quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O GRANDE DITADOR E O GRANDE DEMOCRATA

Foto Google

Na foto aparecem duas personagens completamente antagónicas. São ambas conhecidas de todos, têm marcado os últimos tempos da política internacional. A figura da esquerda é o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. O da direita, o seu grande adversário, ou mesmo inimigo, no cenário da política sul-americana, Álvaro Uribe, presidente da Colômbia, país que tem fronteira física com a Venezuela.

Muito se tem falado destas duas personagens. Em termos gerais, o que tem sido veiculado pela imprensa internacional é até bastante simples: Chávez, depois de ser eleito por duas vezes para a presidência, quer tornar-se no presidente vitalício da Venezuela, pretendendo fazer alterações na Constituição daquele país para que esta lhe permita concorrer a mais de dois mandatos. Tem o apoio da generalidade do povo da Venezuela, mas não para a alteração da Constituição. O feito mais relevante deste presidente venezuelano foi o de, até agora, ter retirado 20% da população da pobreza. Uribe, por seu turno, é o político diametralmente oposto a Chávez: eleito presidente pela segunda vez, é o símbolo máximo da democracia na América do Sul, segundo o Departamento de Estado Norte-Americano e a generalidade da Imprensa internacional. Tem o apoio das altas esferas de estado, dentro e fora da Colômbia. Os seus feitos mais publicitados incluem a instalação de sete bases americanas em solo colombiano e o facto de ter alargado a pobreza na Colômbia a mais 12% da população. Por outro lado, é um líder que, tal como Chávez, foi eleito democraticamente, mas não quer prolongar a sua presença na presidência para além dos dois... três?... quatro?... mandatos...

Era até suposto esta NOTÍCIA não sair para o conhecimento geral assim de repente, como afinal, não saiu. Mas o Público fez-nos o favor de coscuvilhar, ao contrário de CNNs, NBCs, ou até RTPs, TVIs, JNs, enfim...
Ora, esta notícia coloca-nos um problema. Se o chamado Ocidente tanto odeia Chávez porque ele se quer apegar ao poder, se tantas notícias saíram sobre Chávez, o ditador, se tantos comunicados de imprensa saíram do Departamento de Estado Norte-Americano com críticas ferozes ao presidente (eleito) da Venezuela, se tantas e tantas opiniões em blogs e artigos por esse Mundo fora achincalharam este homem... Porque se calam todos, quando Uribe se quer perpetuar no poder na Colômbia? Ou o caso é diferente? Se sim, em quê??

O que diferencia estes dois homens? O nome, as orientações políticas, os amigos internacionais? O petróleo, a cocaína? Porque é que um deles é um ditador sanguinário e o outro é um democrata exemplar? Porque alguém nos diz que é assim que deve ser, directamente do outro lado do Atlântico?

E qual a razão para que as notícias sobre a Venezuela sejam tão díspares entre si? Basta ler esta notícia, que dá conta de uma redução de 49 para 26% da percentagem de pobres na Venezuela, e comparar com esta, que dá conta do contrário, ou seja, um aumento de pobres em cerca de 20%. Andamos a brincar com a malta ou o quê? Quem diz verdade??
A julgar pelas atitudes dos "grandes democratas", parece-me sinceramente que a verdade poderá andar pelo meio, mas nunca de um só lado. Mas há quem insista em apenas ver um lado da questão. E depois digam que o Chávez se zanga com a Comunicação Social... Assim, até eu me zangaria...

30 comentários:

  1. Muito bem visto Cirrus, é por estas e por outras que acho que a comunicação social será no futuro o que os barões do dinheiro quiserem
    Nem percebo como é que uma noticia destas sai.
    É o Mundo que temos, graças aos americanos e a outros povos cleptomaniacos.

    ResponderEliminar
  2. E quem te garante que a notícia "simpática" para o Chavez também não foi manipulada?!

    Ultimamente esse senhor conseguiu o feito de fechar uma série de televisões e jornais. Porque será?!

    Atenção que não estou a defender nem o Uribe, nem os EUA... mas que o Chavez é ditador, lá isso é! Que pretende ser o reizinho lá do sítio também é verdade!

    ResponderEliminar
  3. Forte, só ouvimos e vemos aquilo que queremos... e aquilo que querem que ouçamos e vejamos...

    ResponderEliminar
  4. Pronúncia

    "A julgar pelas atitudes dos "grandes democratas", parece-me sinceramente que a verdade poderá andar pelo meio, mas nunca de um só lado"

    Respondi à tua questão?

    ResponderEliminar
  5. Cirrus, para mim não há NUNCA uma verdade absoluta. Também sou apologista de que a verdade andará algures pelo meio.

    Sobre o Uribe não me posso pronunciar, porque não conheço a política dele suficientemente bem para poder emitir uma opinião formada.

    Quanto ao Chavez a coisa já é diferente. Conheço algumas das ideias deles, mesmo aquelas que não são notícia. E que o homem é ditador disso não tenho dúvidas. Além disso tenho para mim que a verdade sobre o regime dele, não está "no meio", mas sim que é muito pior do que aquilo que aparece nas notícias.

    Faz-me lembrar o nosso (des)governo. Todos sabemos que se a verdade algum dia se soubesse, era bem pior do que aquilo que já conseguimos deduzir e imaginar.

    ResponderEliminar
  6. Pronúncia

    Não sei que informações tens sobre Chávez. Posso apenas dizer-te aquilo que vi quando lá estive e não vai isto há dois anos. E o que vi foi uma classe média alta muito zangada (e aqui incluem-se a maior parte dos imigrantes portugueses) e uma classe baixa muito, muito feliz. E não será por acaso que ele ganha eleições.

    Mas como dizes, a verdade está algures pelo meio. Uma coisa sei e é mais que certa: encostarem-se aos EUA, naquela região, deu sempre o mesmo resultado.

    ResponderEliminar
  7. Mas a questão a que chamo a atenção aqui neste post não é a da política interna, mas sim como é tratada a mesma questão em termos internacionais. E aí, hás-de convir, o tratamento é muito diferente. Nem se fala no Uribe, não sei se já reparaste. Tive de procurar bastante para encontrar esta notícia. O que denota apenas uma coisa: aquilo que alguém considera certo pode considerar errado, dependendo apenas de factores ideológicos. E isso, eu não aceito! Lá por um ser comunista e o outro ser fascista, para mim, a questão é igual para ambos. E não é isso que acontece.

    ResponderEliminar
  8. É normal Uribe ter uma aproximação ao Ocidente, afinal estudou nos EUA e em Inglaterra. Não se deixou emprenhar pela treta Bolivariana.

    Ou o Cirrus também acredita numa espécie de Pai Natal, "amigo dos pobres"? Ou o Cirrus acredita num demagogo que insulta tudo e todos mas que deveria levar mais respostas do género "porque no te callas".
    Acredita rapaz que a Venezuela está a tornar-se numa espécie de Cuba, e a população só obedece por medo.

    Quanto aos elogios que fazes ao "Público" poderão ser os últimos. O pasquim está quase a fechar portas...! Chamem o outro salvador dos pobres, o empresário modelo do Marco de Canaveses!

    Era para chamar democrata ao Chavez mas depois lembrei-me que o tipo que veste mal tentou alguns golpes de estado, no passado... Também parece que dá apoio às FARC, bem como o seu amigo equatoriano, de resto, já provado mas cobardemente não assumido... Assim como a expulsão do embaixador israelita da Venezuela.

    Sendo assim, fica-te mal defenderes o amigo do Sócrates, pior do que isso, concordares com que o venezuelano fique "zangado" com a imprensa.

    Quanto a Uribe, julga que está a fazer melhor para o seu país. O tempo e o povo julgarão os seus actos mas é muito triste alguém querer perpetuar-se no poder.

    ResponderEliminar
  9. Estás completamente enganado, meu caro. Não estou a defender ninguém, mas tão só a notar que existe uma grande diferença de tratamento entre dois homens que estão a tomar caminhos idênticos. Aliás, como tu és exemplo perfeito. Um é um sanguinário, o outro é deixar ser julgado pelo povo. Consistência também se precisa, Dylan. Ou somos contra todos, ou contra nenhuns.
    Mas já percebi a tua estrema animosidade contra Chávez - afinal, expulsou o sacrossanto embaixador de Israel - crime punível com pena de excomunhão perpétua. Já percebi, não te inquietes...

    ResponderEliminar
  10. Cirrus,

    Fico feliz pela minha "extrema animosidade" contra o Chavez não ser única. Pelo menos, outra pessoa, por sinal mulher, aqui neste blog, também não morre de amores pelo venezuelano...
    No final do meu anterior comentário referi que "é muito triste alguém querer perpetuar-se no poder". Serve para qualquer pessoa, lamento que não tenhas lido.
    O que revolta é a tua refinada ironia ao quereres branquear o "grande ditador". Sim, acertaste, o tipo é mesmo ditador. Quanto a Uribe, talvez venha a ser outro da mesma estirpe. Mas para já, é um menino de coro comparado com o especialista em golpes de estado frustrados!

    Quanto à expulsão do embaixador israelita vem na mesma linha do seu historial: provocador e cacique. Mas já sei, vais dizer que foi um acto de coragem, e, imagine-se, a culpa foi dos EUA!

    ResponderEliminar
  11. Dos EUA??

    Não, Dylan, nem tudo o que acontece no mundo é culpa do Tio Sam. Até te digo, desconheço qual a razão para a expulsão. Nem quero branquear nada. Todos sabemos (ou julgamos saber) o que vai na cabeça de Chávez. mas admira-me Uribe ser-te tão querido, uma vez que o que vai naquela cabeça não é melhor.

    Mas penso que já percebi - ditadores de esquerda são todos sanguinários, os de direita são todos santos. É engraçado pensares assim, uma vez que a História nos ensina que são igualmente maus. Mas quem sou eu para te convencer do contrário?

    De qualquer forma, não era este o assunto do post, mas sim a reacção internacional muito diferente a situações absolutamente similares. Ou vais negá-lo também?

    ResponderEliminar
  12. Cirrus, viste uma classe baixa muito muito feliz ou uma classe de mandriões muito feliz?! Há diferenças! (Um destes dias faço um post sobre isso mesmo).

    E qual é o mal dos imigrantes portugueses que foram para a Venezuela?! Foram à procura de uma vida melhor que aqui o rectângulo não lhes proporcionava!

    Trabalharam e conseguiram atingir um certo nível de vida! Qual é o problema disso?! Para mim nenhum! E não me venhas com a estória de que exploraram A, B ou C. Alguns claro que sim, outros, nem por isso.

    Tenho convivido, aqui na Madeira com imigrantes portugueses na Venezuela e com os filhos, já nascidos lá. Quase todos odeiam o Chavez. E pelo que eles contem, se eu estivesse lá, também odiava.
    Sabes qual é a última lei que o homem quer ver aprovada?! Eu digo-te!
    Tu tens uma casa, que compraste com o fruto do teu trabalho, que construiste com as tuas mãos no teu tempo livre. Pois o homem quer aprovar uma lei em que se tu estiveres farto de viver ali (seja por que razão for, até mesmo uma ameaça à tua integridade física), podes sair, mas não podes vender a casa... é propriedade do estado.

    Quanto às eleições quem te garante que foram realmente democráticas?! Quem te garante que não foram fraudulentas?!
    Meu amigo, até as primeiras eleições do Bush para presidente dos States o foram, quanto mais na Venezuela, com uma besta daquelas?!

    Numa coisa estou 100% (para não dizer 200%) de acordo contigo, as ditaduras de direita são tão perigosas como as de esquerda... por essa razão detesto extremismos, sejam eles quais forem!

    Que o tratamento dado a nível internacional a Chavez e a Uribe é diferente?! Também concordo!

    Que não é justo?! Faço coro contigo!

    Mas não é preciso atravessar o Atlântico para verificarmos isso. Cá dentro um Governo de direita ou um Governo de esquerda são tratados de maneira completamente diferente. Não preciso de te dar exemplos, pois não?!

    Basta ver o governo do Santana Lopes (atenção que até nem gosto dele). Por muito menos que o de Sócrates ele foi crucificado! Ou não foi?!

    Bem isto já vai longo e é melhor terminar por aqui, mas muito haveria a dizer... afinal o tema é controverso, ou seja... mesmo, mesmo à tua medida! Tu adoras uma boa discussão! Ou não?!... ;)

    ResponderEliminar
  13. Minha cara Pronúncia

    Mas onde viste tu que eu tenho algo contra os imigrantes portugueses?? de onde raio te surgiu a ideia??

    Já te disse o que tinha a dizer sobre aquilo que vi na Venezuela. Não posso negá-lo. Vi-o mesmo. Se tive sorte ou azar em ver pouco ou muito, isso já não sei.

    Mas partires do princípio que os 49% de pobres da Venezuela são mandriões... Isso fica-te muito mal, desculpa lá. Até parece que todos os que trabalham em qualquer parte do mundo são muito ricos. Mais uma vez peço-te desculpa, mas isso é ver as coisas sob um prisma extremista de direita. Não é o facto de seres ou não de direita que me choca, mas o facto de dizeres isso não é sequer coisa que esperasse ouvir de uma pessoa que considero com opiniões equilibradas.
    Mas posso-te relembrar um caso? Pensa na África do Sul, apenas por um momento e depois diz-me alguma coisa...

    Quanto ao tratamento internacional, ainda bem que concordas. Sabes dar-me alguma justificação para isso? Assim... fácil, fácil??

    ResponderEliminar
  14. Cirrus, agora não te posso responder, porque vou ver fogo de artifício na Baía do Funchal!

    Mas quando chegar a casa respondo!... se a net me deixar! Ontem não deixou :D

    ResponderEliminar
  15. Antes da tua resposta, só um aparte... já pensaste em pôr os comentários em "pop-up"?! É muito mais fácil para quem comenta, porque posso ver a resposta que me deste e estar a comentar ao mesmo tempo, enquanto assim tenho que andar acima e abaixo... uma trabalheira!

    Bem, vamos agora à resposta!

    Eu deduzi que tinhas algo contra os imigrantes EXACTAMENTE no mesmo sítio que tu deduziste que eu acho que 49% dos pobres da Venezuela são mandriões! estamos entendidos?!

    Não vou discutir contigo aquilo que tu viste lá pela simples razão que nunca lá estive e além disso nunca me deste razões para duvidar das tuas apreciações "in loco".
    Apenas respondo por aquilo que leio e por aquilo que ouço de muitos venezuelanos (imigrantes e 2ª geração)... nada mais que isso!

    Não respondeste a todas as questões que coloquei no meu comentário anterior. Tudo bem, preferiste passar para a questão do facto de eu ser ou não de direita. Vamos então a esse ponto!

    Sou assumidamente uma pessoa de direita (se é que ainda existe esse conceito, porque sinceramente acho que as ideologias políticas há muito se perderam). Mas o facto das minhas tendências eleitoralistas, ou políticas se lhes quiseres chamar assim, serem de direita não faz de mim uma pessoa tapada nem desprovida de opinião.
    E extremista... NUNCA!

    Tento ver as coisas objectivamente e com sentido crítico. Se tiver que ir contra os "líderes" de direita vou! Se tiver que elogiar os "líderes" de esquerda elogio! Claro que me custa criticar uns e elogiar outros, mas se as ideias me parecem sensatas não quero saber de onde vêm...

    Queres falar da África do Sul?! OK! Podemos falar! Só acho que a caixa de comentários talvez seja pequena para isso e talvez fosse demasiado maçador para quem a lê (já que não somos só nós os dois). Também podemos juntar ao tema a questão Palestina, que ao contrário do que possas pensar, a minha posição não é assim tão diferente da tua... apesar de não ser tão extremista! (Desculpa lá, mas essa é a sensação com que fico quando te leio, apesar de admitir que possa estar errada).

    Sei, sei dar-te uma razão "fácil, fácil" para a diferença de tratamento internacional... quer queiramos quer não, a posição ocidental, ou melhor da Europa, vai sempre (ou quase sempre) a reboque da opinião (muitas vezes fabricada) dos States! Respondi à tua pergunta?!

    Continuas a achar que eu sou uma extremista de direita?!

    ResponderEliminar
  16. Só uma extremista de direita poderia partir do princípio que os pobres são pobres porque são mandriões.
    Não mistures coisas que para aqui não são chamadas. O problema da Palestina nem se compara com a brincadeira da Venezuela ou da Colômbia. Aliás, fico sinceramente ofendido com comparações dessas. O problema da Venezuela é político, o da Palestina é humanitário. Não misturemos as coisas, porque isso não tem graça.
    Citei a África do Sul porque o caso é mais parecido. Havia um status que se alterou substancialmente, tal como na Venezuela, em que uns ficaram a ganhar e outros a perder. Nada tenho contra os imigrantes nos dois países, mas o ramo preferencial dos imigrantes portugueses, o comércio, foi muito afectado pelas alterações sociais.

    Quanto à razão, estás longe, muito longe. Ou talvez não. Houve coisas que, na Venezuela, mudaram, de um dia para o outro, de 80/20 para 20/80... E isso é que não agrada. Olha agora o Chávez ser um ditador é que é importante!! Tivemos ditaduras tremendas na América do Sul durante décadas s fio e nunca ninguém abriu a boca, ia ser agora!! O que dói a muitos sei eu o que é, e dá pelo nome de PDVSA!

    ResponderEliminar
  17. E desde quando é que eu parto ou parti desse princípio?! Nunca!

    Não comparei coisa nenhuma, longe de mim tal ideia, apenas afirmei que podemos é discutir vários assuntos, mas que normalmente como entramos em "conflito" isso tem como resultado imensos e extensos comentários.

    Na génese dos assuntos até estamos de acordo, com uma ou outra pequena discordância, sabes?! O problema é que és muito literal na interpretação que fazes dos comentários e depois "atacas" o comentador...

    Vamos por partes, consideras ou não o Chávez um ditador?!
    Eu considero! E como sou contra ditaduras e que o resultado delas nunca é bom, então considero-o uma pessoa execrável... que nada de bom pode trazer a ninguém!

    Houve uma série de ditaduras na América do Sul, é verdade! Claro que havia muitos que se calaram, porque elas serviam os interesses desses.

    Uma coisa de que não há memória é de uma ditadura que tenha beneficiado o País onde ela se instalou, antes pelo contrário.

    Traduz PDVSA! Admito a minha ignorância.


    Sim está muito melhor. Facilita-me mesmo a vida de comentadora extensa... obrigada! :)

    ResponderEliminar
  18. "Cirrus, viste uma classe baixa muito muito feliz ou uma classe de mandriões muito feliz?!"

    Pronto, se calhar não foste tu que escreveste isto...

    ;)

    Claro que o considero um demagogo! Quanto a ditador, bem, é uma questão interessante, pois basta não votar nele para ele se ir embora. Aliás, como o povo venezuelano fez no referendo para a alteração da Constituição. Se as eleições não fossem livres na Venezuela, ele tinha ganho o referendo. Mas considero-o também uma melhoria em relação aos que o precederam na Venezuela e disso não tenho qualquer dúvida. Ao inverter de 80/20 para 20/80, enfureceu muita gente e é por isso que tem a imprensa toda em cima.

    E aqueles que antes, nas anteriores ditaduras na Venezuela, mamavam nas tetas dos 80, não o podem ver nem pintado. Gente de posses, os ricos do país, os Berlusconis venezuelanos. Isso os imigrantes não te disseram?

    PDVSA - Petróleos De Venezuela

    ResponderEliminar
  19. Caro Cirrus,

    Que fique bem claro: não tenho ideologia política na medida em que acredito em alguns políticos, sejam eles de direita ou de esquerda. Posso gostar da teorização de Sá Carneiro como de Mário Soares.
    Actualmente, nos EUA, admiro os ideais do Partido Democrata, ligado ao movimento de "esquerda", diferentes da Europa porque o sistema político não é o mesmo.
    Repudio qualquer ditadura, sejam elas de esquerda ou de direita. Fico arrepiado ao pensar que paises tão belos como o Brasil, Argentina e Chile, tiveram ditaduras sanguinárias de direita.

    Quanto a Uribe, sim, gosto do País, afinal sua a droga é da melhor qualidade em todo o mundo...!
    AHAHAHAHHAHA

    ResponderEliminar
  20. Dylan,

    Assim é que se fala!!!

    :D

    Fora de brincadeira, o post só queria chamar a atenção para duas situações similares tratadas de formas diferentes. Não é minha intenção entrar na política interna de Venezuela ou Colômbia, como logo todos pensaram. E ainda falta a Pronúncia pronunciar-se ainda mais nesse aspecto...

    ResponderEliminar
  21. E cá vem a Pronúncia... pronunciar-se mais uma vez!

    Sim, fui eu que escrevi isso, ao que acrescentei "Há diferenças, sabes?!". E tu, como rapaz inteligente que és percebeste muito bem aquilo que quis dizer, só que preferes sempre a interpretação literal para "bateres" do comentadora... no caso, eu!

    Mas tudo bem, eu disseco... Há os pobres realmente pobres e há aqueles que o são, mas que preferem viver à custa do "Estado Social), e nada fazem para melhorar de vida, ou para trabalharem... esses são os mandriões! (Lá como cá). Com o Chávez essa "classe" cresceu.

    Referendo, pareces desconhecer que o homem fez o 1º referendo (Dez de 2007) o qual perdeu efectivamente, mas em Fev de 2009 fez outro (contra a Constituição Venezuelana que previa um espaço de tempo maior entre referendos) o qual GANHOU (após muita polémica e manifestações, não permitindo que os adeptos do NÃO recontassem os votos)... ele, HOJE já pode ser candidato depois de 2012.

    Quanto à questão petróleo, aí está uma coisa em que concordamos. Nunca percebi (ou melhor, percebo, mas acho injusto) porque raio são terceiros os mais beneficiados com a exploração desse recurso e não os naturais das zonas onde ele existe...

    Quanto à questão principal do post, eu percebia-a muito bem.
    E passo a citar, o que já aqui escrevi:

    "Numa coisa estou 100% (para não dizer 200%) de acordo contigo, as ditaduras de direita são tão perigosas como as de esquerda... por essa razão detesto extremismos, sejam eles quais forem!

    Que o tratamento dado a nível internacional a Chavez e a Uribe é diferente?! Também concordo!

    Que não é justo?! Faço coro contigo!"

    Pronto, acabo aqui o meu pronunciamento... ;)

    ResponderEliminar
  22. Afinal, parece que não acabei.

    Dei uma informação errada. Não foi no último referendo que à oposição não foi permitido a recontagem de votos... ninguém as contestou!

    Fica a correcção!

    Só mais um aparte, ontem como hoje, eu sou daquelas pessoas que defende a limitação de mandatos, seja lá para o que for.
    A experiência mostra-nos que demasiado tempo no mesmo cargo... corrompe!

    E, mais uma vez, não precisamos de atravessar o Atlântico, temos exemplos bem próximos de nós... então eu que o diga!

    Já sei Dylan! Esse ciclo vai acabar breve quando fores tu a ganhar a CM Braga e deres início à DD (Dinastia Dylan) que pretendes perpetuar... como qualquer "bom" ditador!

    AHAHAHAHAHAHAHA

    ResponderEliminar
  23. Por falar nisso, vi os cartazes do teu amigo. Independentemente do que possas julgar dele, o cartaz está bem conseguido. Muito Mais Braga está giro. E a barba está muito bem aparada - um figurão!!

    Não pretendo atacar nenhum comentador, mas sim contrapor ideias, se for caso disso. O sentido que se pode tirar da tua frase, insisto, é o de que todos os pobres da Venezuela são mandriões. Se não foi o que quiseste dizer, tudo bem, e até já o explicaste convenientemente. Mas quereres, sem mais explicações, que não leia o que escreveste... É que há diferenças, mas tu simplesmente disseste que aquilo que vi foi uma data de mandriões! E foi isso que me chocou. Lembra-te que há muita gente com brio profissional e trabalhadora, absolutamente indispensável à sociedade, que ganha muito pouco. Lá, como cá.

    ResponderEliminar
  24. Cirrus, mau era se o meu "amigo" não tinha um cartaz bem conseguido... ele melhor do que ninguém pode bem pagar aos melhores para lhe tratarem da campanha!

    Eu sei que não atacas, mas convenhamos que lês sempre da forma que mais te convém para... contrapores!
    Tudo bem, é justo!

    Se interpretas-te as minhas palavras dessa forma, compreendo. Poderiam realmente ter essa interpretação ou a que eu lhe dei quando as escrevi. Ambas são válidas! Além disso, já vais conhecendo algumas das minhas ideias sobre determinados assuntos, pelo que quem poderia ter ficado chocada seria eu com o epíteto de "extremista de direita".

    Cirrus, não precisas de me lembrar que há gente com brio profissional e trabalhadora (lá como cá), absolutamente indispensável à sociedade que ganha uma miséria... infelizmente, conheço muitos que ganham muito menos do que aquilo que realmente merecem!
    E todos, absolutamente todos os que têm essas características e independentemente do trabalho que façam, são cada vez mais necessários, pena é que me pareça que os que conhecem e aplicam a palavra "brio" são cada vez menos!

    A título de exemplo, como alguém uma vez me disse e eu subscrevo:
    "Os homens do lixo, não sabem a força que têm..." (parece que a começam agora a descobrir)

    E como eu digo muitas vezes, o que a minha avó se fartou de me repetir:
    "Todos os trabalhos são dignos! Trabalhar não é vergonha nenhuma! Vergonha é... roubar!"

    ResponderEliminar
  25. Não diria que são cada vez menos... penso é que muitos deles são tão desprezados que ninguém repara que têm brio profissional.

    Os homens do lixo?? Sem dúvida. E os varredores, e os do piquete das águas e da electricidade, esses que muita gente insiste em insultar todos os dias. Mas todos eles, ou grande parte, pelo menos, têm enorme brio profissional, podes crer.

    Não te chamei extremista de direita. E se leres hás-de concordar. Escrevi que estavas a ver as coisas sob um prisma de extrema direita.

    ResponderEliminar
  26. Concordo com o Dylan. A droga colombiana é de grande qualidade!
    Vai um "chuto"?! Futebolisticamente falando, claro...

    SC Braga Maravilha!

    ResponderEliminar
  27. Todd, não faço a mínima ideia...

    ResponderEliminar
  28. eu até ia comentar mas estou com medo.... ahahahah
    só para dizer que concordo contigo no sentido em que a informação sobre o que se passa no mundo é completamente manipulada pela imprensa, num jogo de interesses políticos e financeiros, onde paises são explorados e privados dos seus recursos para proveito daqueles que nem nativos são.

    ResponderEliminar
  29. Anne, não precisas de ter medo. O máximo que pode acontecer é seres trucidada por comentários!

    ;)

    Mas essa é outra questão importante, em que pouca gente pensa, uma vez que todos nós estamos habituados a energia barata. Se pensares que cada barril de petróleo deixa a Arábia Saudita por 11-12 dólares...

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR