terça-feira, 20 de janeiro de 2009

IP4 Ventos



Estou quase como os portugueses. Trabalho durante o dia, vou para casa e vejo notícias durante o jantar. Cafézinho, uns cigarritos bem puxados à janela no Verão, no Inverno, meu amigo, só na cozinha e na sala. No quarto não há TV, assim insistiu a Maria e concordei, armado em parvo. Bem, não interessa. O quarto é para dormir. Essencialmente.

Vem tudo isto a propósito de uma notícia que ouvi hoje de manhã. Pois, já sei, tanta conversa com o jantar, e afinal, ouvi a notícia ao pequeno-almoço. Não interessa. Ouvi a notícia, ponto assente e final. A notícia prendia-se com o possível fecho do IP4, devido à neve no Alto de Espinho.

Quem conhece a região Norte, sabe que, em dias mais frios, o Marão congela. A mais espectacular serra portuguesa torna-se um cubo de gelo com alguma frequência, sendo perigoso circular no IP4 para lá da saída para Ansiães. Às vezes, o frio é tanto que neva e então a estrada fecha mesmo. É quando aparece mais gente a querer passar para o Reino Maravilhoso de Torga, ou seja, o outro lado do Marão, Trás-os-Montes. O pessoal quer ver a neve. Claro, acatar as sugestões das autoridades até é escusado, pois o automóvel até é novo e tem muita força, consegue passar bem. Depois não passa. Depois não anda. E finalmente fica-se atolado no meio da neve, com o vale mais profundo e frio do país como cenário. O belo horrível de Bocage. As temperaturas atingem os dez negativos e os putos que nunca tinham visto neve nunca mais a querem ver na vida. Apesar de tudo, é preciso atender a contingências e acudir estas pessoas.

E é aqui que entra a notícia. A dada altura, deu-se ênfase ao dispositivo montado pela Protecção Civil. Várias corporações de bombeiros, GNR, limpa-neves, espalhadores de sal e tudo. Depois, a inevitável entrevista com o comandante dos Bombeiros daquele destacamento, que me pareceu estar de prevenção precisamente no parque do Alto de Espinho. Bombeiros Voluntários do Seixal!!! Bem, pensei eu, não brincaram em serviço! Mandaram vir bombeiros desde a margem sul!!
Depois, uma referência ao descontentamento das autoridades locais. Pronto, pensei eu, lá vem o chorrilho de queixas habitual...
Era o comandante de bombeiros de Murça, a 30 kms do Marão, dizendo que não receberam qualquer solicitação para estarem de prevenção...

Primeiro, fiquei sem palavras. Depois, levantei-me da cadeira e fui trabalhar, pensando cá comigo:

Abençoado país! Faz-me sempre sorrir pela manhã!

7 comentários:

  1. Realmente dá que pensar. É por isso que muitos camionistas provenientes do Norte de Espanha e França, regiões com muita mais neve, chegam à fronteira e ficam bloqueados.
    Quanto ao Marão ser "a serra portuguesa mais espectacular" já não concordo muito. Se quer ver gelo, aconselho uma ida a Montesinho (Bragança) ou à serra de Montemuro (Cinfães).

    Abraço.
    (Fumar faz mal à saúde)(Lol)

    ResponderEliminar
  2. Que falta de compreensão, está-se mesmo a ver que os telefones estavam cortados para Murça... E depois só atenderam a malta aqui dos Bombiros Voluntários do Seixal. lolol...
    Tens a certeza que eles não estavam de férias??? Ou será que foram ver a neve???

    ResponderEliminar
  3. Da mais alta serra Algarvia que pode ser vista clicando
    aqui, vai um abraço de solidariedade para o melhor comentador do blogue Kaos, de quem anonimamente me tenho solidarizado e vice-versa.
    Seja bem-vindo à blogosfera!

    ResponderEliminar
  4. Boa escrita a lembrar-me a terra da minha avó paredes meias com o Aquilino.Eram grandes os invernos,com frieiras nas mãos e lareiras com vides,fumeiros e bancos escuros de tanto penar.
    O Marão é tão bonito como um mar grande.
    rosebud

    ResponderEliminar
  5. Caro Dylan,

    Bem, opiniões são opiniões. Sou uma apaixonado absoluto pelo Marão. Como a viagem me está no sangue, tenho a suprema felicidade de conhecer grande parte de Portugal, e admito que a Serra de Montemuro é realmente fabulosa, particularmente as paragens das Esteres, ou então, ali bem perto, o Mezio. Os meandros do Varosa, ali perto de Valdigem, com as escarpas lindíssimas...
    Mas o Marão é o Muro, a passagem mágica de Portugal para o Portugal místico transmontano. E, de facto, no Montesinho, a atmosfera é soberba, mas as Serras de Bornes e do Mogadouro são para mim paragens obrigatórias. O fabuloso vale do Tua, prestes a desaparecer... Tal como o do baixo Sabor, aliás...
    Por razões profissionais, conheço bem este maravilhoso Reino de Torga, bem como o resto do país, incluindo a mais alta Serra do Algarve, que julgo ser a de Monchique ou Espinhaço de Cão. Uma bela região, aliás.

    Obrigado pelo reparo do fumo, mas que se há-de fazer? Alguém tem de dar trabalho à ASAE.

    ResponderEliminar
  6. De férias não estavam de certeza, se bem que podem eventualmente acontecer coisas estranhas em Trás-os-Montes (os Bombeiros de Favaios são ali bem perto de Murça). Não sei o que aconteceu. É estranho demais para tentar perceber como uma corporação habituada a neve e gelo não é convocada para piquete de neve e gelo, mas... enfim...

    ResponderEliminar
  7. Meu caro Forte,

    Não era necessário aumentar a minha estima por ti ao adicionares a banda das bandas, em formato vídeo, no teu excelente blog. Mas ficou ainda melhor!

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR