segunda-feira, 27 de julho de 2009

ANTI-SEMITISMO

Imagem do site "Geografia Bíblica"

Tem corrido, pela blogosfera, o boato que o blog Cirrus Minor é anti-semita. Exponho diversas razões que rebatem essa teoria.

A primeira razão pela qual não sou anti-semita, é a exposta na imagem acima. Povos semitas são os descendentes de Abraão, ou, mais concretamente, de seu pai, Terah. Ou seja, incluem-se nesta família étnica povos tão diferentes como os Hebreus, os Ismaelitas ou Midianitas, ou seja, os Judeus, os Árabes ou os Palestinianos.

A segunda razão é puramente política. Sou abertamente contra a implantação de uma Estado Judaico (no caso, Israel) na Palestina. Sou contra a implantação de um Estado EXCLUSIVAMENTE Judaico na Palestina, note-se. Não tenho nem pretendo ter alguma coisa contra o povo judeu, sem o qual, há que relembrar, teríamos hoje bem menos cultura e outras benesses por esta Europa e Mundo fora. Aliás, como os Árabes, que até os números nos deram.

Portanto, podem dar-me como epíteto anti-sionista, mas nunca, nunca, anti-semita. Não sou contra pessoas, não as pretendo combater. Mas combato ideias pelas minhas ideias e não pelas de mais ninguém.

Obrigado, aos que lerem esta mensagem, pela vossa compreensão.

9 comentários:

  1. Tchiiii está a ser "drama queen", eu já lhe expliquei, não seja assim. Embora discorde claramente da sua posição, claro está ;) esqueceu-se de falar do arroz árabe, se não fossem os árabes...em relação aos algarismos, voltamos àquela questão do xadrez, lembra-se? Esquece-se muito dos indianos http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/numeros/numeros.htm#m10107

    ResponderEliminar
  2. olha, pelo que leio por aqui nunca na vida pensaria que és anti-semita... e devo dizer que concordo com muito do que é aqui dito, nomeadamente a nível político da situação na Palestina...
    as pessoas por vezes falam por falta de conhecimento de uma situação...
    beijo.

    ResponderEliminar
  3. Ora bem, menina Ção, o facto permanece, devido aos post que tenho publicado sobre a Palestina, muitos pensam isso, acredite que não é a única. É só para tirar dúvidas.

    ResponderEliminar
  4. Anne, registo com agrado. Muitas vezes já salientei que não se pode falar daquilo que se desconhece. Como eu conheço... vou falando...

    ResponderEliminar
  5. Cirrus, vamos lá ver se eu consigo exprimir-me sem despoletar a tua "ira".
    Calma, que estou a brincar!

    Mas agora vem a parte séria.
    Primeiro, não me apercebi de nenhum boato de que fosses anti-semita, mas também não são assim tantos os blogues que leio e são menos ainda os que comento.

    Reparei sim, foi num debate mais aceso entre ti e o Dylan em que se notou uma certa fricção e mesmo clivagem de opiniões.

    Pessoalmente, e que fique bem claro, não te considero anti-semita.
    Parece-me, isso sim, que és bastante duro nas críticas que diriges aos EUA, a Israel e a judeus, enquanto que ao mesmo tempo defendes com "unhas e dentes" a causa palestiniana e os árabes em geral. Ou seja, bates sempre nos mesmos e defendes sempre os mesmos.

    Estás no teu direito. O blogue é teu, escreves o que queres, sobre o que queres e da forma que entenderes melhor.

    Os leitores fazem a interpretação das tuas palavras. E como sabes, um texto pode ter sempre mais do que uma interpretação. Nem sempre é tudo branco ou preto... há os cinzentos pelo meio.

    Muitas vezes, eu interpreto os teus textos de uma forma diferente daquela que lhe atribuíste ao escrevê-lo.

    A favor dos teus post's tenho a forma como são escritos, usas bem as palavras, és irónico, tens sentido de humor, és conhecedor dos temas que publicas e fundamentas bastante bem aquilo em que acreditas.

    Contra, a meu ver, cais algumas vezes na generalização e és bastante duro. Penso que é por aí que depois há estas interpretações mais dúbias e que dão azo aos comentários (e talvez mesmo pensamentos, mas não me parece que boatos) mais azedos.

    As nossas "discussões", por exemplo, nascem quase sempre pela generalização, mas nunca as considerei desagradáveis... antes pelo contrário! Dão-me bastante gozo e acho-as interessantes e proveitosas, tanto que já conseguiste mostrar-me perspectivas diferentes de um mesmo assunto. Concordo com algumas, com outras não! Tudo bem, assim é que deve ser... viva a diversidade de ideias.

    Usando as tuas palavras, muitas vezes és capaz de pecar pelo facto de pensares a 100 à hora, mas dizeres a 200 à hora (acho que era algo deste género, andei à procura aqui no tasco, mas não encontrei a frase certa).

    E já chega de "testamento", mas tinha que deixar aqui a minha opinião, que mais não seja pelo respeito que tenho por ti enquanto bloguer e pela pessoa inteligente que me pareces ser.

    ResponderEliminar
  6. Eh pá, não sei se és anti-semita, mas anti-somítico deves ser... :)

    ResponderEliminar
  7. Encontrei a frase, e passo a citar:

    "Mas depois dei comigo a pensar a duzentos à hora (o que é frequente e não é grave, grave é as palavras saírem a duzentos e dez...)".

    ResponderEliminar
  8. Pronúncia, concordo com quase tudo o que dizes. Na verdade, com tudo mesmo. Só quero justificar, se é que é necessário o porquê de bater mais (muito mais) nos EUA e Israel (e não nos judeus, como dizes) do que nos árabes. Simplesmente porque, aos árabes, ninguém os defende e posso garantir-te que são um povo que merece tanta admiração ou mais ainda que o americano ou judeu, que, reafirmo, me merece o devido respeito. Já os seus governos...

    ResponderEliminar
  9. Maldonado, olhe que não, olhe que não...

    ;)

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR