quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Paragens II


O Vale do Baixo Tua - ali bem junto ao Douro, duas paredes verticais que mergulham nas águas azuis e puras do rio. Uma vista impressionante que só se pode apreciar com tempo. Tem de se sair do carro, caso contrário, não se pode ver o rio lá em baixo.

Altamente aconselhável!!

A partir de Murça: virar na saída de Murça do IP4 na direcção de Carrazedo. Mais à frente, virar à esquerda, em direcção a Noura. Nesta localidade, virar à direita para Candedo. Seguir em frente para a Sobreira e virar à direita. Está no vale, junto à estação da Brunheda. No entanto, para ver o vale junto ao Douro, terá de ir ao Pinhal do Norte e seguir em frente para Parambos, depois é só seguir a estrada até à Estação do Tua. É um passeio fantástico, entre algumas das vinhas mais belas que se pode imaginar!

A partir de Alijó: Saída de Alijó da IP4, passar a vila e seguir em direcção a S.Mamede de Ribatua. O vale em todo o seu esplendor!

A partir de Vila Nova de Foz Coa: atravessar o Douro e, alguns kms depois, virar em direcção a Vila Flor. Atravessar a vila e, após os semáforos de velocidade, virar à esquerda em direcção a Carrazeda de Ansiães. Atravessar a vila e seguir a estrada até Parambos. O resto do caminho é conhecido. Juntam-se 3 maravilhas numa só: o Vale do Sabor, a Serra de Bornes (ao longe) e o Vale do Tua.

Bom proveito! O restaurante Cepa Torta é uma excelente opção para almoçar. Fica em Alijó , bem no centro da vila. É só perguntar ou seguir as placas. Bonito, come-se bem e não é muito caro.

2 comentários:

  1. Sou um apaixonado por rios, e considero que as pessoas não tem a noção da beleza que encerram. Mas é preciso caminhar e depois, bem depois é usufruir. A propósito este rio deve ser lindissimo.

    ResponderEliminar
  2. Não é muito bom para caminhadas. As estradas são demasiado estreitas para estacionar e caminhar nas margens é absolutamente impossível, já que não há margens, apenas paredes. Mas as fotos são fabulosas. E, claro, se fores amante de escalada ou coisa parecida, como base jumping, então estás em casa!!
    Isto nos últimos kms do rio. Da Estação de Brunheda para Norte, até Mirandela, a paisagem é menos agreste mas igualmente interessante.

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR