segunda-feira, 24 de agosto de 2009

E SE FOSSES PASSAR FÉRIAS PARA ALBUFEIRA?

Foto A Bola

Pois, eu adoro bater no Papa. Particularmente neste, o Cata Vento XVI. E porquê neste? Porque na altura dos outros não tinha um blog!!! Está bom de ver...

Podem clicar na foto para ver o artigo. O Papa, desta vez, disse o óbvio. Não basta dizer que se é católico para o ser. Tem de se seguir o exemplo de Jesus para toda a vida. Ou seja, tem de se ser aprendiz de carpinteiro até aos 30, andar pelo mundo em Erasmus por três anos, para no final ser violentamente chicoteado, coroado com uma coroa de espinhos, pregado numa cruz de madeira pelos tornozelos e pulsos e beber vinagre antes de morrer em agonia.
Livra! Ainda bem que não sou Jesus Cristo! E nem fiz tanto mal assim ao mundo nem sou palestiniano!

Bem, o exemplo a que Bento XVI se refere, obviamente, não é este, até porque já não existe Império Romano que nos possa crucificar. É antes o exemplo de vida, bem entendido. Os ensinamentos, o sacrifício, o saber dar a outra face (não experimentem caminhar sobre as águas, isso dá mau resultado...) e também o voto de despojamento e pobreza.

Bento XVI segue todos estes exemplos - tem belos ensinamentos (alguns até sobre o uso de preservativos e tudo!), sacrifica-se pela Igreja (relembrar o pulso partido a sair da cama), e sabe dar a outra face (como fez em Angola, Israel e Palestina). Como é óbvio, o exemplo de Jesus é seguido à risca por Bento XVI, que até usa saias e tudo. Mesmo no voto de pobreza, pois, tal como Jesus tinha uma morada de verão, que era o deserto, o Papa também tem uma - Castelo Gandolfo (não é Gandalf, esqueçam o Senhor dos Anéis!).

Só não desejo ao nosso reverendíssimo Papa o mesmo destino de Jesus - morrer na cruz. Livra, isso não. Mas podia mudar a residência de Verão para o Algarve... sei lá, lá para os lados de Albufeira, ou quê...

39 comentários:

  1. Também não torço o nariz a este!
    Antes pelo contrário!
    Uma das coisas que mais me irrita na Igreja Católica é essa de de pregarem, pregarem, mas quando toca à prática... isso é para os outros! As elites católicas ficam-se (quase todas) pelo discurso...

    Já agora, tens andado a ler o Senhor dos Anéis?! Ou a ver os filmes?! Com tantas referências...

    ResponderEliminar
  2. Não, por acaso nunca li Tolkien. Mundo da fantasia não é para mim. Mas admito que vi os filmes, são espectaculares do ponto de vista visual. A referência surge naturalmente, ao fim e ao cabo, Mordor tem tentáculos por todo o lado, bem como o P da C. A diferença é que este último é mais feio.

    Mas lembro-me sempre da célebre cena em que as águias desfazem os dragões nos céus da Terra Média...

    O que ando a ler agora?? Ah, sim, ando a ler um livro sobre a minha religião.

    ResponderEliminar
  3. não gosto deste papa, nunca gostei. muito devido aos argumentos que usaste. enfim, já nem me interessa o que esse senhor diz...

    *já agora, se não é indiscrição, qual é a tua religião?

    ResponderEliminar
  4. Ui Ui Ui ....há uns tempos escrevi sobre este velhote e armou-se uma peixeirada no Namorado, que andei uma semana inteira com o nome do gajo na boca...jurei para nunca mais! Mas se quiseres ver, dá lá um salto quando poderes.


    Http://namoradodaria.blogspot.com/O 11º Mandamento: Não utilizarás o preservativo

    Aquilo deu mote para os 3 posts seguintes :-)

    Abraço a todos

    Francisco

    ResponderEliminar
  5. Anne,

    Pois, se os outros já não eram aquela espingarda... Se bem que tinha alguma simpatia por Karel. Penso que era um bom homem. Este, claramente, não o é!

    A minha religião é a primordial, o culto de Amon-Rá.

    ResponderEliminar
  6. Francisco

    Deu peixeirada??

    Não admira, comigo também deu!! Da grossa. Não dava sequer para dormir. Mas ficou assente que quem não gostar, não é obrigado nem a concordar nem sequer a ler. E mantive os amigos. Também o podes ler aqui:

    http://cirrusminor-cirrus.blogspot.com/2009/05/papa-maizena.html

    ResponderEliminar
  7. Acho que muito gente tinha uma simpatia pelo João Paulo II. quanto mais não seja pela humildade que elke tinha, ao contráro da arrogância do senhor actual.

    ResponderEliminar
  8. Francisco, como podes ver, foi perfeitamente análogo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Meu caro Cirrus, o gajo deve estar a querer convencer o mundo que Cristo calçava Prada (?) mas se bem me lembro do filme, é o Diabo quem veste Prada... estranho este conflito.

    P.S. afinal eu tinha razão na tua religião... sou ou não sou uma moça, vá, espertinha???

    ResponderEliminar
  10. Menina Ção,

    Ao que parece, os sapatos Prada foram oferta da marca, pelo que o senhor tem mesmo de os usar. E é de mau tom oferecer aquilo que nos foi oferecido, senão penso que ele teria todo o gosto em os vender em leilão para angariar dinheiro para as vítimas da SIDA... ou não...

    Desculpa, não me lembro exactamente daquilo que discutimos em relação à minha religião... O meu interesse por esta religião é puramente histórico e iniciático, pouco tem a ver com os conceitos religiosos actuais, note-se.

    ResponderEliminar
  11. Não discutimos nadinha, eu é que juntei um e um e há uns tempos atrás te mandei num post a seguinte expressão "viva Rá" (mais ou menos isso) e olha que até me deu trabalho descobrir a tua simpatia pelo kemetismo. Eu gosto de Atum, mas no prato :p

    ResponderEliminar
  12. Posso entrar?


    Uma coisinha a favor.
    Tem um piano no quarto,onde pela manhã toca Ludwig van Beethoven.

    ResponderEliminar
  13. menina Ção,

    Tenho recordação desse comentário, sim senhora! Tinhas completa razão!

    ResponderEliminar
  14. Rose, e é pelo bom gosto musical, que não discuto, ou por saber tocar?

    É que bom gosto musical, até Hitler tinha!

    ;)

    ResponderEliminar
  15. Mas que se saiba não sabia tocar.Aliás só lhe deu para a mortandade.Raio de associação...
    Já não se pode dizer qualquer coisinha...O velhote até é bonito e fala muitas línguas e sabe de filosofia,é inteligente que se farta...
    Pronto,já disse.

    Está claro que não é perfeito.Onde é que já se viu um Papa perfeito?
    Eu cá não tenho religião,apenas e só uma amizade,há muito consentida,com a Nossa Senhora da Conceição.

    ResponderEliminar
  16. Rose, longe de mim pôr em causa as tuas amizades. Parece-me que terás a tua razão, sabe-se lá...
    Se tens simpatia pelo homem, prontes, que hei-de eu fazer?
    Não leves a mal a associação ao Hitler, já que a fiz de modo perfeitamente voluntário. Involuntário, involuntário, queria eu dizer...

    ;)

    ResponderEliminar
  17. E estava eu à espera duma zanguita...e sai-me um Cirrus todo cordato!Isto é só surpresas.É para baralhar como o Dylan?

    D

    ResponderEliminar
  18. Eh, Nada disso. O que acontece é que, neste assunto, tenho de aceitar tudo o que me digam, não vá dar o sarrabulho que deu quando escrevi sobre o papa e o uso do preservativo. É assim a modos que... deixa lá isso, o gajo é mesmo um cabrão, mas tu podes achar que não...

    Rimou, resta saber se é mesmo verdade...

    ;)

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. Nem quero que me lembre :-)
    Enfim...como diria a minha tia Alice, "são tudo coisas deste mundo" eh eh eh

    Ps: desculpa ter apagado o anterior. Levava um erro :-)

    ResponderEliminar
  21. Francisco, foi efectivamente muito mau. Há coisas que me deixam completamente desarmado e uma delas é podermos dizer o que quisermos, desde que seja o que os outros também querem ouvir. Não aceitei na altura e não aceito agora. Não me retrato de opiniões que dei em consciência.

    ResponderEliminar
  22. Todo o sistema, a postura da Igreja Católica são uma charada, Cirrus.

    Eu só não digo o que penso deste Papa com as palavras todas por respeito aos milhões de crentes (embora a maioria pense o mesmo que eu), mas a ele não tenho nenhum.

    A mim pareceu-me uma afronta por parte de Igreja (imposição), em relação aos seus fieis e não só, a eleição deste "Pedro", que a meu ver não esta à altura do cargo que lhe foi confiado (quero, posso e mando).

    Acredito que já era tempo de uma nova encarnação de Cristo, aquele que me foi dado a conhecer e em quem acredito, que pusesse os pontos nos is a esta farsa.

    A Igreja tinha a obrigação de ter evoluído substancialmente, adaptando-se aos novos tempos. Ninguém me convence, por exemplo, que Jesus Cristo proibiria ao homem, a quem amava e por quem morreu, a utilização do preservativo, face ao flagelo do HIV.
    Se o fizesse, então a sua própria existência teria sido uma grande mentira.

    Mas isto é a minha humilde opinião, que não retira o valor à de ninguém.
    Não admito é que me venham tentar passar atestados de estupidez com a treta de que "é assim, porque sim!"

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  23. A eleição deste senhor como Papa foi uma enorme desilusão para quase todos os crentes, é bem verdade, que esperavam ver mais alguns assuntos progredirem. Com ele apenas regrediram e sabe-se lá até onde ainda podem regredir mais.

    Não, não cabe na cabeça de ninguém que a política oficial desta Igreja, no séc XXI, continue a ser a do "crescei e multiplicai-vos". Essa máxima era muito adequada quando a população total da Terra era de 100 milhões de pessoas. Hoje temos 7000 milhões e continua-se a apelar ao mesmo, e a aumentar a miséria humana como espécie. Mas sinceramente penso que muito do que acontece por esse mundo fora escapa à percepção do Vaticano.

    ResponderEliminar
  24. Vaticano Roma24/08/09, 17:55

    Cirrus,

    Andas a brincar com o fogo...! Olha que o SIS sabe quem tu és, nós também. A tua sorte é teres um ex-agente da Mossad que te protege as costas e comenta neste blog. Além disso, o tipo de quem falo tem relações privilegiadas com a CIA e é familiar do Nuno Rogeiro.
    Por agora, estás safo...

    ResponderEliminar
  25. Dylan, estás sempre atento e preocupado com a saúde e bem estar dos amigos!

    Agradeço!

    :D

    ResponderEliminar
  26. Estava a ver que a conversa era só para crentes,mas parece que não.
    Gosto muito de santinhos,daqueles coloridos em papelinhos.Há tempos um puto da Roménia trouxe-me um lá da terra.Douradinho ,com estrelinhas.O meu filho mais novo,abafou-mo e nunca mais o vi.
    Também gosto de anjinhos,principalmente os pintados pelo Fra Angelico e outros mestres renascentistas.Cruzes não me agradam,muito menos ao pescoço.
    Santos,só me dou com o João que consegue bater a Maria Madalena,daí estar sempre em posição de relevo quando se senta à mesa.
    Enternece-me o Menino Jesus,aquele da aldeia que corria atrás das raparigas,mais aquele que tão bem escreve.
    Também gosto das medalhinhas ,as de ouro pequeninas que se ofereciam às crianças quando nasciam.

    Há dias assim,meio amalucados
    Perdoai.

    ResponderEliminar
  27. Estava a ver que a conversa era só para crentes,mas parece que não.
    Gosto muito de santinhos,daqueles coloridos em papelinhos.Há tempos um puto da Roménia trouxe-me um lá da terra.Douradinho ,com estrelinhas.O meu filho mais novo,abafou-mo e nunca mais o vi.
    Também gosto de anjinhos,principalmente os pintados pelo Fra Angelico e outros mestres renascentistas.Cruzes não me agradam,muito menos ao pescoço.
    Santos,só me dou com o João que consegue bater a Maria Madalena,daí estar sempre em posição de relevo quando se senta à mesa.
    Enternece-me o Menino Jesus,aquele da aldeia que corria atrás das raparigas,mais aquele que tão bem escreve.
    Também gosto das medalhinhas ,as de ouro pequeninas que se ofereciam às crianças quando nasciam.

    Há dias assim,meio amalucados
    Perdoai.

    ResponderEliminar
  28. Não costumo ficar, mas desta vez fiquei mesmo sem palavras...

    :)

    ResponderEliminar
  29. Tu gostas mesmo do homem...
    Estou como o Dylan, um dia tens aí o Policarpo à porta a pedir.te explicações.

    ResponderEliminar
  30. Eh Eh Eh...esconde-te Cirrus!
    Boa noite malta inte amanha

    ResponderEliminar
  31. Forte, amor de estimação.

    O Policarpo gosta tanto dele como eu, deixa...

    ResponderEliminar
  32. Francisco, vou ser o Bin Laden da Igreja Católica!...

    ResponderEliminar
  33. Karel Poborsky26/08/09, 00:03

    Cirrus,

    E eu vou ser o futuro Papa. Porque será que me chamo Karel?

    ResponderEliminar
  34. Dylan, espero bem que sim. Sempre seria uma inovação: um Papa americano!

    ResponderEliminar
  35. Karel Poborsy26/08/09, 00:54

    Americano, eu?! Sou checo, terra da bela cerveja. Vai uma Budweiser ou Pilsner?

    ResponderEliminar
  36. Ora, ora, terra da bela cerveja é onde eu moro. Agora nega lá...

    Mas ainda bem que não és americano... Um Papa americano era unir o inútil ao desagradável...

    :D

    ResponderEliminar
  37. Onde moras e onde eu casei. É pena aquela fumarada toda que até causa acidentes na Via Norte!
    Psst, isto é segredo...

    ResponderEliminar
  38. Lá está - como dizem os teus semi conterrâneos - no pain, no gain! Sem fumo não há SB!

    ResponderEliminar
  39. Mas que naco de prosa bem esgalhada, Rosebud! Nem o Eça desdenharia de uma conversa assim com o Padre Amaro, aposto! :))

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR