segunda-feira, 10 de agosto de 2009

TENHO TENTADO!!!


Imagem Google

Pois é. A gripá tem-se mantido longe deste blog. Primeiro, porque simplesmente ainda não tinha escrito nada sobre esta temática. Segundo, nem o blog nem o seu proprietário foram ou são portadores da doença. Sempre achei que o tema é tão mesquinho, tão visivelmente comercial, que nem valia a pena. Mas agora não resisti.

Assisti ao briefing da Ministra da Saúde sobre a situação da epidemia em Portugal. Nada de muito novo, mais uma data de casos que se verificaram hoje, as pessoas têm de dirigir-se aqui e ali, telefonar para acolá e mais blá, olá, alá. Até que a Ministra libertou a bomba: há mães que estão a direccionar as suas crias para locais onde estas possam contagiar outras crias de outras mães. Pelos vistos, também há adultos a fazer o mesmo.

Ora, há aqui duas vertentes que convém distinguir. Uma, e aquela que primeiro me assomou à cabeça, é o famoso Síndroma da Papeira. Lembram-se, com certeza, quando eram pequenos, que as vossas mães, caso soubessem que havia uma doença contagiosa benigna nas redondezas, levavam-nos em digressão, alegremente, a visitar a criança infectada para que também nós ficássemos infectados. Era uma forma de "arrumar" a questão, pois estas doenças são mais perigosas em idades adultas. Podem até cortar a vontade a um homem, o que é coisa que, na altura, não entendemos. Mas passados uns anitos, não muitos, até há quem vá colocar uma "vontadinha" de cera a queimar em Fátima.

Outra, que depois foi aventada pela Ministra, trata-se de vingança pura e simples. Ou seja, fui infectado, ou a minha cria foi infectada, vou espalhar esta coisa por todos os culpados, ou seja, todos os outros que me rodeiam.

Ora, meus caros, eu não tenho culpa nenhuma disso. É verdade que já pensei no Síndroma da Papeira - já pensei em me abeirar de uma moça com Gripe A e lambuzar-me cheio de vontade nos seus beiços febris até que sentisse o inchaço das suas amígdalas. Porquê assim? Teria muito mais graça do que apanhar a gripe de um aperto de mão manhoso, um espirro maldoso de um marmanjo com as calças pelos joelhos ou pelas emanações das ranhocas de uma das crias das mães vingativas... E assim gozava de 9 dias de descanso e arrumava já o caso. Fazia o gesto do dedo do meio aos produtores de tamiflu e good bye Maria Ivone que em Outubro tenho de ir de férias!

Mas também aqui juro que, quando apanhar a gripá (parece que isto é mais quando do que se... até o CR9 já está em prevenção!), e se souber como foi o contágio, e se for de uma dessas crias ou de um desses mânfios, meus amigos, fujam bem, escondam-se ou mudem de cidade. É que vou atrás de vocês e contagio-os com dois pares de estalos bem assentes ou dois socos bem acertados. De notar a palavra "bem". É que é para estender mesmo, pois os mânfios podem ser maiores que eu e tenho de aproveitar o factor surpresa. Quanto às progenitoras das crias, aplica-se o mesmo. Quem faz uma destas, deve ter maus fígados... Medo...

E não, não é por ter medo da doença. Não tenho, preferia apanhar a gripá agora e não mais tarde, já disse. Mas ser contagiado por uma destas desculpas de seres humanos que se lembram destas coisas, isso é que não admito - é que o vírus já deve vir mutado para pior só vindo de quem vem. Há gente que diz que cada povo tem os políticos que merece. Agora percebi porque temos os Sócrates e as Manelas... O Povo português consegue ser grandioso, mas também consegue ser do mais mesquinho que há.

Ninguém está a pedir que sejamos como os americanos, que por cada infectado com gripá, plantam mais uma bandeira com uma passadeira vermelha para peões benfiquistas, para mostrar que o patriotismo vence a gripe! Nem que sejam como os fundamentalistas islâmicos, que, por cada caso de gripá, culpam o Obama e colocam uma bomba no Iraque. Mas... Tenham lá paciência, façam o favor de ser minimamente pessoas com (algum...) civismo.

Portanto, meus amigos, apanhar a gripá é com o vírus original, ainda limpinho e sem pensamentos da treta. Eu bem tenho tentado, mas...

22 comentários:

  1. eh eh eh
    Ola boa noite. Gostei dessa tua forma de falar de coisas serias, brincando. Parabens.

    Um abraco
    Francisco

    ResponderEliminar
  2. Acho que das duas umas, a ministra da saúde tem de decidir de uma vez por todas se quer ou não tratar a gripá como uma questão de facto ou não, é que ela confunde-me, tenta ter uma posição de não-alarmismo ao limite mas, por outro lado, coloca as coisas como se andassem pequenas vendettas humanas levando-nos a pensar que o melhor é mesmo andarmos de máscara e racionarmos o tamiflu lá por casa...

    ResponderEliminar
  3. Genial este texto, adorei :D

    Quanto ao Ronaldo, cá para mim é o Real Madrid que está a tentar à força toda que ele apanhe a gripe A... a ver se lhes calha algum do seguro de 100 milhões de euros relativamente ao Ronaldo...

    Era genial, ainda ficavam a ganhar 4 milhões da transferência, mais as camisolas que já vendeu, mais os direitos para filmes e documentários que iriam vender.

    Agora mais a sério, andei com tosse durante 10 dias e já vi como é a paranóia da gripe. Estava num restaurante com amigos e de vez em quando tossia... uma mulher que estava relativamente perto começou a fazer caras de desagrado (o que pela tosse em si eu até poderia perceber), e comentou com os do lado que era uma estupidez eu sair de casa, que podia estar com gripe A e estar a contamina-los a todos.

    Depois de ouvir isso até parece que tossia com mais vontade :)

    ResponderEliminar
  4. para mim não passa de uma campanha para ganhar dinheiro à custa do pânico das pessoas. A gripe normal mata mais pessoas por ano do que matou,na altura,a gripe das aves.
    enfim. farmaceuticas a aumentar o dinheiro.

    ResponderEliminar
  5. Francisco,

    Bem vindo aqui ao local. Faz de conta que estás num moliceiro.

    ResponderEliminar
  6. Menina Ção

    Por um lado, ela não pode gritar "Salve-se quem puder!", estaria a ser irresponsável. Por outro lado, não pode deixar de dar algum a ganhar aos patrões, as farmacêuticas...

    ResponderEliminar
  7. Afectado,

    A paranoia chegou à cidade. E já há algum tempo. E as pessoas têm alguma dificuldade em perceber que veio a doença das vacas loucas, veio o mercúrio no peixe, veio a gripe das aves, agora a gripe dos porcos, e o mundo continua apenas a morrer de fome.

    ResponderEliminar
  8. Anne, nem mais, nem menos.

    ResponderEliminar
  9. Claro que existe alarmismo social. Mas este vírus assume mutações rápidas e ainda é desconhecido na sua totalidade.

    ResponderEliminar
  10. Dylan,

    Ninguém duvida que exista a doença, e que esta esteja a alargar-se. O que já se duvida é do nível de histerismo mundial.
    Há doenças perfeitamente identificadas e com tratamento fácil que matam muito mais que esta gripe.

    ResponderEliminar
  11. Eu ando muito baralhada.Lá vou lavando as mãos,sem grande convicção,como se fosse água benta,ou coisa parecida.Parece que o lugar mais seguro é a praia.E vou ficando,se calhar até ao Natal.

    ResponderEliminar
  12. Na praia até ao Natal??

    Onde é a praia?

    8)

    ResponderEliminar
  13. Com que então andas a participar nas "GripÁ Parties"?!

    Pensando bem, sortudos daqueles que já a apanharam... foram tratados com rapidez, com todas as mordomias e já estão imunes.
    Nem quero pensar no caos o que isto vai ser a partir de Setembro/Outubro!

    ResponderEliminar
  14. Griparties???

    Mas q'estas bracarenses son doudas!

    ResponderEliminar
  15. Sim, Cirrus! GripÁ Parties!

    Tu andas mesmo desactualizado! Então não sabes que nos States, mal começou a histeria por causa da GripÁ, houve logo quem organizasse umas festanças onde havia convivas engripados a tentarem contaminar os convivas saudáveis com o consentimento destes que queriam apanhar o vírus como tu... em primeira mão e ainda limpinho de mutações?! Quem sabe não se andaram a "lambuzar uns nos outros até sentirem as amígdalas inchadas"?! AHAHAHAHAHA

    A Ministra até falou nisso na TV, a desaconselhar esse tipo de festas!...

    Claro que há bracarenses que "son doudas"! Não sabias?!... :D

    ResponderEliminar
  16. Cirrus

    O que é um 8)?

    A praia é nossa,aqui no sul,quem vai para Marrocos...

    ResponderEliminar
  17. Pois, está bem, mas eu não ando em Griparties! Aliás, aqui em Portugal não existem...

    Quanto às amígdalas, o interesse seria obviamente puramente científico!

    ResponderEliminar
  18. Rosebud,

    Uma praia para estar até ao Natal... bem, em Portugal não dá, já me esmoreceste as ideias...

    Um 8) é igual a um B), mas sem óculos de sol ou insinuações.

    ResponderEliminar
  19. Incrível comportamento dessa senhora, Cirrus! Ontem ,aquilo que se ouviu! Hoje, a fuga com o cu à seringa, perante a perspectiva da averiguação!
    E é assim que nos vão "governando"...
    Beijo de lusibero

    ResponderEliminar
  20. AH é verdade1 Quanto ao Ronaldo...Mas ele não anda com gripe na Selecção, há anos?
    Beijo de lusibero

    ResponderEliminar
  21. Lusibero

    Com gripe anda o governo todo, há já vários anos.

    Quanto ao Ronaldo, é típico dos portugueses serem sempre um pouco esquecidos ou mesmo mal-agradecidos. O Ronaldo marcou mais de 50% dos golos da nossa selecção nos últimos três ou quatro anos, ou deu-os a marcar. É um pouco como o Pauleta, que também não prestava, mas do qual, hoje, todos sentimos imensas saudades...

    ResponderEliminar
  22. 'Tá bem, Cirrus...
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR