segunda-feira, 14 de setembro de 2009

TEMA DE GRANDE VIOLÊNCIA

Foto Google

Hoje vou escrever sobre um Tema de Grande Violência - um TGV, portanto. Anda nas bocas do país o TGV. Trata-se um tema de grande violência, como se pôde ver no debate entre o nosso primeiro e a líder (?) da oposição. E teimava a senhora que os portugueses só querem fazer o TGV para agradar aos espanhóis, que eles iriam receber uma pipa de massa se nós fizéssemos o TGV, e mais coisa e tal e mais não sei quantos e coiso. Afinal, Espanha recebe o mesmo que Portugal receberá. Cara MFL, pá, deixa lá isso! Porque insiste a senhora em abrir a boca?

Numa coisa concordo com MFL: Portugal não é uma província espanhola, por mais que os ingleses pensem o contrário. Não somos, nem nunca fomos. Fomos sempre um Reino e República independentes de Espanha (mesmo no tempo dos Filipes, sim!!!). Aliás, andava Espanha nos testículos do pai dela e já nós cá contávamos com três séculos de independência como país. Mas... porquê irritar Espanha? Porquê agora? Deixem estar o gigante adormecido, sempre vamos andando por aqui sem inquietações...

Eu sou a favor dos Temas de Grande Violência, ou TGV. E porque sou a favor do TGV? Ora bem, pela mesma razão que sou a favor de Portugal ter organizado o Euro: para os estrangeiros virem cá e irem dizer lá para a terra deles: Portugal não é uma província espanhola! Pimba! Toma lá!! Claro que, se não fossem os espanhóis a trabalhar com Portugal, ninguém mais trabalhava e regressaríamos ao "orgulhosamente sós" do botas. E voltamos ao mesmo, pois a MFL diz que Portugal não é província espanhola. Ainda bem, pois se fosse, a mesma senhora seria liminarmente demitida depois de dizer que suspenderia a democracia por seis meses em Portugal - em Espanha, duvido que o pensasse sequer. Pá, deixa lá isso, não abras a boca, pá!!!

Mas que tipo de TGV teríamos? Bem, não sei bem. Isso depende. Tenho a certeza que se for o Sócrates a implementar o TGV, vamos ter um comboio que vai rolar (ou gravitar) a 1000 Km/h!! Pimba, só para mostrar aos espanhóis e dizer que "eu fiz a obra do século e Portugal não é uma província espanhola"! Se for a MFL a fazer a obra (porque ela faria na mesma a obra, desenganem-se), recuperei a foto, em cima, do modelo pretendido pela senhora para Portugal - tal como ela, actualizadíssimo! E um modelo que tem bem implícito o dito: Portugal não é uma província espanhola! Pois não, olha se fosse...

18 comentários:

  1. eh eh eh BOA!!!
    Eu sou a favor de todo o tipo de desenvolvimento e o empenhamento nunca me assustou. Quem não se empenha nunca sai do mesmo.
    Tambem acho que se estas obras que estão programadas não se realizarem, o graveto acaba por ser desviado para outras coisas e ficamos sem graveto e sem as obras. Façam-se lá as obras e mais nada!

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  2. O TGV assustou meio país quando foi altura da crise mas ninguém diz que as crises se resolvem parando, antes pelo contrário a estagnação é que leva à agudização da crise porque o dinheiro deixa de circular. Ainda bem que a MFL fala, sempre vai esclarecendo os mais incautos que podiam acreditar que ela trazia a arca.

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  3. Francisco, temos uma país sui generis: para melhorar, basta estar quieto!!

    Fátima já fez milagres, mas...

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  4. A campanha de Manuela Ferreira Leite está a ser aquilo que ela própria prometeu: Uma Campanha de VERDADE! Sempre que abre a boca, nós apercebemo-nos da VERDADE: não tem jeitinho, coitadinha!

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  5. TGV - belo trocadilho que fizeste, eu sou amplamente contra o TGV, primeiramente pelo investimento atroz que será necessário fazer, depois porque está provado que quem vai lá trabalhar serão pessoas de África de Leste e da Tailândia depois porque não consigo encontrar justificação em termos temporais na ida a Madrid por exemplo que possa justificar tal investimento.

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  6. Forte, é a tua visão. O projecto deixa-me reservas apenas pelo traçado escolhido e não pela sua existência, que julgo ser primordial no plano ibérico.

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  7. Cirrus

    Eu não consigo encontrar justificação sinceramente e sabes que tento analizar as coisas racionalmente

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  8. A justificação é simples, Forte. Abastecer Madrid, só e apenas isso já pode justificar o investimento. Depois há a questão de unir a zona mais periférica da Europa ao seu centro.

    Mas eu respeito a tua opinião, não penso que evitar este tipo de obra seja caminho a percorrer, pois está mais que visto que é este tipo de investimento que sobrevive à crises financeiras (vide Irlanda e Islândia).

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  9. Bem, isto vai ser longo.

    Primeiro ponto - TGV (já agora achei o trocadilho fantástico) para passageiros, para mercadorias ou misto?!

    Se incluir mercadorias, tudo bem, concordo. Somos um país periférico que tem necessidade de colocar rapidamente e de uma forma competitiva os seu produtos no resto da Europa.

    Se for só de passageiros, não concordo, porque não me parece sustentável.

    Seundo ponto- o traçado.
    Concordo com uma ligação Lisboa, ou Entroncamento (algures no centro) directa a Madrid.

    Lisboa/Porto, sinceramente não vejo necessidade, já há duas auto-estradas a ligarem as duas cidades, e o TGV não iria poupar muito tempo, sabemos bem que com toda a politiquice que gira à volta de questões estruturais, ele iria parar quase em todas as estações e apeadeiros...

    Melhorar a rede ferroviária que ainda vai existindo e criar troços novos em pontos estratégicos para comboios mais modernos e rápidos, mas não necessariamente TGV, que esses sim poderiam ligar à alta velocidade.

    De uma maneira geral, e muito sintetizada, é esta a minha opinião sobre o assunto... para já ;)

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  10. Pronúncia, aminha opinião seria esta:

    -linha TGV mista com prevalência a 90% de tráfego de mercadorias. Como dizes, não é sustentável uma linha de passageiros. Para isso temos os Alfa. Serviço de passageiros premium, de alto preço e conforto.

    -ninguém falou de nossos produtos apenas. Se fosse para isso, esquece. Temos o maior porto da Europa parado e às moscas.

    -Duas linhas: Lisboa-Madrid, com ramal ligado a Sines; e Porto-Vigo; uma linha Lisboa-Porto vai ter um custo descomunal, não vai trazer vantagens e teria de parar em Santarém, Leiria, Coimbra e Aveiro, isto se não passasse em Viseu!

    A minha visão do TGV não é nacional, é ibérica, mercado onde teríamos uma palavra importante a dizer se activássemos o Elefante Branco.

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  11. Cirrus, quando falo dos nosso produtos é abrangente, lembrei-me de Sines (e daquela famosa discussão que tivemos sobre o assunto)...

    Também concordo com o Porto/Vigo, não a referi porque não sei em concreto o que é que os espanhóis estão a pensar para Vigo.

    Se for para chegar a Vigo e parar, é melhor esquecer, mais vale ir a Madrid e daí espalhar por onde tiver que ser...

    Sobre o traçado (o "L" ou o "T", já ouvi umas estórias engraçadas... que atestam bem da incompetência dos nossos ilustres políticos! Mas são contas de outro rosário.

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  12. Os espanhóis estão a contar, segundo sei (não me perguntes como... ;)), ter TGV a ligar Vigo a Madrid. Por isso seria interessante ter a linha Porto-Vigo, até por causa do oleoduto...

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  13. Cirrus, pelo que vou sabendo sobre o assunto, eles pensaram Vigo/Madrid, já "despensaram" e pelos vistos estão a pensar outra vez.

    Ou seja, mais uma vez, algumas das nossas opções dependem do que eles decidirem. E sabes bem que lá como cá (bem, cá é um bocadinho pior), muda o governo, mudam as opções estratégicas... até parece que o País deixou de ser o mesmo e a ter outras necessidades só porque o Governo muda.

    A questão TGV, especialmente Porto/Vigo/Madrid, tem que passar por uma concertação conjunta, se bem que dependemos nós mais deles que eles de nós...

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  14. Pronúncia, é fácil de perceber: eles são maiores geograficamente e o centro da Península é Madrid, não é Lisboa. Mas é óbvio que esta obra só avança em Portugal se houver contraparte espanhola. Eles, por sua vez, têm o território suficiente para fazer valer o projecto só do lado espanhol... mas se ligar ao Porto, é mais um empurrão...

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  15. Precisamente, a extensão deles justifica o TGV, a nossa não, a não ser que eles o tenham e nós liguemos o nosso ao deles.

    O Porto/Vigo para eles também pode ser altamente benéfico, especialmente quando se fala no eixo Norte/Galiza... no qual, me parece, que eles estão especialmente interessados!

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  16. Nem consegues imaginar o quanto eles estão interessados...

    ;)

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  17. Olha que se calhar até consigo... ;)

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  18. Para a Nelinha a linha do Tua já é em altíssima velocidade

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