domingo, 6 de setembro de 2009

O NOVO EMPREGO DE MANUELA MOURA GUEDES

Foto Google

Não dei grande opinião sobre a suspensão do programa informativo Jornal Nacional de sexta-feira, por parte da administração da TVI (ou seja lá quem foi que ordenou). Já afirmei mais que uma vez que o programa em causa representa, para mim, tudo o que de mau pode representar um programa de informação, independentemente dos assuntos que trata ou dos seus conteúdos. Isenção é uma palavra desconhecida por aquelas bandas.
Seja como for, o Freeport foi talvez a razão para se falar tanto desta suspensão. O Freeport é notícia em qualquer jornal ou televisão, mas é evidente que os juízos lançados por Manuela Moura Guedes em directo, um pouco à maneira da justiça popular, faziam deste programa o grande paladino da justiça contra a corrupção. Não sou crente, mas muitos são e muitos acreditam.

É evidente que Manuela Moura Guedes, para muitos, representa a coragem em pessoa. É assim que se processam os nossos pensamentos quando estamos habituados a ser couch potatoes, quando tudo aparece sem esforço. Agora, tem de fazer pela vida, mas a sua fama de justiceira pode abrir-lhe muitas portas. E este blog e seu autor tem uma proposta para Manuela Moura Guedes: a Al Jazeera. Eles têm necessidade de jornalistas e repórteres com carácter que aceitem situações difíceis.

O vídeo seguinte mostra como MMG pode encaixar bem na Al Jazeera:



Tenho a certeza que MMG não se escusaria a prestar os seus serviços nesta situação que bem precisa de justiça.

PS: Quanto ao assunto em causa no vídeo, terá o seu espaço neste blog em ocasião posterior.

15 comentários:

  1. Até que enfim, temos uma opinião idêntica...

    ResponderEliminar
  2. O mais incrível foi ver os apoiantes de MMG fazerem uma vigília de apoio à mesma junto das instalações da TVI. Fizeram lembrar aqueles apoiantes de João Vale e Azevedo junto ao Tribunal da Boa Hora. Pelo amor de Deus...

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho pena da Manuela, Dylan. Para quem estava habituada a não trabalhar nada (como as entrevistas que fazia o demonstram), não ter qualquer tipo de talento mas estar escudada por um marido poderosíssimo... Isto agora deve ser penoso...

    ResponderEliminar
  4. Quanto ao Jornal Nacional, eu como não gostava, não via. Logo a sua saída do ar não altera em nada os meus hábitos televisivos.

    Contudo, e se realmente houve pressões, é grave. Independentemente da falta de qualidade, é muito mau se isto aconteceu devido a pressões/favores.

    Mas poderemos confirmar o que se passou nos próximos tempos. Se a TVI continuar a investigar a fundo como fazia o caso freeport, então quiseram elevar a qualidade do canal. Se abandonarem esse assunto, bem, não é preciso dizer nada, certo?

    Quanto ao vídeo da jornalista... impressionante!!!

    ResponderEliminar
  5. Não gosto da MMG enquanto jornalista. Para mim aquilo é tudo menos jornalismo. A senhora armava-se em tribunal, fazia de advogado de acusação, juiz e de carrasco. Dei-me ao trabalho de ler o código deontológico dos jornalistas e ela consegue violá-los a quase todos.
    Isenção e primar pela verdade dos factos digamos que não são atributos da senhora.

    Também não gosto do Sr. Sousa.

    Para mim estão muito bem um para o outro.

    Vivem de conhecimentos, de favores e o que lhes valha e não do seu esforço ou mérito.

    Mas o Povão gosta é de sensacionalismo e isso ela dava-lhes em grandes doses.

    Se houve pressão externa para ela sair, tenha vindo de onde vier, condeno.
    De uma coisa é certa, o Sr. Sousa da fama já não se livra.

    Tenho para mim, que a estória está é toda muito mal contada.
    E se foi a senhora que resolveu vingar-se do Sr. Sousa?! Que melhor altura do que esta a 3 semanas das eleições?!
    Parece-me que é mulher para isso e que sabe muito bem que a vingança é um prato que se come frio...

    Ela no papel da jornalista do vídeo? É para rir, não?!
    Ela lá usaria aquele capacete... nem pensar! Estragava-lhe o penteado!

    ResponderEliminar
  6. Afectado, sem dúvida que, no caso de ter havido censura, não se põe em causa a qualidade do programa, mas sim os seus conteúdos. Penso ser demasiado conveniente para todos que isto tenha acontecido nesta altura, para todos, entenda-se, excepto para o Sócrates.

    Não acredito, no entanto, que houvesse a tal "bomba", a tal nova peça com dados novos sobre o Freeport, pois esse é um furo que nenhuma televisão enjeitaria.

    Quanto ao vídeo, desmistifica um bocadinho daquilo que está montado na imprensa a nível mundial. Estas imagens são da edição inglesa da Al-Jazeera, e já procurei na Fox e CNN e não as consigo encontrar por lá.

    ResponderEliminar
  7. Pronúncia, na minha opinião e é o que faz mais sentido, a nova administração da TVI apercebeu-se de um facto: tinha ali uma jornalista paga a peso de ouro que não vale o ordenado mínimo nacional, além de ter, neste momento, uma imagem terrível, que não é abonatória seja de que TV for.

    Continuo a afirmar: esta é a minha opinião, não é um facto comprovado.

    Penso que ela aproveitou o seu afastamento para se dirigir ao Sócrates. Nada mais. Para mim, 2+2=4. Mas que resultou, resultou.

    ResponderEliminar
  8. Quanto ao vídeo, vai haver novos desenvolvimentos. Não queria ser tão político, mas há causas que me incomodam profundamente.

    ResponderEliminar
  9. horrivel, desumano, angustiante. revoltante mesmo. nada mais a dizer....

    ResponderEliminar
  10. Anne, se já lá estiveste, estás a ser muito branda. Se não estiveste, acredito na tua honestidade. Eu já não tenho palavras. Já só tenho a garganta embargada. As palavras já não saem como dantes. Custa-me...

    ResponderEliminar
  11. nunca lá estive mas gostava de ir. o mundo árabe fascina-me, apesar de não concordar com muita coisa da religião deles, principalmente no que toca às mulheres. mas isso é outra história.

    ResponderEliminar
  12. Visita. Pode ser que muitas das ideias que te meteram na cabeça se desvaneçam. Nos países onde impera lei laica (e já são alguns) não tens nada a temer. Nos outros, admito que haja ainda muito que melhorar nesse aspecto. Mas não visites os chamados Nafts - países do petróleo (Arábia, Koweit, Iraq, Emirados... são os mais fundamentalistas. Egipto, Jordânia, Turquia (não é árabe), são excelentes opções.

    ResponderEliminar
  13. egipto e jordania estao na minha lista de viagens. :) mas ainda falta tanto ate ter possibilidades de ir la. esperar...

    ResponderEliminar
  14. Um cruzeiro no Nilo não é tão caro como parece. Mas se fores, não esqueças: sempre 5 estrelas. Vale a pena pagar mais cem euros, pois os hotéis de 4 são maus.

    A Jordânia é um destino ainda bastante caro.

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR