar. Alterou alguma coisa? Não, ora um ora outro, vão conduzindo este país por vias tortuosas. É que amanhã, ou depois, ou daqui a três meses, os que votaram no PS (pois é o PS que vai ganhar estas eleições e com maioria absoluta), vão negar ter votado no PS e exigir a demissão do Ministro da Educação, ou da Saúde, ou da Justiça ou seja o que for. Esses são os verdadeiros hipócritas, não os abstencionistas.

    ResponderEliminar
  8. Adek, obrigado pelo elogio.

    Já convidei a Pronúncia do Norte para fundarmos juntos o PAB, o Partido Aos Bocadinhos. Temos a solução de todos os problemas do país - dar a independência à Madeira e ao concelho do Porto!

    ResponderEliminar
  9. Como já acabaram as minhas 24h de reflexão, já posso dizer qualquer coisinha... Excelente post!

    ResponderEliminar
  10. Afectado, cuidado com essas coisas! Olha que ainda não podes fazer campanha! Não que eu me esteja a candidatar seja ao que for...

    ResponderEliminar
  11. Já é sabido que sou contra abstenções, penso que já tivemos esta conversa nas Europeias, não vale a pena bater mais no ceguinho (neste caso, no ausente). Gosto muito dos dias de reflexão. Dá para descansar um bocadinho do circo... e em que são os palhaços dos protagonistas quem realmente precisa descansar...
    :)

    ResponderEliminar
  12. Sara, por mim podiam tirar umas longas férias para descansar... Longas, longas...

    ResponderEliminar
  13. Muito bem analisado sim senhor, mas também eu apelo ao voto, apesar de não condenar quem prefere abster-se... eu fui votar!

    Olha, por falar em PAB, parece que a Assembleia da República é para aí que tende... ;)

    ResponderEliminar
  14. Eu apelo ao trabalho amanhã de manhã! Quanto ao voto, vote quem quiser, quem não quiser não vote! Amanhã somos todos iguais outra vez...

    ResponderEliminar
  15. Bem, com esta parte dos votos, venho aqui umas quantas vezes e nada de novo.
    Tira la algo da cartola, amigo, para nos fazer esquecer esta tristeza:-)

    ResponderEliminar
  16. bem, eu votei, votarei sempre. mas não adiantou um chouriço já que o outro voltou com a arrogancia e prepotencia. e ainda tive que aturar um puto armado em besta ontem. tava a ver que me ia saltar a tampa... :S

    ResponderEliminar
  17. OMG!!!!!! mas afinal o mundo está perdido? mas que raio é aquilo???? e ainda para mais, jovesn, que deviam ter a mente aberta, dizer que a terra tem 6000 anos e que a ciencia é uma fachada. falar naqueles termos! WHAT THE FUCK??????????? que raio de educação tiveram eles? fundamentalistas... aí está o perigo da religião.

    ResponderEliminar
  18. Anne, tiveste de aturar um puto???

    ResponderEliminar
  19. Anne, atenção, os depoimentos ali no vídeo na barra lateral são dramatizações de manifestos de igrejas dos EUA.

    Não quer dizer que os jovens que estão a falar tenham a mesma opinião.

    O fundamentalismo é sempre uma ameaça, e olharmos para o fundamentalismo alheio e fecharmos os olhos ao que temos dentro de portas.

    ResponderEliminar
  20. Claudio Ramos28/09/09, 16:06

    http://pronuncianorte.blogspot.com/2009/09/basta-olhar-para-cara.html#comments

    Tens lá mensagem de apoio.
    Quem é amigo, quem diz as verdades?!

    ResponderEliminar
  21. mas olha que eles pareciam mesmo acreditar naquelas palavras. por isso assustei-me.

    ResponderEliminar
  22. Anne, eles podem ou não acreditar, não sei se foram "contratados" para personificar ou se são efectivamente crentes. De qualquer das formas, há milhões de pessoas que pensam desta forma nos EUA.

    ResponderEliminar
  23. pois, eu sei. vi uma altura uma reportagem sobre um grupo fundamentalista nos EUA em que afirmavam o costume: gays vão arder no inferno, brancos são os maiores, somos todos pecadores à excepção deles, yada yada yada. isso revolta-me profundamente. ah gente de mente pequenina!!!! e o piro de tudo, são pessoas extremamente jovens que deviam ter uma maior aceitação pelo outro e abertura de espírito.

    ResponderEliminar
  24. Anne, tudo depende da educação que levam, não só em casa, mas também nas Igrejas que por lá abundam. também há por lá muita gente boa, mas o mais preocupante é que na cúpula do poder nos EUA se encontram muitos destes seres abjectos, e até aqui há pouco tempo, havia até um presidente assim.
    No fundo, isto apenas reflecte a visão judaica do mundo, já que todos os conceitos aqui apresentados têm por base o Antigo Testamento. Para a causa sionista, isto é ouro sobre azul!

    ResponderEliminar
  25. pois.... ainda assim prefiro continuar a ser a pecadora que sou.... :P hihihihihihihihihihihi

    ResponderEliminar
  26. Olha que vais arder nas chamas eternas!!! Ou pior, vais tocar harpa em cima duma nuvem eternamente!

    ;)

    ResponderEliminar
  27. Ja cá faltavam as bocas á santa madre igreja. Não perdeis uma!
    Ai o que ides arder nos fogos do inferno...inda por cima a falar mal do busha, um homem de Deus...

    ResponderEliminar
  28. Beato, os comentários não são dirigidos à igreja mas aos fundamentalistas religiosos. o vídeo na caixa ao lado deixou-me petrificada e indignada como poderá haver alguém que pense assim, ainda para mais tao jovem...

    ResponderEliminar
  29. Cirrus, prefiro continuar a gozar a vida por aqui. se vou estar à espera da felicidade no outro lado bem que espero sentada (ou deitada mesmo). :)

    hihihihihihihi

    ResponderEliminar
  30. Meu caro Beato, pois não! Não perdemos uma!

    ;)

    ResponderEliminar
  31. Anne, pela lógica, o Álvaro Cunhal foi para o Inferno. Logo, esse mítico local, por esta altura, já está perfeitamente sindicalizado, o Diabo, como entidade patronal, já fugiu para o Brasil e até já deve haver ar condicionado. O próprio Deus cristão já não deve passar de um conceito "muito relativo". Não há nada a temer!!!

    ;)

    ResponderEliminar
  32. ahahahah tenho a dizer que o céu me assustaria mais que o inferno. parece ser um sítio bem monótono...
    ahahahahahahahahah

    ResponderEliminar
  33. Então, Cirrus, meu amigo, ainda em reflexão? Hoje, dia 28 de SETEMBRO,estou convencida que não vale a pena pormo-nos a reflectir pelos outros...
    ABRAÇO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  34. Eu hoje estou diabólico, Maria!!!

    ;D

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR